« Fuji Finepix S5000 | Inicio | Flickr e processamento »

abril 30, 2005

MuVo²

Seguindo com rápidos reviews, minha experiência depois de seis meses com o mp3-player MuVo² (ou Muvo2) da Creative. O MuVo² é um mp3-player baseado em disco rígido, com 4GB. Extremamente portátil, tem cerca de 2/3 do tamanho de um iPod-mini.

Design e interface

A Creative adotou um visual bastante convencional para o MuVo², predominando a cor prata com detalhes em preto. Há um visor consideravelmente pequeno que fornece duas linhas de texto ou uma linha de ícones gráficos para os menus. Há apenas dois botões, sendo um do tipo direcional. O direcional controla o volume e passa faixas, enquanto o segundo botão liga/desliga o aparelho e funciona como play/pause quando ligado. O menu é acessado pressionando o centro do direcional, o que também é usado para selecionar opções.

Formatos e arquivos

Dois formatos são suportados, MP3 convencional e ACC, formato da Microsoft. Ambos funcionam da mesma forma. A conexão com o PC é feita através de USB 2.0, através de um cabo convencinal USB/mini-USB. Ao conectar no PC, no Windows XP, o MuVo² é reconhecido como um drive USB (como as memory-keys), tornando-o de fato um HD externo que pode ser utilizado como backup ou transporte de dados.

Após conectar no PC, basta copiar os arquivos de música, não é necessário nenhum programa adicional. A organização fica por conta do usuário, pode-se colocar tudo no diretório raiz ou organizar em subdiretórios. Em geral, uso a organização convencional de Artista->Álbum.

Tempo de música e carregamento

A bateria é um tipo especial para o MuVo², mas é removível e pode ser facilmente substituída. Este é um ponto importante, já que foi uma das grandes críticas ao iPod. Com a bateria totalmente carregada, toca-se um máximo de cerca de 15 horas contínuas. O tempo se reduz bastante se o usuário passa faixas com freqüência ou muda de playlist/diretório constantemente.

A bateria se carrega em cerca de duas horas.

Interface

A operação com o MuVo² é feita através de um menu baseado em ícones gráficos. Nestes menus é possível escolher músicas/diretórios para serem tocados, escolher a forma com que as músicas são tocadas, acessar um equalizador, apagar músicas e acessar playlists. Há, adicionalmente, opções para um rádio FM e um gravador, que necessitam um cabo especial externo para funcionarem.

A escolha de músicas se dá de duas formas. Pode-se optar por um diretório ou playlist. Pode-se, é claro, optar por tocar o diretório raiz e, assim, escolher todas as músicas armazenadas. As playlists são criadas utilizando um programa no PC, que acompanha o MuVo². Um dos problemas é não poder criar ou modificar playlists no próprio aparelho. Há as formas convencionais de tocar as músicas escolhidas: modo aleatório e modo direto, com e sem repetição.

Há um equalizador com diversos estilos musicais já pré-ajustados, bastando escolher por um. Também é possível ajustar manualmente o equalizador, para os mais exigentes.

Conclusões

O MuVo² é muito under-rated no mercado. Ele é um mp3-player excelente, contando com 4GB de armazenamento e um tamanho inferior ao badalado iPod-mini e peso semelhante e preço consideravelmente inferior (paguei US$ 170,00 contra os US$ 249,00 do iPod-mini). A possibilidade de tocar formato ACC além de MP3 torna-o muito versátil, especialmente para usuários leigos que utilizam primariamente o Media Player do Windows para gravar seus CDs.

Para mim, o grande diferencial deste mp3-player é funcionar como um disco USB. Basta conectá-lo em qualquer computador e, utilizando-se Windows XP, nenhum driver é necessário. Como não há restrições para o tipo de arquivo que pode ser armazenado, é efetivamente uma ótima unidade de backup e transporte de dados.

A duração da bateria é bastante boa, com cerca de 15 horas de duração. Com a bateria removível, é possível ter baterias extras para viagens muito longas. Para comparação, meu outro mp3-player, baseado em cartão de memória, dura apenas cerca de 6 horas.

O HD pode ser um problema para quem quer utilizar o aparelho praticando esportes de alto impacto. Apesar de muitos confirmarem não ter problemas, tanto no sentido de que não há saltos nas músicas nem falhas de hardware, um HD é um dispositivo mecânico com partes móveis e, portanto, mais suscetível a falhas.

O maior problema, porém, é para quem gosta de escolher cada música que vai ouvir. Não só isso reduz o tempo de bateria do aparelho, mas também é um tanto incômodo escolher músicas no pequeno visor, que só mostra o nome de uma música/diretório por vez. As informações nos arquivos, tipo ID3, não são usadas para indexar ou organizar os arquivos. Para mim, porém, isso nunca foi um problema (eu geralmente boto tudo para tocar no modo aleatório).

Um fato curioso: nas primeiras versões do MuVo², o HD interno era removível. Aliás, trata-se de um HD no formato Compact Flash. Como a Creative lançou o aparelho no mercado com preço bastante competitivo, as pessoas passaram a comprá-lo para remover o HD e revendê-lo para uso em máquinas fotográficas ou outros mp3-players. As novas versões já não permitem remover o HD interno.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el abril 30, 2005 8:55 PM.

Fuji Finepix S5000 es la entrada anterior en este blog.

Flickr e processamento es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.