« Causalidade | Inicio | King's Quest 2, Romancing the Stones »

julho 28, 2005

Windows Vista

Com a versão Beta do Windows Vista a Microsoft começa a campanha para o lançamento da nova versão do Windows. Este deverá ser um salto menor do que o do WinMe para o WinXP e certamente muito menor do que do Win3.11 para Win95, mas ainda assim estou impaciente para colocar minhas mãos na versão final.

Apesar de estarem alardeando progressos em termos de desempenho, com tempos de boot reduzidos e maior velocidade na carga de programas (principalmente devido a otimizações no gerenciamento de memória), o que estou com maiores expectativas são as Pastas Virtuais. Se funcionarem como no Opera M2 e Gmail, pastas virtuais serão pastas dinâmicas criadas com ponteiros para arquivos. Na prática, são pastas que mostram resultados de buscas, sem conter os arquivos ali mostrados fisicamente. Com isso, é possível mostrar o mesmo arquivo dentro de várias pastas virtuais sem com isso criar múltiplas cópias físicas, o que gastaria espaço no HD. Perfeito para organizar fotos e músicas.

Apesar de ser uma heresia no meio geek, eu gosto do Windows. Acho um produto fabuloso. O problema de engenharia que é criar um Sistema Operacional como esse é algo fantástico. E nem é justo comparar com MacOS e Linux, esses tiveram a chance de começar do zero sem nunca se preocupar em suportar hardware e software obsoletos. Mesmo o MacOS X não tem suporte algum para seus antecessores, enquanto o WinXP roda programas do Windows 3.0! Isso aliado a necessidade da MS de suportar virtualmente cada peça de hardware existente no mercado (eles não tem o luxo de ter hardware padrão nem lançar o SO sem suporte a boa parte dos equipamentos), acho admirável o trabalho que fazem.

Dito isso, estou sim ansioso pelo Vista. Não será revolucionário, mas certamente será um progresso sobre o XP. E quem sabe o Internet Explorer 7 não se torna usável?

6 comentarios

Opa, pera lá, tem certeza que esse não é um post para outro contexto, por mim poderia ir para o Troll sem problemas. :-)

Brincadeiras a parte, problema de engenharia sim, um negócio com milhões de linhas de código não é nem um pouco simples de manter. Suporte de software...é, meia boca, eu diria que são muito mais interessantes os truques que a Apple vai usar para dar suporte a duas arquiteturas diferentes no mesmo sistema. A MS deve simplesmente emular execução dos softwares, como a Apple faz com as coisas do Mac OS 9. Agora, quanto ao hardware, vai me desculpar mas o único suporte que a MS implementa é o "monitor genérico" e coisas do tipo, o resto fica por conta dos fabricantes que criam seus próprios drivers, sem trabalho nenhum para a MS! E como assim o linux não suporta hardware obsoleto? Acho que tu consegue colocar linux em máquinas que um windows nunca ia nem sonhar em rodar.

Explorer 7? A sim, agora ele vai ter tabs. :-P

Po, eu nunca tive que instalar driver algum no meu Windows XP. Certo, o monitor era genérico, mas continua sendo até hoje pois não precisei de driver específicos.

O MacOS rodava os programas do 9 rodando TODO o MacOS 9 dentro do MacOS X. Um horror. O Windows mantém API compatível há um bom tempo. Certamente o sonho dos engenheiros na MS é jogar tudo pra cima e começar um SO do zero.

Sim, todo o MacOS 9 abre dentro do X, em um layer seguro e independente. Veja, o Mac mudou radicalmente seu OS, e mesmo assim oferece compatibilidade, agora dentro de um sabor unix. Quer beleza de engenharia maior, como também maior respeito aos programas obsoletos?

Novamente Ricardo, se não instalastes nenhum driver, não é por que a MS faz driver para tudo, eles apenas empacotam um monte de driver dentro do Windows, feitos pelos próprios fabricantes.

Agora, se achas estas pequenas coisas méritos gigantes, podemos começar a falar das coisas toscas que os engenheiros da MS colocam no windows.

haeuhaeuha, não entendo uma vírugla do debate técnico...
mas acho mesmo incrível o windows (afinal sou um mero usuário), mas sempre que se defende o Linux eu tomo partido pelo segundo pelo simples fato de se tratar de software livre e tal. Pois a microsoft é bem cretina - ou bem inteligente no mundo neoliberal - o que dá na mesma pra mim, hehe.

abraço

Querem uma opinião parcial? O Windows é legal. ;)

Sério: se não fosse ele, mamãe não usaria computadores.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el julho 28, 2005 10:22 PM.

Causalidade es la entrada anterior en este blog.

King's Quest 2, Romancing the Stones es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.