« Big Brother is predicting you | Inicio | Windows Vista »

julho 26, 2005

Causalidade

Em matéria na Folha: açúcar pode ajudar a emagrecer. Cientistas notaram uma correlação entre pessoas magras e o hábito de tomar café com açúcar. Os pesquisadores concluíram que o açúcar, portanto, pode ajudar no emagrecimento e criaram a hipótese de que o açúcar reduz o apetite.

O problema desses tipos de pesquisa é que os pesquisadores são muito rápidos em deduzir causalidade. Um dos conceitos fundamentais da teoria da causalidade (vide Causality, de Judea Pearl) é que de uma correlação simples (tipo, quanto mais açúcar mais magro) não implica causalidade e muito menos a direção da causalidade.

Uma hipótese igualmente boa é que pessoas obesas se preocupam com o peso e não botam açúcar no café, enquanto pessoas magras colocam. Isto é, a seta da causa é invertida. Ou pode ser que não haja causalidade alguma, ambos os eventos sejam efeitos de, por exemplo, um mesmo gene que controla o peso e a vontade por açúcar.

Esse tipo de discussão ganhou breve fama devido às companhias de cigarro, que se debatiam para desacreditar a hipótese de que fumo causa câncer. O argumento é que uma hipótese igualmente boa é exatamente um gene comum que gera câncer e, ao mesmo tempo, uma vontade de fumar. Essa hipótese geraria os mesmos dados correlacionados entre fumo e câncer, mas sem a causalidade. É claro que tal hipótese exige que a taxa de câncer se mantenha constante quando o número de fumantes diminui o que, acredito, não aconteceu.

Só espero que os pesquisadores da relação gordos e açúcar tenham tomado cuidados e feito testes adicionais para determinar a causalidade (há diversas técnicas para isso). Mas aí só vendo o trabalho completo.

Em tempo: a tal pesquisa só foi feita com homens. Não se sabe se vale para mulheres também.

P.S. coisa semelhante acontece com analistas de mercado, que tiram causalidades do ar. Exemplo recente é a insistência de assumir que as subidas e descidas do dólar são causadas pela situação política. Se o dólar sobe, é devido à instabilidade política. No dia seguinte, o dólar desce e então é "apesar da instabilidade política". Não parece sequer haver correlação, quanto mais causalidade. "Situação política" é a virose dos economistas, uma explicação padrão para quando não se tem a menor idéia do que acontece.

2 comentarios

Ridículo. Eu me pergunto o que esses pesquisadores da área de alimentos acham que é "método científico".

Sobre o cigarro:

all i can say is, the native americans could not have had
better vengeance on americans than tobacco :|
hundreds of thousands of dead each year
"hey, we're going to enslave, decimate, relocate, and
destroy your way of life."
"oh, okay. here, smoke this"

Teoria da Causalidade não deveria ser creditada a Heider?? Faça uma revisão sobre isso, por favor.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el julho 26, 2005 6:24 PM.

Big Brother is predicting you es la entrada anterior en este blog.

Windows Vista es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.