« Curitiba | Inicio | Google Analytics »

novembro 16, 2005

It's...

spanish_inquisition.jpg
Estou revendo todas temporadas de Monty Python's Flying Circus, série que começou em 1969 e contou com 3.5 temporadas. Em uma coisa eles se destacam das séries até hoje: nonsense extremo e... Em duas coisas eles se destacam das séries até hoje: nonsense extremo, textos impecáveis e... Em três coisas eles se destacam das séries até hoje: nonsense extremo, textos impecáveis, uma auto-referência incomum e...

Entre as coisas que os destacam das séries até hoje estão: nonsense extremo, textos impecáveis, uma auto-referência incomum e spam, spam, spam. E albatrozes.

silly_walk.jpg
Há séries que olhando no contexto da época achamos muito boas e impressionantes. Monty Python Flying Circus é muito boa e impressionante mesmo para os padrões de hoje. Difícil é creditar a um único aspecto o imenso sucesso, mas tendo que escolher um eu escolheria o timing fantástico de cada inserção. Ou a falta de timing, que é a essência do nonsense. É claro que a boa direção e os bons atores ajudam: há tomadas longuíssimas, impensáveis para os padrões de hoje. Piadas politicamente incorretas salpicam o todo sem cair em um estilo Casseta e Planeta, isto é, tudo com bom gosto ou pelo menos graça. E a inovação é constante, graças à auto-referência. Cada episódio retoma não só o que ocorreu em episódios passados, mas também o que se passou entre os episódios, incluindo comentários de críticos e de público. E quando está-se acostumando e observando um padrão nos punchlines, eis que inserem elementos absurdos e destróem qualquer tentativa de previsão.
funniest_joke.jpg

As séries americanas suavizaram esse tipo de humor, colocando-o em doses menores para manter um enredo ou simplesmente com medo de que o público não fosse entender. Já no Brasil, pelo menos na TV, ainda parece haver um tipo de humor da idade das pedras.

6 comentarios

Ricardo, daonde tirasse as séries? Alugaste? Baixaste?

Estou baixando, mas pretendo comprar o 16-ton pack :)

"Funniest Joke" é massa :D

olha só, eu adoro o Monthy Python, principalmente o episódio sobre a importância de se esconder... e quero aproveitar pra falar sobre o post de curitiba... bem, o que estraga essa cidade são as pessoas... em oposição à Porto Alegre.. a grande vantagem é: ela está perto de SP. teus comentários fazem sentido, a cidade é mais limpa, mais projetada, mas falta um certo charme...

sempre achei isso do humor brasileiro, ae esses dias aluguei TV Pirata.. na epoca, eu nao achava a minima graça.. ae quando fui ver agora, ri horrores e pensei "nossa, tinha isso no brasil!". o humor de hj nao chega nem perto.

Alow,
Onde tu tá baixando? E tá guardando?
Eu tô baixando a coleção em dvd. O primeiro eu já tenho.
Na Cultura, a coleção de dvds custa uns 860 reais. :)

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el novembro 16, 2005 9:58 PM.

Curitiba es la entrada anterior en este blog.

Google Analytics es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.