« Windows Vista | Inicio | Jogos e Inteligência Artificial »

agosto 1, 2005

King's Quest 2, Romancing the Stones

kingsquest2.jpg
Em clima de nostalgia e pseudo-protesto às exigências técnicas de novos jogos, fui preencher uma lacuna no meu curriculo de adventures: King's Quest 2: Romancing the Stones. Para os nascidos ontem, o primeiro jogo da série King's Quest foi pioneiro no uso do modelo em terceira pessoa, hoje amplamente utilizado. Tal modelo é aquele onde você vê o personagem no ambiente e o controla usando o teclado ou mouse.

O segundo jogo da série originalmente oferecia gráficos em 320x240 pixels e, se não me engano, 16 cores. E mouse era artigo de luxo, logo o controle era pelo teclado e você tinha que digitar as ações: "use shovel with grave". Como até nostalgia tem limite, optei pelo remake do jogo, criado pela Tierra Entertainment/AGD Interactive já com gráficos VGA, efeitos sonoros e vozes. Infelizmente, com o pacote, vem também a interface baseada em ícones. Eu gostava de digitar.

O jogo é fabuloso e a AGD fez um ótimo trabalho de adaptação para a nova interface. Desta vez, o seu personagem (seu alter-ego), o Rei Graham, parte em uma clássica aventura para salvar aquela que será sua esposa, presa em uma torre em um mundo desconhecido. Eu lembrava da série King's Quest como uma série mais sóbria, mas minhas memórias estavam erradas. O jogo não tem nada de clássico, no sentido estrito-artístico da palavra. Ao contrário, como praticamente todos jogos da Sierra, ele é um exemplo de pós-modernismo cheio auto-referência, despretensão e ironia. Ainda que o humor não seja tão escrachado como em outras séries, como Quest for Glory ou Larry, não se deixa de dar boas risadas com os eventos absurdos que acompanham o pobre rei em sua jornada.

Para quem procura um bom jogo que rode até nas máquinas mais modestas e tem paciência com adventures, esta é uma ótima pedida mesmo para quem já jogou o original. Os gráficos VGA criam um clima totalmente diferente e recomendo muito que se instale o "speech pack", que habilita as vozes das personagens.

Quem nunca jogou a série, vai querer primeiro tentar o remake do primeiro da série.

2 comentarios

Tá, quer dizer que o PacMan é posterior ao King's Quest? Ou o "VideoJogo", em que controlávamos os pauzinhos dos jogos "esportivos"? Eles são em terceira pessoa, não? (Tá, não entendo nada de video game...)

Oh não, me expressei mal. Não é o tipo de controle para todos os jogos, apenas para o tipo "adventure". Antes disso ou era tudo texto ou era em primeira pessoa (tipo Quake e Doom, mas com cenas estáticas).

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el agosto 1, 2005 6:16 PM.

Windows Vista es la entrada anterior en este blog.

Jogos e Inteligência Artificial es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.