« Kung-fusão | Inicio | Causalidade »

julho 25, 2005

Big Brother is predicting you

Em Numb3rs, um físico diz ao matemático que não se pode tentar encaixar a natureza humana em equações elegantes. Com isto, o personagem queria dizer que pessoas não são previsíveis, é inútil tentar encaixar algo que exige tanta exatidão, como a matemática, em comportamentos caóticos dos humanos.

No entanto, a experiência têm mostrado que nem sempre é assim.

Em um experimento no MIT, informações sobre o comportamento de diversos estudantes-cobaias têm sido analisadas e utilizadas para prever o que essas pessoas farão. O projeto chama-se Reality Mining e utiliza celulares especiais para registrar onde as pessoas andam e o que fazem durante o dia. Os algoritmos empregados têm tido sucesso na faixa de 85% das vezes. O pesquisador responsável deseja levar isso ao ambiente corporativo, de modo que se possa quantificar o nível de produtividade e procrastinação.

em Nova York, a polícia têm utilizado estatísticas de crimes para prever onde ocorrerão os próximos delitos. Com isso, já conseguiram impedir pelo menos um roubo. É o Minority Report sem os paranormais.

P.S. acabo de assistir a apresentação de um artigo no ENIA, exatamente sobre a modelagem e predição de crimes por software. A idéia do apresentador não era prever os crimes, mas sim ensinar policiais como se comporta a dinâmica da criminalidade, permitindo que eles tomem decisões mais bem informadas. Aparentemente esse é um hot topic, e muito bem vindo.

2 comentarios

Ricardo, começa a pesquisar um troço chamado "thick description". Não sei quem é o autor da teoria (que é velha), mas ela foi muita usada pelo Clifford Geertz.

Quando esses mecanismos de previsão de comportamento humano conseguirem entender a thick description - e acho que eles ainda não entendem -, aí sim a gente pode começar a ter medo.

Ok, pesquisei rapidamente só pra me informar. Thick Description parece simplesmente ser associações complexas a símbolos básicos. Mas aí está a beleza dessas análises estatísticas (e aprendizado de máquina), elas não requerem nada disso, o comportamento humano é tão regular que basta conhecer o passado pra prever o futuro. Pelo menos em média. Estamos longe de prever comportamentos individuais em contextos maiores que o campus do MIT.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el julho 25, 2005 8:28 PM.

Kung-fusão es la entrada anterior en este blog.

Causalidade es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.