« mini-mac | Inicio | John Edward »

janeiro 15, 2005

Titan

Ontem a Huygens chegou em Titan, uma das luas de Saturno. As fotos disponíveis ainda são ruins, pois não foram processadas (são uma grande colcha de retalhos). Mas a Globo não queria perder o barco e anunciou que a sonda havia enviado as primeiras imagens. O problema é que enquanto davam a reportagem, no Jornal Nacional, ficaram passando vídeos de impressões artísticas e simulações da chegada da sonda na lua. E em nenhum momento sequer uma legenda informava o espectador de que não se tratavam das imagens em questão ou sequer de imagens reais.

Não creio que existam pesquisas sobre isso, e alguém definitivamente deveria fazer, mas creio que o público leigo não consegue distinguir uma imagem renderizada em computador ou pintada por um artista das imagens reais a menos que as coloquem lado a lado. Está certo que o público leigo mesmo não está nem aí para a sonda e só está aguentando o jornal por causa da novela que vem depois, mas se por um descuido alguns prestaram atenção na reportagem agora temos milhões de pessoas que acreditam que não só as imagens chegadas são perfeitas e cristalinas como também a Globo tinha uma câmera especial filmando a descida da sonda e todo o trajeto.

Mais um motivo pelo qual o governo deve começar a se preocupar em legislar sobre o uso de imagens artificiais na televisão, em especial quando mesclado com imagens reais (como no caso das propagandas na F1) ou com notícias reais. Mas temo que o Lula seja um dos que apenas estavam esperando pela novela...

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el janeiro 15, 2005 8:51 AM.

mini-mac es la entrada anterior en este blog.

John Edward es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.