« ICQ | Inicio | MuVo² »

abril 30, 2005

Fuji Finepix S5000

Completando 2 anos com minha Fuji Finepix S5000, já é hora de contribuir e fazer um review para os que estão considerando comprá-la ou sua sucessora, a S5100 (a principal diferença da S5100 é a maior resolução do sensor). Não pretendo fazer uma análise técnica aprofundada, mas focar nas impressões como um usuário interessado.

Quando pequisei para comprá-la, minhas opções eram a S5000, a S7000, alguma Cybershot da Sony e a Canon A85. O principal motivo que me levou a escolher a S5000 foi uma relação custo benefício aliado à disponibilidade imediata do vendedor. É o que dá comprar câmera pouco antes de sair em viagem. Até o momento não me arrependi, porém. Vamos à análise.

Especificações gerais

Resolução do sensor: 3.1MP (4MP na S5100)
Zoom ótico: 37-370mm (10x)
ISO: 160 a 800
Velocidades de abertura: 1/2000 a 2"
Visor externo: LCD 1.5" colorido
Visor interno: LCD 0.33" colorido
Cartão: xD-Picture
Alimentação: 4 pilhas (AA)

Design

A FinePix S5000 tem cara de SLR, mas seu tamanho deixa claro que não se trata de uma. Eu considero esta câmera a mais charmosa da sua categoria. Como beleza apenas não basta, ela é bem desenhada para se encaixar com firmeza na mão. Seu revestimento poroso garante que a câmera não escorregará na hora das fotos. Não que eu já tenha visto alguma câmera escorregar em qualquer situação...
Não é uma câmera pequena, porém. Sua lente ocupa bastante espaço, principalmente devido ao grande zoom (10x). No entanto, não é grande como as SLR e é até possível mantê-la dentro de um bolso maior, como de um terno ou sobretudo. Mas deve-se considerar esta questão com cuidado, em viagens pode ser incômodo carregá-la, especialmente se for necessário manter as duas mãos livres (para compras, escalar montanhas ou lutar com leões, por exemplo). Eu a carrego dentro de uma bolsa apropriada.

Sensor e Qualidade das fotos

A S5000 possui 3.1MP em seu sensor, mas a Fuji jura que é possível tirar fotos com 6MP com mínimas perdas. Isto por que o sensor é do tipo SuperCCD, que possui as células sensíveis à luz em posição diagonal, o que permite uma interpolação mais precisa. Em resumo: conversa de marketing. A S5000 deve ser, e será, considerada como uma câmera de 3.1MP.

Como usuário leigo, mas exigente, considero a qualidade das fotos muito boas. É provável que não seja uma câmera que sirva para fotos profissionais, mas para o dia-a-dia é muito mais que suficiente. Com certeza são melhores do que as da minha câmera anterior, uma Cybershot P52.

Fotos tiradas por mim quase exclusivamente com a S5000 podem ser vistas no meu Flickr. Tirem suas próprias conclusões e descontem a imperícia do fotógrafo.

Um dos problemas apontados por alguns usuários é a alta compressão aplicada nas fotos quando gravadas em JPG. De fato, uma foto tirada com 2MP ocupa apenas cerca de 800KB. Em outras câmeras a média parece girar em torno de 1MB. Esta taxa de compressão não pode ser configurada, como ocorre nas Cybershots, por exemplo. Particularmente, não vejo problema algum com a compressão. Raramente noto algum tipo de borrão que possa ser atribuído à compressão. Para os mais exigentes, porém, é possível tirar fotos em modo RAW, sem compressão alguma. O problema é que a foto nesse modo é tirada com 6MP, ocupando um espaço excessivo.

No modo manual, é possível ajustar o ISO para 200, 400 ou 800. O modo 800 apenas está disponível quando ajusta-se a câmera para tirar fotos em 1MP. No modo automático, o ISO é automaticamente ajustado mas, curiosamente, o mínimo possível passa a ser 160.

Lentes e afins

A lente, Fujinon, tem distância focal que vai de 37mm a 370mm (o que equivale a um zoom de 10x). O enorme zoom talvez seja o maior diferencial da S5000 em relação a outras câmeras nesta categoria, que normalmente ficam em torno de 3x. Porém, deve-se considerar que não é simples usar zooms muito grandes, pois tende-se, sem tripé, a gerar trepidações que borram a imagem. É útil em condições de boa luminosidade, onde é possível usar uma velocidade alta do disparador.

Falando em velocidade de disparo, a S5000 varia de 1/2000" a 2". Enquanto 1/2000" é suficiente para qualquer fotógrafo não-profissional, 2 segundos é consideravelmente pouco. É claro que não se usa tal velocidade diariamente, mas há momentos de pouca luminosidade em que se deseja ter um maior tempo de exposição. Por exemplo, pra fotografar um céu estrelado ou o clássico efeito de "riscos" em uma rodovia movimentada.

A abertura varia de f/2.8 a f/8.0 no modo "wide", isto é, com pouco zoom. Com zoom é possível fazer f/3.2 a f/9.0. Aberturas maiores fazem falta em baixa luminosidade, mas a S5000 está dentro da média das câmeras na categoria (aliás, apenas as Canon parecem ter algo maior que isso). Considero essa faixa apropriada.

É possível regular abertura e tempo de exposição manualmente, através de prioridades (abertura ou exposição), de forma totalmente automática ou ainda através de programas pré-estabelecidos. O modo automático funciona bem na maioria dos casos, exceto quando se deseja dar algum toque diferente nas fotos (fundo borrado, por exemplo).

O foco tem três opções: automático, automático contínuo e manual. O modo automático faz o foco no momento que se tira a foto, o que causa um certo atraso entre o momento que se aperta o obturador e o momento da captura. O modo automático contínuo resolve parcialmente o problema: a câmera fica constantemente fazendo foco, ao custo da vida das baterias. O modo manual permite que o fotógrafo ajuste o foco como bem entender.

O foco automático funciona bem, conseguindo o foco na maioria das fotos. Este é um ponto importante, pois minha antiga Cybershot era incapaz de focar algo corretamente, especialmente com pouca luminosidade. A S5000 tem uma luz de ajuda para foco em locais com pouca luminosidade, o que funciona razoavelmente bem, apesar da luz verde projetada ser um pouco intrusiva.

Há uma opção de macro, que permite tirar fotos a uma distância de algo como 15cm. Talvez menos, nunca testei.

A câmera vem com um adaptador que permite que se acople lentes adicionais. Atualmente, há disponível dois tipos: uma grande-angular de 0.79X e uma tele-objetiva de 1.5X. Porém, encontrei tais lentes apenas nos EUA, a um preço nada razoável. Mas é sempre bom saber que existem.

Modos de foto e flash

Há uma quantidade razoável de modos de foto. São elas:

Normal: uma foto é tirada ao pressionar-se o obturador.

5 primeiras: a câmera tira 5 fotos em seqüência (em cerca de 1.5 segundos).

5 últimas: a câmera tira fotos em seqüência e, quando o obturador é liberado, as 5 últimas fotos são armazenadas. Muito útil para conseguir pegar momentos críticos de cenas em movimento (esportes, por exemplo).

Contínuo: tira fotos continuamente enquanto o obturador estiver pressionado. Para este modo, a resolução deve ser de 1MP.

Timer: a foto é tirada 10 segundos após o obturador ter sido pressionado.

O flash embutido é consideravelmente forte e carrega-se rapidamente, ao custo das baterias. Não há opção de se ligar um flash externo. Parte do charme da câmera é o flash ser "embutível", isto é, permanecer oculto dentro da câmera quando não é necessário.

Consumo

Apesar de a câmera funcionar com pilhas alcalinas convencionais (4 delas), de maneira alguma se consegue uma duração satisfatória com estas. O ideal é comprar baterias recarregáveis com uma potência razoável. Não só são mais econômicas como também duram muito mais. Utilizando um conjunto de baterias de 2100 mAh é possível tirar fotos suficientes para encher um cartão de 128MB (umas 200 fotos), utilizando zoom moderadamente e flash ocasionalmente.

Apesar de ser uma boa idéia utilizar o visor interno, mantendo o externo desligado, a diferença não é tão grande e pode não compensar para quem não se acostuma com visores internos.

Uma melhor idéia, é claro, é ter um ou dois conjuntos extras de baterias sempre consigo.

Comunicação e armazenamento

A única mídia aceita pela S5000 é do tipo xD-Picture. Provavelmente é a menor mídia comercial, tendo cerca da metade do tamanho de um cartão SD/MMC. Isto é compensado pelo fato de ser também a mídia mais difícil de ser encontrada, quando comparada com outros tipos mais comuns. O tamanho máximo existente é de 512MB e o preço por MB é um pouco mais alto que as mídias SD, regulando talvez com os MemorySticks da Sony.

A comunicação com o computador se dá através de um cabo USB padrão, com uma ponta mini-USB. A transferência é USB 1.1, o que não é tão rápido quanto USB 2.0 de câmeras mais modernas. A câmera é reconhecida, no Windows XP pelo menos, como um drive USB e pode inclusive ser usada como um.

Há uma saída de vídeo para ser ligada direto a um televisor, útil para sessões de foto na sala com a família.

Vídeo e áudio

É possível gravar vídeo com áudio, mas o resultado é próximo de desastroso. Enquanto o áudio é suficiente, a resolução do vídeo é de no máximo lastimáveis 320x240 pixels. Muito longe de algo aproveitável, exceto para bobagens que ficarão na internet. Mas isto não é problema para mim, já que eu tenho pavor de vídeo e, afinal de contas, esta é uma câmera fotográfica.

Interface

Em termos de interface, comecemos pelas partes ruins. Uma delas é quando se coloca abertura e exposição no modo manual. Acaba-se tendo que fazer um pouco de contorcionismo para apertar a combinação necessária para alternar a regulagem de um ou outro. Outro problema é o ajuste do foco. Novamente, é necessário fazer malabarismo para apertar os botões necessários. Deve-se manter pressionado o botão de ajuste de exposição e, então, controlar o foco nos botões de zoom. O maior problema é que não há nenhuma indicação de onde anda o foco, deve-se guiar diretamente pela imagem. Isto torna o foco manual praticamente inútil em qualquer situação longe de um estúdio.

O último problema, menos grave, vem da impossibilidade de se desligar os visores. É possível alternar entre o externo e o interno, mas desligar ambos não. Eventualmente, com algum tempo de inatividade, a câmera entra em stand-by e desliga os visores, mas seria bom poder controlar isso manualmente para poupar baterias.

No restante, os botões estão onde se espera que estejam e os menus são poucos e, portanto, bem organizados. As funções que são de uso contínuo têm botões próprios, o que é uma facilidade. Uma função que poderia ter botão próprio, porém, é o de timer, que fica dentro de um menu.

Conclusões

A Fuji Finepix S5000, bem como a S5100, destina-se a um usuário que se situa entre o fotógrafo amador ocasional e o profissional. Há uma ampla possibilidade de controle manual das funções básicas, mas também modos automáticos para todas. Destaca-se pelo seu amplo zoom, de 10x e pelo seu design com jeito de SLR.

A S5000 apresenta uma boa qualidade de foto com seus 3.1MP de resolução (a S5100 tem 4MP). Não é uma câmera rápida, mas também não está entre as mais lentas (em termos de velocidade de disparo). O foco automático é particularmente lento, mas há a opção de foco contínuo que alivia a situação.

Os modos de foto são muito úteis em diversas ocasiões, em particular o modo "5 últimas", que permite que o fotógrafo se antecipe a um evento e o capture no momento ideal. É o modo que utilizo com mais freqüência. Poucas câmeras nessa categoria possuem tais modos.

No geral, é uma câmera que permite que se capture a maioria dos momentos do dia-a-dia, ainda que não seja extremamente portátil. Com os controles manuais, é possível exercitar a criatividade quando se deseja ou manter tudo no automático para quando apenas se quer registrar imagens sem preocupações.

Nos meus dois anos com ela, nenhum problema técnico foi registrado e poucas fotos tiveram problemas que pudessem ser atribuídos à máquina e não ao fotógrafo. Suas maiores vantagens são o zoom enorme e a boa qualidade das fotos, enquanto suas maiores desvantagens são o cartão de memória (caro e indisponível) e o foco manual mal projetado.

Certamente não é a melhor câmera do mercado, mas apresenta uma boa relação de custo/benefício. Voltando atrás, não escolheria outra (nem a S7000, que é realmente grande).

24 comentarios

olha, foco manual nessas cameras é sempre desastroso. só consegui algo satisfatorio na SLR.

eu gostei das fotos da tua camera. ela parece lidar bem com as cores. este é um dos detalhes mais importantes pra mim na hora de escolher uma camera: fidelidade de cores. acho que é um item que faltou no teu review :P ela tem presets de cores ou pelo menos "bate branco"?

Verdade, mas não sei avaliar fidelidade de cores. Ela não troca azul por vermelho, ou nada tão óbvio assim, então acho que é ok sim :)

Ah, sim, tem presets para batimento de branco (luz fluorescente etc), mas eu sempre deixo no automático. Já que gostaste, pode-se dizer que o automático é bom :)

Amigo tenho uma finepix s5000, que adquiri recentemente, usada, e não veio com manual, como faço para inserir a data na foto, ajustar eu sei, só não sei colocar na foto, tem como?

obrigado.

wendertv@yahoo.com.br

amigo estou com o mesmo problema wender ,comprei minha maquina mas não veio o manual. O meu problema é q quando vejo as fotos no PC eslas estão otimas mas quando vou revelar aparecem os defeitos, as imagens ficam um pouco destorcidas quando tento tirar fotos tamanho 15x21, 20x25. No laboratório me enformaram que eu precisava regular a abertura das fotos algo com milmetros naõ entendi, FICO MUITO GRATO SE PODER ME AJUDAR .

Possuo uma S5000 há 03 anos, e desde então ela não me deixou na mão...exceto quando comorei um XD de 1 giga, lê as fotos batidas pelas outras câmeras e vazio nao leu na minha.
Ela leria 1 giga ou não?

Ricardo,
Tenho uma S5000 desde 2003.
4 anos e 30000fotos depois, eis que a danada esolveu pifar.... os displays tanto interno como externo só ficam brancos. Não mostram mais imagem nenhuma. E se eu tiro uma foto, é claro que fica tudo branco.
Você acha que tm conseto? Conhece algum lugar onde eu poderia mandar para verificar?

Obrigado e parabéns pela resenha da S5000.

Edson MArtignago
martigej@gmail.com

Olá! cara tenho uma S5000 e deu alguns problemas com ela. As fotos começaram a sair queimadas.
Sou do rio grande do sul e estive em são paulo para deixar ela na fuji pra assistencia técnica.
Isso foi em outubro e até hoje não me enviaram a camara de volta.
Eles estão dizendo que tem a trava no compartimento das pilhas que deve ser trocada e Tóquio não tem essas peça para enviar pro Brasil.
Isso é um absurdo.
Caros amigos se acontecer isso com a camara de vcs é melhor comprar uma nova.
A camara é excelente mas a fuji não se importa com seus clientes na hora da manutenção.
Por Favor me de uma dica o que eu poderia fazer?
Abraços!

presciso urgente o manual em portugues da camera digital fainepix s5000 por favor me ajude. tiro fotos e poucas ficam de boa qualidade.

oi, comprei uma fuji s5000, mas ela veio sem o protetor da lente, gostaria de saber onde posso comprar esta peça.
antecipadamente agradeço a atenção.

Minha S5000 está com problema de foco e tem que trocar o mecanismo da lente, e isto custará aprox. r$ 600,00 (inviável)... se alguém tiver este mecanismo e quiser vender, senão anunciarei na internet para vendê-la para quem necessita de peças!!!
obrigado
Wanderson
meu e-mail:

Pessoal, minha câmera apresentou um problema no leitor do cartão de memória. Toda vez que insiro o cartão da uma msg de erro. E como a S5000 não tem memória interna (pelo menos o meu modelo que é mais antigo)não posso mais utilizá-la. A assistência técnica me cobrou 1.200 pelo conserto mas não estou disposta a pagar tal quantia. Alguém tem alguma sugestão?
Valeu!

Olá Caroline, você já conseguiu usar este cartão alguma vez? Lembro que quando fui comprar o XD da minha, li em algum lugar que o unico cartão compatível é o da Fuji mesmo. Tive dificuldades em encontrá-lo, mas acabei conseguindo.
Agora, caso este cartão já tenha funcionado e parou, aconselho você a limpar os contatos do cartão. Pode ser com uma borracha de apagar lápis mesmo. Esfregue até ficar dourado novamente.
Enfim, espero ter ajudado.
eduardo arroba pechmann ponto com ponto br

Tenho uma camera igual a sua...estou precisando do manual dela de preferencia em português...não sei utilizar todos os recursos.Vc sabe onde encontro?

Grata,

Gilda

Estou com o mesmo problema do Wanderson. Ela bate uma foto boa e outra ruim, sem fixação do foco, ela está com um técnico que tentar verificar. Ele diz que nunca observou este problema em outras

Tenho uma FinePix s5000 , a tampa onde coloca as pilhas ,quebrou a trava, pode me ajuda onde eu posso fazer esse raparo ou onde eu posso comprar outra tampa??

Grato

Tb tenho uma finepix s5000 e estou com o mesmo problema que o Pablo, quebrou as presilhas onde ficam as pilhas... então, alguém sabe onde pode ser feito algum tipo de concerto?

valeu!

Pessoal, ainda não consegui resolver o problema da minha Finepix s 5000 Os técnicos daqui do Rio Grande do Sul me dizem que deve ser problema de velocidade do obturador ou de foco. Tem assist. em São Paulo ??

Obrigado

Então pessoal.... o problema da minha máquina está no bloco óptico... vou vendê-la como sucata para aproveitamento das peças; quem quiser comprá-la, entre em contato comigo pelo meu site, ok?

Boa tarde,
Foi-me oferecido uma camera fuji finepix s5000.
Gostaria de saber qual a faixe de preço que poderia pagar em uma camera desse porte.
Obrigado.

tenho o manual em português da s5000 na minha cpu

aliás, gostaria de saber se tem alguma assistência técnica para a S5000 em São Paulo....
Muito grato!!!
ps: por favor, me enviem o endereço por e-mail.

Para obter manual da s5000, vá ao site da Fuji
mexicana ou espanhola.

Boa Noite, amigo.

Gostaria de saber se vc tem algum link onde eu consiga o manual da s5000, ppois a sminhas fotos a noite estão um lixo. aceito dica.

obrigado


Marco

ola tenho uma maquina digital da finepix so que a tampa das pilhas quebrou eai o que faço a onde conçigo uma assistencia em sc e tambem quero um tubo pra tirar fotos a distancia podem me dar uma ajuda pois sou de floriap sc

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el abril 30, 2005 6:40 AM.

ICQ es la entrada anterior en este blog.

MuVo² es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.