« The Blank Slate 2 | Inicio | Calvin e Hobbes 2 »

junho 30, 2005

RSS e informação

Um número cada vez maior de pessoas tem se rendido aos RSS, sistema que notifica quando há atualizações (e envia o texto da atualização) em sites e, principalmente, blogs. Mesmo este blog tem RSS.

Porém tenho notado o seguinte: o número de comentários nos posts cai com o aumento de leitores via RSS. E faz sentido. Nos programas de RSS, usualmente se habilita para verificar por atualizações a cada X horas ou minutos. Seja como for, o programa busca a informação e notifica o usuário nesse período, independente do que a pessoa estiver fazendo, independente do interesse da pessoa. Aliado a um fator psicológico que faz com que tenhamos que ver o que há de novo, somos impulsionados a rapidamente ir ler a atualização e voltar ao que estávamos fazendo.

Oras, isso lembra televisão: a informação é enviada quando o transmissor deseja e não quando o receptor quer. O resultado é que há um desalinhamento entre interesse e informação. Antes do RSS, a pessoa tinha que ativamente acessar o blog e isso significava duas coisas: naquele momento, a pessoa não estava fazendo outra coisa e, mais importante, tinha interesse em ler informações.

Não é o caso que as pessoas não lêem em RSS. Elas lêem. Mas é uma leitura mais rápida e o interesse em interagir é menor, exatamente devido ao fato de que ao receber a informação as pessoas não estão, usualmente, com tempo livre ou interessadas. E a menos que seja algo que as interesse pessoalmente, elas não vão fazer uma nota mental para visitar o site mais tarde e ler com calma ou deixar um comentário.

Claro que há casos e casos. Mas ao que parece hoje, um post tem que ser muito interessante para que os leitores via RSS se interessem, leiam e comentem. Ou a informação deve chegar em momentos que coincidam com leitores interessados.

Exemplo: antes de RSS, eu acessava o Slashdot umas três vezes por dia e lia praticamente todos os tópicos novos. Atualmente, recebo via RSS as atualizações. Quando as recebo, me restrinjo a ler os assuntos e de forma muito superficial, me preocupando mais em marcar as mensagens como lidas ou apagá-las para poder voltar ao que eu estava fazendo. Isto é, tenho informação instantânea mas no momento errado.

As suposições acima se baseiam em pessoas, como eu, que deixam seu leitor de RSS aberto enquanto estão trabalhando no computador. Uma possível solução é mantê-lo fechado e só abrí-lo quando houver interesse em realmente ler. Porém isso não funciona, pois hoje assinamos tantos RSS que manter o leitor fechado por algumas horas significa uma inundação de atualizações ao abrí-lo. Com o excesso de informações temos que escolher dar atenção em profundidade para algumas poucas fontes ou pouca atenção para várias. Estamos cada vez mais escolhendo esta última opção.

Por fim, uma previsão sensacionalista que toda boa tese tem que ter: RSS irá matar os blogs.

6 comentarios

Tomara que a previsão sensacionalista esteja errada :)
Não sei se os blogs irão morrer, mas a interação entre leitores e blogeiros diminuirá - o que é a mesma coisa que o fim dos blogs, eu acho! :/
Por outro lado, o RSS está matando, primeiro, os blogs que não tem feeds. Não sei se com outras pessoas acontece o mesmo, mas eu esqueço de acessar os blogs que não cadastrei no bloglines. Minha pasta "blogs" nos favoritos está às moscas.

nao vai matar os blogs, mas certamente vai modifica-los. aposto que logo os leitores de feeds vao começar a ter templates pra cada feed. ou seja, o blog vai ser publicado em RSS, com um layout próprio pra essa tecnologia. o texto continua, muda a forma.

Já vi blogs que são só via RSS. E já tenho pronto aqui um RSS com formulário pros comentários, só preciso arrumar o design e começo eu também a fase 2 dos blogs :)

Será? Pode ser. Gostei da parte "tenho informação instantânea mas no momento errado" mas não necessariamente concordo.

Outra... será que esse cenário descrito (sem a previsão apocalíptica de matar os blogs) é uma coisa ruim? O principal motivo de eu usar RSS é poder ler "mais" em menos tempo. Ou, sendo mais específico, só lendo o que realmente teve atualização.

Primeiro que nem todo mundo é neurótico o suficiente de parar o que está fazendo para ler o RSS só porque o leitor apitou que há novidade. Se o leitor diz qual o título da novidade (o meu não) ainda é possível dar uma filtrada instantânea se é coisa urgente ou não.

Eu acho que os comentários diminuíram como um fenômeno geral, com ou sem RSS. Existem sistemas de blog que oferecem RSS para comentários, o que poderia ser visto como motivo de aumento de comentários. Mas eu acho que os comentários caíram porque as pessoas estão comentando menos e ponto final, independente da forma de acesso.

Pô, eu sou neurótico. Quando o leitor de RSS apita eu vou lá ver o que é. Pode não ser imediatamente, mas com certeza eu vou lá ler pra me livrar e não deixar acumular. :)

Mas todo fenômeno geral tem uma causa que deve ser encontrada. RSS é uma hipótese, claro. Outra é que as pessoas cansaram e o hype de interatividade está dando lugar à passividade. No final, poderemos acabar descobrindo que bom mesmo era TV. Afinal, decidir cansa.

Eu tentei Feedzilla e achei notícias atualizadas instantaneamente para o meu site. Feedzilla, na minha opinião, é o melhor fornecedor de feed de notícias ao redor. Eu recomendo check-out no http://br.feedzilla.com

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el junho 30, 2005 9:05 AM.

The Blank Slate 2 es la entrada anterior en este blog.

Calvin e Hobbes 2 es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.