« GTA | Inicio | Mad About You »

março 23, 2005

Clássicos

Em uma fase Grupis-nostalgia, resolvi rever alguns jogos antigos dos quais tenho boas lembranças. Não vou tão longe até os jogos de Atari e fico restrito ao PC. A conclusão é que é impressionante a variedade de estilos que existiam e que hoje, comercialmente pelo menos, não há. Não se tem acesso a jogos legais como antigamente. Tá certo que GTA eu já estou considerando um marco na história dos jogos, mas ainda me impressiono com a criatividade de jogos antigos. Vamos a eles, na ordem em que os encontrei neste site.

Caveman Ughlympics, 1989. Nem é tão antigo, já se usa 256 cores e os gráficos são bem razoáveis. Foi um dos meus favoritos por muito tempo, muito mais pelos trejeitos e caras que os homens-da-caverna faziam do que jogabilidade em si.

4D Boxing, 1991. O primeiro jogo totalmente 3D que joguei, mas nunca entendi o "4D". Excelente jogabilidade e gráficos, se não bonitos, pelo menos suficientes.

Golde Axe, 1989. Foi o primeiro jogo colorido que eu vi. Foi na casa de um colega meu que tinha um monitor CGA colorido. Incríveis 4 cores. Mas foi o que me motivou a querer desesperadamente os novíssimos monitores VGA.

Xenon 2, 1989. Um dos jogos que eu mais joguei na vida, ao lado de Civilization e Quest for Glory. O conceito é simples: andar com uma nave dando tiro. Mas tinha tanta opção de apetrechos para a nave que o jogo se tornava bem divertido. Foi um dos primeiros jogos que eu traduzi, mexendo direto no executável com um editor hexadecimal da vida. Eu não tinha mais nada para fazer mesmo.

The Incredible Machine, 1992. Mais divertido que Lemmings, tão complicado quanto Sokoban. Montar as máquinas dignas da abertura do Castelo Rá-Tim-Bum era algo único e é divertido até hoje.

Test Drive series, 1987. Clássico dos jogos de corrida, o Test Drive original era muito tosco e evoluiu até adotar modelos 3D. Mas nunca foi muito bom. O original eu traduzi também, sabe-se lá por que. Nunca joguei em cores este jogo, só lembro dele em fósforo verde.

Sim Farm, 1993. Pouca gente jogou este. O jogador tinha que administrar uma fazenda, escolhendo o que criar em determinados espaços e como e quando vender os produtos. Era irmão do Sim City, mas eu achava mais divertido este.

Battle Chess, 1991. Clássico do xadrez, onde as peças lutavam entre si com belas animações. Se sei algo mais de xadrez hoje, foi por causa deste jogo. Para ver todas as animações joguei incansavelmente jogos suicidas e até hoje não sei se vi todas (acho que nunca vi um peão matar o rei).

Bouncing Babies, 1984. Este é antigo mesmo, super simples mas era o que havia de melhor na época. Outros que acompanhavam frequentemente este jogo, no mesmo disquete, eram "Alley Cat", "Jumping Joe", "Digger" e "Montezuma's Revenge".

12 comentarios

eu estou na mesma de jogar coisas antigas! estava jogando lemmings o outro dia. estou com um p100 pela metade aqui que vou montar só pra jogar os clássicos. quero acabar o lost files, é algo que ficou pendente no meu passado.

eu estou na mesma de jogar coisas antigas! estava jogando lemmings o outro dia. estou com um p100 pela metade aqui que vou montar só pra jogar os clássicos. quero acabar o lost files, é algo que ficou pendente no meu passado.

Opa! Coisa bouaaa clássicos hehehe

Eu jogava Sim Farm! Só plantava laranja, era o q dava mais dinheiro.

Eu lembro de Morango dar muito dinheiro, apesar de ser difícil de manter. :)

Ei, esses últimos eu joguei todos. Bouncing babies, alley cat, jumping joe, digger e montezuma's revenge. Hahaha, tri divertidos! :D

Esse site é simplesmente sensacional! Pena que Day of the Tentacle não é considerado Abandonware - a LucasArts vende um disquinho contendo este, Sam and Max e outras velharias.

E eu jogava SimFarm. Era o verdadeiro rei do gado.

Desses todos aí eu só joguei o Battle Chess. Eu vi muitas animações, mas não por que eu ficasse me suicidando - vi por que eu era ruim, mesmo.

Bah, The Incredible Machine, muito bom.
Baixei o Even more contraptions que tá rendendo horas de diversão.

bah, classico é larry 1 e world games.

e o gp1 aquele q tinha um cara chamado Bruno Gourdo hehehe

Po, GP1 era tosco como Test Drive. World Games eu jogava no Nintendo/Phantom System. Larry é muito bom, mas eu nunca terminei foi o 2. Cheguei até a última cena e não sei o que fazer até hoje. Peguei walkthrough, fiz o que dizia, e nada acontece (colocar alguma coisa num saco e jogar no vulcão, eu acho). Nunca entendi e nunca vi o final.

nos anos 90 conheci um jogo chamado world,tudo começa quando o personagem principal chega sofreum acidente de carro,e acaba chegando a outro planeta,nao me pergunte como depois de alguns movimentos ele é capturado por alienigenas,
infelizmente nunca consegui terminar este game,ja que o pc que usava foi vendido.Ainda hoje quando jogo muito qualquer jogo lembro deste game,mas até hoje nao consegui encontra-lo mais.
por favor se alguem tiver noticiasdecomo posso consegui-lo entreem contato.
Tudo que lembro arespeito destegame é quefoi produzido em 1989, e trata-se de um jogo para dos

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el março 23, 2005 9:36 AM.

GTA es la entrada anterior en este blog.

Mad About You es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.