« X-Box 360 | Inicio | Nintendo Revolution »

maio 16, 2005

Playstation 3

ps3.jpg
Para roubar um pouco das atenções sobre o X-Box 360, a Sony liberou algumas especificações do PlayStation 3 (PS3). O console contará com um processador "Cell" rodando a 3.2GHz, 256MB de RAM XDR e outros 512MB para gráficos, baseados em chipset da nVidia. A parte gráfica tem capacidade de processamento equivalente a duas GeForce 6800Ultra, o que está muito além de impressionante.

O PS3 contará com drive de DVD que utiliza a tecnologia "blu-ray", que garante seis vezes mais dados em um DVD. Até sete controladores (joystick, em bom português) serão suportados via bluetooth. Seis USB's, leitor múltiplo de cartões (Memorystick, SD, CompactFlash), conector para HD e portas ethernet completam a lista de acessórios.

Em termos de software, se espera que o PS3 já traga embutido tocadores de mídia e outros apetrechos como VOIP, teleconferência, navegador e visualizador de fotos. É mais um passo da tendência do videogame centralizar funções na sala da casa.

O design muda consideravelmente em relação ao PS2, com formas mais arredondadas e traços mais limpos. Espera-se que o PS3 esteja disponível em três cores diferentes (branco, prata e preto), conforme o gosto do cliente.

A batalha com o X-Box 360 deverá ser boa. Há outras batalhas internas ocorrendo, a mais óbvia sendo da nVidia (PS3) contra ATI (X-Box). Também há a questão do processador, uma vez que a arquitetura "Cell" usada no PS3 tem sido muito esperada por ser uma arquitetura revolucionária. Trata-se de um processador com múltiplos processadores internos, uma tendência que deve aumentar nos próximos anos.

O ponto mais positivo do PS3 é que ele será totalmente compatível com o PS original e o PS2. Só isso não basta para levar vantagem sobre o X-Box 360, mas com certeza contará na hora dos donos de PS2 e PS trocarem seu console. Minha aposta é que o PS3 ainda dominará o mercado, mas com uma fração do sucesso do PS original apenas.

2 comentarios

Quando será lançado no Brasil, e o valor do mesmo?

Imagino que em 2006 e por algo como 500 dolares.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el maio 16, 2005 10:48 PM.

X-Box 360 es la entrada anterior en este blog.

Nintendo Revolution es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.