« Red Bull e Star Wars | Inicio | Passos para um cérebro melhor »

maio 23, 2005

Revenge of the sith

Pirralho: - Me conta vai, me contaaa! O que acontece? O que acontece?
George: - Calma guri!
Pirralho: - Mas eu preciso saber, eu preciso saber, eu preciso saber!!!
George: - Tá legal pirralho, é assim!!!

E assim nasceu o roteiro de "Star Wars - Revenge of the Sith". Ou pelo menos parece. Uma história contada por um cara inteligente mas que estava com pressa de se livrar de um piá maldito incomodando na volta. O piá, está claro, é uma legião de fãs mais produtores loucos por uma fatia da multi-milionária série.

Todos que gostaram do filme parecem ter gostado devido ao filme amarrar bem as duas trilogias. Não ficam pontas soltas, há explicação para praticamente tudo (até o fato de não existirem mais robôs de guerra na trilogia final). Pois eu não gostei exatamente por isso. Parece que George Lucas resolveu que ia explicar tudo para nunca mais incomodarem com isso e ele poder curtir sua aposentadoria em paz.

O resultado não é dois piores, certamente é melhor que os dois primeiros, mas sai do cinema me sentindo como depois de "Matrix Revolutions". Enganado. É claro que eu tinha minhas expectativas altas e um pouco é simplesmente por que nunca fui um grande fã da trilogia original e esperava uma correção de rumo que aconteceu apenas marginalmente. Eu esperava complexidade, uma transição lenta entre Anakin e Vader e muito mais perguntas do que respostas. O que vi foi um conto que pode ser resumido em uma página de texto sem perder nuance alguma, que não se sustenta com a inteligência dos personagens e nem conta com a inteligência do público pra preencher os vazios.

Mas, principalmente, eu esperava uma melhor caracterização do Mal. Minha expectativa era que o Palpatine não era mau no sentido estrito, mas apenas tinha uma outra visão de como deveriam ser as coisas. Vader era para ser um Magneto, alguém disposto a matar mas apenas com a intenção de um bem maior (a paz no universo). Seria uma boa metáfora para a administração Bush, inclusive. O que o filme nos deu foi um Palpatine gritando "power, power, power!!", literalmente. A caracterização do Mal como uma alternativa apenas é fraquíssima e temo que isso seja devido a pressões moralistas para que o filme não saia influenciando mentes jovens.

Enfim, o filme se resume a duas frases, ambas proferidas por Anakin Vader: "What have I done?" e "NOOOO". Nenhum filme que use essas frases ao mesmo tempo em que a câmera amplia o plano merece respeito.

---

Em assunto levemente conectado, o problema dos filmes ultimamente é o que chamo de "expectativas racionais". Quando um personagem faz algo que faz com que o público pense "eu não faria isso" ou "que idiota", é por que há algo errado na trama. Um filme deve(ria) ser construído como uma cadeia de eventos em que as decisões dos personagens fossem as únicas decisões que poderiam ser tomadas. Decisões devem ser conseqüências lógicas do enredo e não apenas servir ao propósito de criar tensão, suspense ou emoções baratas. Estas surgem naturalmente de uma trama bem montada. Esse é o principal problema de "Lost", a série da AXN que tem feito algum sucesso ultimamente. Dificilmente os personagens fazem algo racional, todas as decisões e ações tem o propósito único de criar uma trama que se sustente por (parece) oito longas temporadas. Você passa os episódios pensando "que idiota" para cada cena da série. E o mesmo acontece com Star Wars, talvez com breve exceção do Yoda e Obi-Wan.

7 comentarios

se as pessoas q gostavam dos anteriores (posteriores?) nao gostaram desse, eu eh q nao vou ver.. e afinal, nem sei o q eh um sith mesmo, nem pq ele ta se revoltando.

Eu achei o filme muito divertido, o melhor dos 3 novos filmes disparado, altas batalhas espaciais e duelos de lightsaber, é o que se espera de um filme chamado Star Wars não? Com um "plus" de ainda ter criado o gancho pra primeira trilogia. Exatamente o oposto dos filmes mais chatos dos últimos tempos que foram o primeiro da trilogia do Sr. dos Anéis e o último filme da trilogia Matrix.

A passagem lenta do Anakin para o lado negro da força já vinha occorrendo desde o episódio anterior quando ele se vingou da morte da mãe exterminando o povo da areia, o restante fica subentendido. Ele teve várias missões ao lado de Obi-Wan entre os dois filmes, impossível mostrar todas, o novo filme mostra o fato que levou ele de vez pro lado negro, ele teve que tomar uma decisão, "desperate times need desperate measures" já diziam. E depois parando pra pensar até mesmo o "nooooo" tem uma razão, quando ele se dá conta de que tudo o que ele fez foi em vão. :)

Quanto à caracterização do mal: Star Wars sempre foi simples assim, branco e preto, light e dark, bem e mal. Dá uma olhada no documentário do DVD de bônus da trilogia, acho que ajuda a ter uma outra visão da série. E, não, eu não sou fanático pela série, só acho que foi um bom filme. :)

Poisé, por isso que nunca fui um grande fã da série. Sempre achei tudo muito bobo. :)

Mas a transição podia ter sido melhor trabalhada. Eu imaginava que seria algo mais interno, e não tanto o Palpatine empurrando goela abaixo dele. O "NOOO" ficou dentro do contexto, mas ainda é a pior cena de todos os filmes. Há maneiras de mostrar desespero sem apelar pra clichês. Eu ficaria mais feliz se naquele momento ele tivesse feito um silêncio significativo, como se estivesse morrendo por dentro, e tivesse partido pra construir a estrela da morte. Esse seria o ponto de transição total dele, para mim.

Mas sei lá, eu realmente estou sendo chato sem razão, Star Wars sempre foi uma série simples e esse filme foi consistente com o resto, afinal :)

Acabei de descobrir que vou ter que ver o filme de novo - não encontrei com tanta facilidade a razão pela qual os robôs de guerra não existirem mais). Mas enfim, realmente eu me senti feliz ao sair do cinema com a sensação de "ah, é assim?". Mesmo sendo como num estalo - a cena do parto resume bem, parece que a mãe tinha feito ressonância antes e sabia exatamente quais seriam os nomes dos rebentos.

Não entendi tua crítica ao Lost. Desenha.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el maio 23, 2005 9:05 AM.

Red Bull e Star Wars es la entrada anterior en este blog.

Passos para um cérebro melhor es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.