« Poemas de Marvin | Inicio | Conversor para mp3-player »

outubro 20, 2005

Armas

Aparentemente o maior efeito desse plebiscito pela venda de armas está sendo criar uma cultura de armas inexistente no país. Se antes as pessoas sequer consideravem ter uma arma, hoje já pensam no assunto. O aumento explosivo de venda de munições nas últimas semanas é prova disso - as lojas estão ficando sem estoque já.

Esse é o problema com sociedades. Ao contrário do ditado popular, às vezes não pensar em um problema faz o problema desaparecer. Mas quando não desaparece, é melhor que as pessoas se informem sobre o assunto. Mas informação gera cultura e criar uma cultura sobre armas pode não ser o que um país deseja.

Acho que deviam adiar o plebiscito. Tivemos um aumento de venda de armas e munições, deveríamos esperar três meses e verificar o que acontece com a criminalidade. Se a teoria de que mais armas é bom, veremos uma redução no crescimento de crimes. E então poderemos tomar uma decisão realmente informada.

5 comentarios

Não. A teoria não é que mais armas é bom. A teoria é que se o bandido tiver certeza que não temos armas, teremos um grande problema. Não podemos colocar o "sim" x "não" como um confronto entre o "bem" e o "mal". Não é nada disso. Se o referendo fosse para proibir mundialmente a fabricação de armas, eu votaria "sim". Mas como é sobre proibir a venda de armas legais no Brasil, eu voto "não". Gostei de ver como o programa do "sim" se implodia por ele mesmo. Primeiro eles disseram que 81% das armas apreendidas com bandidos eram, originalmente, de procedência legal. Depois disseram que armas legais é coisa de rico; que o pobre nunca poderia se defender dessa forma, já que para conseguir comprar uma, as despesas chegam a R$3 mil. Bom, se só os ricos conseguem comprar armas, como é que 81% das armas apreendidas foram legais um dia? Ou se apreende muito pouca arma nesse país, ou tem algum número muito errado aí. Só foram vendidas 1229 armas legais em 2004 no Brasil. Isso não é suficiente para abastecer o crime ou para gerar os altos números de acidentes domésticos.
Quer saber? Na verdade, estou cansando desse assunto. :) Ainda bem que eu já votei. :)

E eu achava que eu tinha feito um post neutro :P

Pior que fez. :)
Mas eu não deixei de perceber o "sim" entranhado no teu pensamento :) EHheh

Tenho minha teoria de que toda essa coisa de plebiscito foi criada pela própria indústria de armas pra esquentar as vendas. "Vamos assustar as pessoas e dizer pra elas que elas não vão mais poder mais comprar armas... aí é que elas vão comprar adoidado". Viva a psicologia reversa. Parece que os plantadores de brócolis tão fazendo algo parecido, pra ver se as vendas aquecem.

Realmente, houve um aumento absurdo de muniçoes nos últimos meses. :)

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el outubro 20, 2005 7:28 PM.

Poemas de Marvin es la entrada anterior en este blog.

Conversor para mp3-player es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.