« Sampa | Inicio | Mini PC »

março 2, 2005

Hipocrisia

Voltamos às atividades com um post político.

Interessante o comentário do presidente da Câmara, Severino, sobre os que votaram contra o aumento dos deputados: são hipócritas. É interessante por que ele está certo. Obviamente é hipocrisia votar contra um aumento de salário para si. Eles obviamente desejam tal coisa.

Mas hipocrisia nesse caso é algo bom. Significa que os que votaram contra colocaram o que eles representam na frente do que eles são, como todo político deveria fazer. Hipócritas, sim, mas no bom sentido.

Com o aumento no salário os gastos do governo aumentariam algo como 60 milhões de reais. Pouca coisa, em termos relativos. Mas é ridículo o aumento em um momento em que o governo tem que cortar gastos. É o pior exemplo que se pode dar de falta de comprometimento com o resto do país. Novamente, o aumento representa muito mais do que é realmente.

Talvez não passe o aumento agora, mas é certo que acabará passando eventualmente. Só parece haver uma maneira sensata de resolver: atrelar aumento de salário dos deputados a aumentos nos ganhos da população. Não ao salário mínimo, mas aos ganhos reais de poder aquisitivo. Isso teria o efeito colateral que os políticos teriam um motivo pessoal em melhorar as condições econômicas do país.

De fato um sistema de governo decente, que um dia talvez venham a criar, deve levar em conta que pessoas, incluindo políticos, são gananciosas e egoístas. Assim, as regras do jogo devem ser criadas desde seu início de forma a atrelar os ganhos dos que governam com o bem-estar da população. A governabilidade deve ser algo emergente dessas regras, uma vez que exisitiria um laço que liga diretamente ganhos pessoais a ganhos da sociedade.

Ou isso ou desenvolvermos afinal uma Inteligência Artificial que viva pelo bem estar da maioria e possa administrar o país sem política e políticos. Ou, ainda, podemos alterar geneticamente nossos filhos para que sejam verdadeiramente altruístas. Ou nos mudamos para a Suiça...

1 comentario

Não acho que seja hipocrisia em nenhum sentido. Eles não estão lá para votarem no que desejam e sim no que é certo. Votar contra é simplesmente seguir os seus princípios.
Mas eu acho que associar os ganhos dos deputados ao desenvolvimento do país é uma idéia interessante. As empresas já fazem isso há um tempão, com programas de metas, participação nos lucros e tal. Aqui no RS mesmo tem um consórcio de empresas que contribuem para levar as melhores práticas de gestão empresarial para o governo, e acho que até poderia funcionar, se houvesse um comprometimento real. Infelizmente, o que menos se vê nos governos é comprometimento com os objetivos da coletividade, se é que está claro quais são esses objetivos.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el março 2, 2005 8:18 PM.

Sampa es la entrada anterior en este blog.

Mini PC es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.