« Replicantes de Cornell | Inicio | Playstation 3 »

maio 14, 2005

X-Box 360

Pouco após terem "vazado" fotos do X-Box 360, aparecem algumas especificações e objetivos do novo viodegame da Microsoft. Coloco "vazado" entre aspas pois isso já virou estratégia de marketing, um "oops" de propósito apenas para desperar curiosidade.

As especificações são bem generosas. Enquanto o X-Box original era baseado em um Pentium 3, o X-Box 360 opera sobre TRÊS processadores PowerPC de 64 bits especialmente criados em (mais) uma parceria da Microsoft e IBM, rodando cada um a 3.2GHz. Na área de gráficos, a nVidia é deixada de lado em favor da ATI. Mudanças radicais, que não vem sem custo: jogos do X-Box 1 terão provavelmente que rodar sobre alguma forma de emulador. Há rumores de que haverão duas versões do X-Box 360, com e sem a compatibilidade com seu antecessor.

Além disso, o X-Box 360 contará com 3 portas USB, HD de 20GB removível, suporte para 4 controles wireless, conexão wi-fi embutida e 512MB de RAM DDR. Se o preço for em torno dos U$300,00 do lançamento do X-Box 1, acabará sendo um bom substituto para um desktop (alguém já deve estar trabalhando em um Linux para ele).

O design mudou radicalmente também. De preto para prata, o novo X-Box se parece com algo que a Apple lançaria. Bem menor que o X-Box 1, ele pode ser colocado na vertical ou horizontal, como o PS2.

Com o X-Box 360, a Microsoft quer muito mais que bater o Playstation 2 e já sair na frente do PS3. Na verdade, quer muito mais que dominar a indústria de videogames. O novo console toca DVD, é claro, mas já vem preparado para HDTV , é compatível com o Windows Media Center e já tem embutido o chamado "Media Center Extender", que permite que o próprio X-Box sirva de centralizador de entretenimento: ele poderá controlar a TV, DVD, som e até telefone (com VOIP). A MS quer dominar a sala do futuro.

Como o X-Box 360 será vendido com pelo menos um ano de antecedência em relação ao PS3, ainda sem especificações finais, a MS conta com trazer muitos desenvolvedores de jogos para seu console. Na matéria da Wired é comentado que isso é perigoso: a Sega fez a mesma coisa com seu Dreamcast e se deu muito mal.

Em termos de jogos, espera-se um Halo 3, o que é natural. Outros títulos incluem Call of Duty 2, Ghost Recon 3 e vários RPG's de criadores japoneses que explorarão as capacidades de conexão do console ao máximo. Aliás, uma das características do módulo on-line é o que eles chama de persistência: suas informações de jogo são armazenadas on-line e podem ser compartilhadas entre jogos. Cada jogador contará com um "profile" indicando no que ele é bom, o que gosta de jogar e coisas do gênero. Bem interessante, se funcionar.

Seja como for, já sei o que quero de Natal.

4 comentarios

Nada consegue me convencer que vale a pena gastar com video games, quando temos computadores que fazem tanto quanto eles.

Ah, é muito mais prático, dá pra deixar na sala e jogar com outras pessoas com múltiplos controles. Dá pra levar pra casa dos amigos. Pode ser mais barato que comprar um computador pra jogos (placa de video boa etc). Essas coisas. :)

posso passar as férias aí? vc deixa eu ganhar de vez em quando? hahaha =))

Maravilha, por muito menos que o preço de um super micro você terá acesso á um incrível processamento de jogos!!!!
Micro daqui para frente apenas para programar e alguma coisa de net...

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el maio 14, 2005 12:20 AM.

Replicantes de Cornell es la entrada anterior en este blog.

Playstation 3 es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.