« Mundo velho, afinal | Inicio | Cinco Seis coisas para melhorar o Opera »

dezembro 13, 2005

Alexa Websearch

Muita gente ainda deve lembrar da Alexa, uma empresa de indexação de conteúdo (como o Google, Yahoo e outros)criada em meados dos anos 90. Conhecida também por estar por trás dos Internet Archives. Com o crescimento vertiginoso do Google, sua presença pública acabou ficando restrita.

Pois agora eles resolveram fazer algo muito interessante. Resolveram abrir seus crawlers e bancos de dados para quem estiver interessado. Basicamente, qualquer um pode criar seu próprio mecanismo de busca na internet utilizando os recursos disponibilizados pela Alexa. A novidade vai além de simplesmente criar uma interface para um mecanismo de busca existente. Por exemplo, hoje se pode criar uma página HTML com a cara que se desejar que simplesmente envia as consultas para o Google. O que a Alexa propõe é permitir a programação de novos algoritmos para realizar a busca.

Assim, pode-se criar mecanismos que dão ênfase diferente a tipos de conteúdos diferentes - coisa que usualmente é fixa. No Google, por exemplo, sites muito "linkados" recebem prioridade e aparecem antes na pesquisa. No Alexa, pode-se pensar em criar buscas mais contextualizadas ou personalizadas, que retornem resultados mais relevantes ao gosto do freguês. Tudo utilizando o que eles já indexaram e continuam a indexar.

A parte ruim é que não é de graça. O custo fica em U$1,00 por "transação", sendo que uma transação significa muitas coisas, podendo ser uma hora de computação, 1GB de transferência, 50GB de processamento, entre outras. Não tenho idéia do quanto significa isso, mas parece que não é algo muito caro.

Já estão falando, é claro, que isso bem pode diminuir a influência do Google a médio prazo, já que potencialmente teremos centenas de mecanismos de buscas diferentes e muitos especializados. Mas como esses mecanismos de buscas terão que reverter renda de alguma forma, acho mais é que o Google pode ser dar bem nisso - fornecendo seus AdSense para todos novos mecanismos.

2 comentarios

Se eu processar 50GB em uma hora, eu pago 1 ou 2 dólares? E depois tenho que pagar mais 50 dólares para mandar os resultados para a minha máquina?

ahn, acho que não né... se eu processar 50GB para ter um resultado de 50GB meu processamento não deve fazer lá grande coisa.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el dezembro 13, 2005 6:30 PM.

Mundo velho, afinal es la entrada anterior en este blog.

Cinco Seis coisas para melhorar o Opera es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.