« Folhainvest | Inicio | Don't believe the truth »

maio 7, 2005

Revolução AdSense

Os mais observadores devem ter reparado que este site agora tem uma pequena caixa de anúncios do Google. Trata-se do programa "Google AdSense", um sistema de distribuição de anúncios sensíveis ao contexto. Estou usando para fins de testes, pois acredito que isso mudará a forma com que conteúdo é gerado na web.

De forma simples: você se cadastra no programa e lhe é fornecido um código para colar em seus sites. Este código mostrará anúncios de acordo com o contexto onde ele está inserido, isto é, de acordo com o texto do site. Cada vez que alguém clica em um anúncio, o Google reparte o valor recebido do anunciante com o dono do site de onde o clique foi gerado.

Valores recebidos pelo clique variam de acordo com um leilão por palavras-chaves em que os anunciantes participam. Variam de U$0,05 até U$60,00, ou até mais. Obviamente, um site que trata de assuntos onde há empresas interessadas em anunciar receberão mais.

Aí está a revolução do AdSense. As ferramentas de blog permitem que qualquer pessoa coloque conteúdo na web e foi uma revolução na disponibilidade de informação. Ao permitir que qualquer pessoa ganhe dinheiro com o conteúdo disponibilizado, o programa AdSense, e outros semelhantes é claro, geram um incentivo para gerar conteúdo de qualidade. O motivo é simples: sites bem escritos, relevantes e reconhecidos são melhores classificados na lista de resultados de sistemas de busca, como o Google. Sites melhores classificados, naturalmente, recebem mais visitas e, no fim, mais cliques em anúncios.

Assim, sistemas como o AdSense fornecem um laço que faltava na web: o interesse em gerar conteúdo com qualidade. Antes esse interesse era algo mais pessoal do que qualquer outra coisa, mas ter uma motivação financeira é certamente atrativo.

Acredito que o AdSense, principalmente, será responsável por uma nova revolução na web, trazendo uma pressão por conteúdo de qualidade. Mais ainda, é uma certa forma de informação-por-demanda. Como é possível saber quais palavras-chaves são bem pagas, usuários interessados em ganhar em cima disso gerarão conteúdo sobre estas palavras-chaves. É finalmente um mercado de informações, com mecanismos bem definidos de oferta e procura. A qualidade e disponibilidade virá da competição.

As conseqüencias finais disso tudo são difíceis de prever, mas sou otimista. Creio que teremos muito mais informação sendo colocada na web, sobre assuntos que as pessoas efetivamente estão procurando. Estas informações terão que ser relevantes, bem escritas e úteis, do contrário não serão listadas em sistemas de busca nem gerarão um mínimo de lucro. O preço a pagar, é claro, é um pouco mais de feiura nos sites, por conta dos anúncios. Resta saber se iremos querer pagar.

2 comentarios

E como o Google te paga?

Por cheque nominal enviado por correio. Sei lá como se desconta isso, nem que impostos incidem...

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el maio 7, 2005 8:28 PM.

Folhainvest es la entrada anterior en este blog.

Don't believe the truth es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.