« Sonho de criança | Inicio | Filmes e séries »

junho 24, 2005

The Blank Slate

Adquiri recentemente "The Blank Slate", de Steven Pinker. É o mesmo autor do excelente "Como a mente funciona" e trata sobre a eterna questão de se somos construídos pela genética, pelo ambiente ou por uma mistura entre os dois.

Pinker já parte do princípio de que somos o que somos devido a uma complexa interrelação entre ambiente e genética, mas faz uma revisão histórica bem interessante do conflito entre essas duas frentes e as conseqüencias disso para a política e cultura em geral. Ele nos faz lembrar como pequenas crenças, muitas vezes erradas, sobre como o mundo e nós funcionamos pode levar a políticas que afetam toda a sociedade.

Uma das coisas interessantes no livro são alguns (poucos) relatos sobre gêmeos idênticos. Aparentemente, há casos de gêmeos separados após o nascimento e, informa Pinker, estudos mostram que eles são mais parecidos quando adultos do que se poderia crer inicialmente. E são semelhantes em coisas improváveis, como utilizar o mesmo estilo de roupa ou uma peça em específico. Eu gostaria de ter acesso a esse tipo de estudo. Me parece que se pegarmos duas pessoas ao acaso e procurarmos com afinco, encontraremos muitas coisas em comuns entre elas. Elas serem gêmeas só torna essas semelhanças mais evidentes, de forma semelhante a vermos rostos em padrões aleatórios, mas não sei se podem ser atribuídas à genética idêntica. Por exemplo: é improvável que duas pessoas aleatórias compartilhem o mesmo estilo de penteado, mas é muito provável que compartilhem alguma coisa. Gostaria de saber se o estudos estabelecem itens específicos a serem analisados para, então, comparar estes entre gêmeos e entre pessoas aleatórias, ou se apenas procuram coisas iguais em gêmeos e saiam relatando "oh puxa, como tem coisas semelhantes".

Reluto um pouco em aceitar essas evidências não por que acredito que somos totalmente definidos por nosso ambiente, mas por que isso sendo verdade implica que não somos tão caóticos assim: até mesmo mudanças drásticas no que nos acontece hoje pode não ter relação alguma com o que nos tornaremos no futuro. Aceito que a genética tenha um papel grande na nossa formação, mas não tão grande. Mas acredito que Pinker salientou as semelhanças para seu argumento no momento, provavelmente as diferenças são maiores e mais marcantes do que uma ou outra semelhança que bem pode ser coincidência.

Se for verdade, porém, pode ser reconfortante para pais. Pequenos erros na educação da criança não trarão grandes conseqüências no futuro. Isso significa também que se o filho for um Calvin, não há muito o que fazer para consertar isso...

3 comentarios

Nossa, isso realmente deixa as pessoas tranquilas com a possibilidade de terem filhos. :P

Numa visita à oficina de Informática, uma aluna nova sentou-se no lugar que eu havia preparado para mim, pegou o mouse e disse algo sem importância agora. O que me espantou foi que momentos depois, na turma seguinte, havia uma garota gêmea desta primeira que, ao entrar na sala, fez a mesma coisa que a irmã, sentando-se na cadeira reservada para mim, pegando no mouse e esperando algo acontecer. No dia também me veio esta pergunta: será que gêmeos podem reagir a uma situação nova exatamente da mesma maneira? Em ambas as turmas havia mais de 10 crianças e as duas foram as únicas em dois dias de visitas a sentarem no mesmo lugar, com a mesma atitude.Pode ser coincidência mas o interessante será se não for. Será que a genética pode determinar atitudes?
Leila

O livro argumenta que sim, que a genética tem um papel forte nas decisões que se toma. Isso não quer dizer que se possa prever comportamento pela genética, afinal eventos podem ser determinísticos mas ainda assim imprevisíveis.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el junho 24, 2005 9:14 AM.

Sonho de criança es la entrada anterior en este blog.

Filmes e séries es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.