« Passos para um cérebro melhor | Inicio | Idle Thumbs »

maio 27, 2005

Wireless e Windows XP

Uma dica para quem anda enfrentando problemas com redes wireless em Windows XP. Em diversos casos, o Windows desconecta a rede regularmente para então voltar a se reconectar. Muitas vezes isso não é nem percebido, mas em outras está-se fazendo o download de um arquivo e ele é interrompido. Ou o ICQ/MSN simplesmente cai e volta.

O problema é o serviço "Wireless Zero Configuration" (WZC), que regularmente faz uma busca por novas redes, conectando-se à que tiver melhor sinal. O problema é que por algum motivo, e nem sempre, ele desconecta da rede em que se está atualmente conectado para fazer a busca, retornando a se conectar depois que descobre que essa rede era a melhor afinal de contas. Apesar de útil em locais onde há muitos roteadores e local incerto para o computador (provavelmente um notebook), essa é uma função muito chata para quem tem um único roteador ou não fica andando com seu computador por aí.

Esse problema resolvi desligando o serviço WZC. O problema é que quando se desliga, não se pode mais fazer buscas por redes. Portanto, criei dois atalhos em meu desktop, um para desligar e outro para ligar o serviço. Assim, tenho o controle e o melhor dos dois mundos: após escolher a rede que desejo me conectar, desligo o serviço e não tenho mais problemas. Basta executar os comandos abaixo, diretamente na opção "Executar" do menu Iniciar. Ou pode-se criar atalhos no desktop, como fiz.

Para parar o serviço:
%windir%\system32\net.exe stop wzcsvc

Para iniciar o serviço:
%windir%\system32\net.exe start wzcsvc

Para quem tem um computador fixo, com roteador fixo, pode-se simplesmente desabilitar definitivamente o serviço. Para tanto, basta executar o "msconfig", encontrar o serviço na aba "serviços" e desligá-lo. O ideal é desabilitar o serviço após o Windows ter encontrado a rede pelo menos uma vez. Assim, não será necessário reabilitar o serviço para se conectar, o Windows encontrará a rede automaticamente.

Na verdade, uma vez que todas redes que se usa já tenham sido encontradas uma vez pelo Windows, pode-se desligar o serviço em definitivo. Ao transitar entre uma rede e outra, o Windows passa a se reconectar automaticamente. O que se perde é apenas a escolha sobre em que rede se deseja conectar, pois o serviço passa a fazer isso de forma automática.

70 comentarios

Há alguma chance de estar acontecendo o mesmo em minha rede "com fio"? Acho que não, né? Não faria sentido. Mas a rede da agência cai com freqüência. Achei que era o HUB, mas troquei para um 3Com e continua. Trocamos todos os cabos quando nos mudamos e continua o mesmo também. Isso sem falar que o XP não permite que mais que X usuários se conectem ao mesmo tempo em um micro. É um saco.

É, com fio não faz sentido. Nunca vi uma rede com fio, com Windows ou outra coisa, "cair". Uma ou outra máquina caem as vezes por algum problema, mas toda a rede?

O WinXP SP2 é estranho mesmo. Eu instalei uma wireless usando Router D-Link 624 e placa de rede G-520+ e num local funciona perfeitamente e em outro, mesmo com o sinal EXCELENTE ele não pinga nem no router 624. Alguma explicação?

Oi tudo bem? Estou enfrentando alguns problemas com wireless em casa, poderia me ajudar? é o seguinte, comprei duas placas encore ENUWI-G daquelas tipo pen drive usb 54mpbs e estou fazendo conexao ad-hoc entre 2 pcs e um é pentium 4 3.2 desktop com windows xp pro sp2 e o outro é um notebook celeron 2.4 pcships com o mesmo windows, alias ambos foram instalados a partir do mesmo cd. A partir dai tudo bem. Eu configuro tudo, ssid.. tudo tudo, faço tudo certinho e eles se conectam, mas.. parece que se conectam apenas fisicamente, pois em 1 min a conexao de 54mbps vai para 1mbps mas o sinal fica 100% sempre e a internet no notebook começa a ficar lenta e ja nao da mais para fazer comunicação entre os dois pcs, mas a conexao nao cai, fica 100% sempre. Sera isso um bug do windows? Ja testei as plaquinhas em plataforma linux e funcionou muito bem. Preciso de ajuda. Obrigado, aguardo resposta.

Pessoal estou tendo o mesmo problema que o
andre meu wireless so conecta a 1 mbps ele comeca acontar em 54mbps e so conecta quando esta a 1 e isso ele esta com o sinal otimo eu estou usando uma antena de 12 dbi e estou do lado da antena mesmo assim nao funciona a 54mbps alguem sabe esplicar isso?
obrigado

Cara, valeu!!! funcionou muito bem essa dica!! criei dois atalhos no desktop e pronto.. problema resolvido. Muito bom mesmo!

por favor me ajudem!eu uso conexão discada de 56k! quando uso windows xp profissional, minha conexao fica lenta! e noto q windows c conecta em algum serviço dexando minha conexao muito lenta! como posso desabilitar essa conexao oculta do windows? pois ja desabilitei serviços de atualização e outroas coisas q deu! mas ele ainda continua robando minha conexão e nom sei como desabilita isso!parece q ele esta fazendo download e fico tudo lento! help-me

Ola! Existe algum atalho que simule a chave que alguns notebooks possuem para desativar o WiFi ? Ex. Entrando em Gerenciador de dispositivos,selecionando propriedades da placa de WiFi em Avançado temos uma opção chamada " dispositivo sem fio desligado ". Temos como selecionar ou não a Guia via atalho ? Meu note não possue a chave de hardware.

Muito obrigado! sofri muito com esse problema pensei ateh em contactar o suporte do fabricante por achar que era problema do componente. Com o comando meu link se tornou totalmente estável desativei de vez isso do meu XP. Obrigado pela dica.

Valeu cara, eu ja tava pra quebrar o meu note aqui... agora ta tudo certo novamente!!! usem que vale a pena! Abrs

Caro amigo, estou com um problema. Configurei um rede wireles, ela está funcionando normalmente. Descobri um problema, se um usuário comum, sem permissão de adm no micro, tentar acessar não consegui por que fica caindo e reltando. como faço para resolver??? clebson@cosil.com.br

ola , esses atalhos nao consegui encotralos no windows vista ... como resolver este problema no vista ?

Meu camarada. Vc é o cara. Tá beleza agora minha NET. Sua dica de atalho STOP/START foi sensacional. Parabêns e obrigado

Show de bola a dica Ricardo, fiz o atalho na área de trabalho e to feliz sem quedas..hehehe.
Abração.
Fabio.

Valeu a dica estava com esse problema aqui em casa
Obrigado por compartilhar

estou tentando ativa rede sem fio "notebook as1560" não estou conseguindo, ele da sinal mais não conecta o q acontece?

caro amigo este servico tb e para o windows vista, o meu problema e qdo desconecta desconecta todo mundo so que os q estao com a internet por cabo continua conectado vc tem alguma solucao sobre isto

Execelente dica! Recomendo a todos que façam. Resolvi um problema sério que tinha em casa na conexão wireless intermitente em um dos notebooks. A configuração é de Windows XP com placa de rede Realtek RTL8187 Wireless 802.11g 54Mbps USB 2.0 instalada em um Notebook Positivo Mobile V41. Acresentei a descrição para ajudar outros usuários com problema similar a encontrar a solução através de ferramentas de busca. :)

Na minha casa, coloquei uma rede wireless, pois ela vem caindo muito, no caso a solução seria desligar o WZC? Ou teria outra solução melhor?...

FUNCIONA MESMO. MUITO BOA A SUA DICA. SO NÃO CONSEGUI APLICAR PARA QUE SEMPRE SE CONECTE AUTOMATICAMENTE. TODA VEZ QUE REINICIA O SISTEMA PRECISO EXECUTAR O COMANDO NOVAMENTE. É QUE SOU MEIO LEIGO NESTE ASSUNTO. SE VOCE TIVER UMA DICA DE COMO APLICAR ESSE COMANDO DEFINITIVAMENTE ENVIE-ME POR FAVOR.

vlw xD

pra mim fncionou, era isso mesmo que estava buscando. Obrigadoooo

Estou com um notebook SEMP TOSHIBA que tem rede sem fio nativo e um PC com uma M578 com um dispositivo USB Sem fio. Antes a conexao nem estabilizava..Depois que parei o servico ficou legal e estavel por alguns minutos e depois cai e volta de novo...tem idéia do que pode ser?
Abs

olá tenho uma rede wireless, comprei um adaptador wireless usb instalei mas não consigo conectar com o drive, mostra o sinal, eu transfiro arquivos pela rede mas não pega internet, preciso d sua ajuda!

Boa Noite Parceiros...
Estou com um problema com meu notebook...
Windows Vista Starter Eu formatei ele e não está achando o wirelles...
Ja instalei todos os programas mas não deu certo...
Ele não consegue achar a opção para conectar...e ele nem acha a rede...
O q devo fazer ?
Obrigado

Obrigado, recebi este link num forum e espero k a tua dica ajude.

Olá pessoal. preciso de uma ajuda. Eu tenho dois notes em uma rede wireless. Um deles funciona muito bem. Entretanto, o outro, embora conecte na rede e com qualidade boa, a internet é muito lenta. mesmo que o note com conexão boa esteja desligado, ele simplesmente é sempre mais lento na internet. a troca de arquivos entre os notes tbem é lenta. se pingar entre eles é ruim a resposta. agradeço desde já qualquer ajuda que possa ser dada. valeu

Boa Noite ( ou dia )
Galera estou querendo saber o seguinte: eu tenho 1 Computador Fixo no meu quarto com internet Wireless, e outro na sala, e 1 nootbook. Afinal = Estou querendo saber se posso desligar WZC definitivamente do pc la do meu quarto. pois a Net dele fica caindo de 5 em 5 minutos.

Eae posso desligar definitivamente????
agradeço qualquer dica, Desde Já. vlws

eu pessoalmente sou feliz pois pego net de borla com o vista mas o outro portatil tem o xp alterado e nao me reconhece nenhumna rede a minha placa é intel pro 2915abg net poderias ajudar.me?

olá, cara é o seguinte, uso um router 'wifi' com meus dois vizinhos, no entanto, durante todo o dia a net funciona beleza mas quando chega de madruga, quase todos os dias as 01:30 da manhã, aparece o o aviso de rede desprotegida e o sinal que estava ÓTIMO fica MUITO BAIXO. se puder ajudar... já estou perdendo os cabelos com isso... pois sempre estou usando o pc... :s

Mulekeeeeeeee !
mulekeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee !
mulekeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee !

cara eu te amo manoooooo
puta que paril ja posso jogar zx em paz !
te amo mulekeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Olá, meu nome é Sérgio, tenho uma dúvida que para muitos é uma simples besteira. Eu configurei uma rede Wireless em meu Desktop que é Windows XP, mas estou encontrando um único problema, é pq eu tenho esse Desktop e mais 2 Laptop. O Laptop q eu uso é Windows Vista, é mais fácil de encontrar a conexão Wireless q eu configurei para minha casa. Agora o outro Laptop é Windows XP e eu já não consigo achar a mesma conexão Wireless. Gostaria de uma explicação de como eu faço para poder acessar a minha conexão wireless pelo windows XP. Grato, Sérgio Henrique

Dica fatal Funfou blz...
Thanks...
Valeu mesmo.
São pessoas como voces que fazem o mundo realmente Evoluir.

Complementado a dica do nosso colega sobre parar e iniciar o serviço "Wireless Zero Configuration". Salvem os comandos em um bloco de notas um como stop e outro como start, ao invés de deixar com a extensão ".txt", alterem para ".bat". Ex: start.bat ai é só clicar duas vezes e pronto... já executa o serviço.

Rogério-SP

Véio, tu salvou minha vida!
era isso mesmo, tava num perrengue aqui!!!!

Valeu

MEU AMIGO TENHO 10 MICRO COM ADAPTADOR WIRELESS TPLINK 108 TODOS COM WINDOWS XP SP2 ROTEADOR SEM FIO TPLINK 108 MPS , POREM DEPOIS QUE EU INSTALEI ESTA REDE SEM FIO MEUS MICROS COMEÇOU A RESETAR , DESLIGAR O MIGRO ESTE PROBLEMAS SERà QUE ESTA NOS MICROS NAS PLACAS PCI OU NO ROTEADOR O QUE FAÇO OK ABRAÇÃO

Cara valeu mesmo suas dicas foram excelentes

Muito obrigado, estava com o problema a tempos e por esse post consegui arrumar.

Bom, pessoal, também estou enfrentando esse probleminha para acessar a rede sem fio, vou tentar o sugerido acima!

Maravilha,parabens.

é o Seguinte!
eu to com uma internet sem fio
só que todos os outros pc aqui consegue se conectar
o meu nott ele acha a rede certinho que quando eu coloco ele pra conectar ele demora conectando aii da qui a pouco para.
ja tentei de todas as formas possiveis e nao conseguir. se vc tivesse aii uma solução seria otimo.
ja até instaleii o hotfix pra min ver se o problema era esse mais naum conseguir !!

to esperando uma resposta pra esse meu problemaaa
se fosse um pouco rapido eu agradeceriaaa
vlw!!

Eu consegui conectar e navegar normalmente com o wireless, mas não consigo trocar arquivos pela rede...não consigo nem pingar os micros da rede. Somente consigo pingar o pc que distribue a internet.Alguem tem alguma sugestão?

Eu estou com um problema : minha placa pci wireless se conecta à rede. Mas o winXP não navega. Creio ser problema de socket(?). Alguem pode esclarecer?

Boa Tarde, to com um problema com a placa pci da encore, simplesmente o win não detecta o hardware, o led da plav
ca não acende, tem alguma dica?

o not book da positivo mobile v41 esta com um defeito na rede sem fio,mais aparentimente,esta tudo coreto sinal excelente,ip funcionando mas não conseque navega.

Agradeço desde ja qualquer ajuda.

cara muito obrigado,resolveu o problema de primeira valeu mesmo.

comprei um roteador tp link e nao estou e conetei em meu desktop mas nao estou conseguindo conectar a wireles, em um not book alguem pode me dizer qual o caminho pra ele detectar a rede sem fio obrigado

Nossa... Obrigado!!
Era exatamente um tutorial desses que eu procurava!

Em 1 min a conexao de 54mbps vai para 1mbps mas o sinal fica 100% sempre e a internet no notebook começa a ficar lenta, mas a conexao nao cai, fica 100% sempre. Já troquei o AP e nada !! . Preciso de ajuda. Obrigado, aguardo resposta.

Oi, preciso de uma ajuda.. o roteador pega normal no meu pc, mais meu notebook nao procura rede.. tenque instalar alguma coisa no meu note? beijo obrigado ;*

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el maio 27, 2005 9:35 AM.

Passos para um cérebro melhor es la entrada anterior en este blog.

Idle Thumbs es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.