« Idle Thumbs | Inicio | Agentes: masculino, feminino »

maio 29, 2005

BBS

Reminiscências disparadas pelo post do Marmota. Quando quero impressionar com meu prematuro uso da tecnologia, gosto de citar que usei BBS conectado com modem de 2400 bps. Normalmente só recebo olhares de pena e incompreensão.

Para quem não é da época, BBS era o que existia de sofisticado em sistemas on-line. Parecia a internet, você se conectava por linha telefônica e acessava alguns serviços como mensagens eletrônicas, baixava e enviava arquivos, jogava alguns joguinhos e conversava com pessoas. Mas diferente da Internet, as mensagens só podiam ser enviadas para quem usava a mesma BBS, os arquivos só existiam dentro de um único computador (o servidor da BBS) e jogos e conversas só eram feitas com quem estava conectado nessa BBS.

Alguns sistemas, nas capitais, permitiam mandar mensagens intra-BBS mas, por aqui, as BBS tinham no máximo duas linhas telefônicas, então sempre haviam no máximo três pessoas conectadas (uma era o operador, dono da BBS) e poucas dúzias de usuários para quem enviar mensagens. Difícil de achar diversão nisso, em retrospectiva.

Outro detalhe era que era tudo em texto. E lento. Ficava-se muitos segundos olhando a tela sendo desenhada linha a linha. Uma sensação inigualável e um teste para a paciência, pois não era possível ficar fazendo outra coisa no computador enquanto se esperava carregar: era tudo DOS. Quando o Windows chegou já havia Trumpet Winsock, Internet e I-Comm (Netscape veio depois).

Mas quando quero impressionar mesmo, digo que eu mesmo tive uma BBS. Chamava-se idioticamente BBSul. Competia com outras duas BBS's na cidade, usava um programa chamado "Remote Access" para atender as ligações em modems de, uau, 9600 bps e fornecer a interface. Até tinha bastante gente conectada. Diversão era acordar na madrugada para ver quem estava conectado e, talvez, bater um papo. Tinha duas linhas, mas uma só disponível na madrugada (era o telefone da casa).

Bons tempos coisa nenhuma.

7 comentarios

BBSul, Granet e qual a outra?

PelNet, é claro :)

Sensacional! Como tinha poucos recursos, meu primeiro computador veio apenas em 93, bom tempo depois de ter brincado com os velhos MSX dos meus amigos mais abastados. Era um poderosíssimo 386, que ganhou um modem de 14.4 da US Robotics. Usava pouco BBS, ficava mais empolgado com os serviços de videotexto oferecidos pela velha Telesp. Meu entusiasmo só aumentou mesmo quando comecei a ler sobre essa tal Internet.

Eu discava para a mandic em SP, o pai não gostava (eu não sabia que tinha BBS em Pelotas). Foi sensacional quando digitei "Oi?" e recebi resposta. :)

e a look?

É mesmo, tinha uma que chamava-se Look. Estranho, tenho poucas recordações dessa. Quem era o operador?

e a do atila no santa qual era??

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el maio 29, 2005 9:51 AM.

Idle Thumbs es la entrada anterior en este blog.

Agentes: masculino, feminino es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.