« EarthCast | Inicio | Game Boy Micro »

agosto 16, 2005

Peekaboom

Depois do programa Seti@Home requisitar nossos computadores para procurar por vida inteligente extraterrestre, é a vez de um projeto requisitar nossos cérebros para dar vida inteligente aos computadores. E de uma forma divertida.

O jogo Peekaboom se parece com um jogo on-line inocente. Deve ser jogado em pares e a um jogador é mostrado uma figura e o outro deve tentar adivinhar que figura é essa. Para tanto, o primeiro jogador escolhe partes da imagem para serem mostradas. Os jogadores fazem tanto mais pontos quanto menos partes forem mostradas.

Enquanto o jogo é até divertido por si só, é seu uso que o torna tão interessante. Enquanto os jogos acontecem, um algoritmo de aprendizagem está constantemente analisando que partes são escolhidas e em que ordem. O objetivo é compreender que informações são realmente importantes em uma imagem, de forma que quando uma máquina olhar uma foto ela saiba o que deve olhar para saber do que se trata.

A idéia por trás é que as pessoas são bastante boas nesse tipo de tarefa e que algoritmos podem se beneficiar de utilizar um método semelhante. Um dos problemas de analisar imagens é que geralmente estas são muito grandes e tomam um tempo considerável no processamento. Ao se restringir a área que será processada àquelas que são realmente úteis, poupa-se tempo e pode viabilizar algo mais sofisticado e inteligente.

O jogo é bom mesmo sem isso tudo. Então ajudem o projeto e joguem.

1 comentario

aargh plugin java! :P

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el agosto 16, 2005 9:26 PM.

EarthCast es la entrada anterior en este blog.

Game Boy Micro es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.