« Porcos imortais | Inicio | Alexa Websearch »

dezembro 10, 2005

Mundo velho, afinal

O mundo, nos era prometido, seria um mundo cooperativo e livre. A força das massas seria canalizado para criar informação, produtos e ferramentas para as próprias massas, pelas próprias massas. Começou com o Software Livre, mas o melhor exemplo é (ou era) a Wikipedia.

Com as notícias do aperto nas restrições de edição na Wikipedia, começa-se a observar novamente que um mundo cooperativo não vive muito tempo sem a ação de cheaters. E cheaters, no mundo da informação, são pessoas que se aproveitam da confiança depositada no meio para espalhar inverdades, ou verdades parciais. É certamente um dos motivos por trás de terem dado a exclusividade à escrita de notícias a jornalistas apenas - jornalismo (e no caso, informação enciclopédica) não é para qualquer um.

Espero que a Wikipedia consiga se manter viva e ativa com as novas restrições, é uma fonte de consulta inigualável mesmo se a partir de hoje nunca ninguém mais escrever nela. Acho que estão certos em adotar tais restrições, o alcance e confiabilidade da Wikipedia trazem também certas responsabilidades - não é mais tolerável que certas informações falsas circulem sem considerações pelas suas conseqüências ainda que no limite elas sejam corrigidas pela equipe ou usuários.

O outro exemplo moderno de cooperação é o Software Livre, e mesmo esse já está mostrando seus limites. É claro que são (possíveis) limites de modelos atuais, que estão longe de serem fixos. O futuro parece promissor desde que as pessoas continuem devidamente motivadas. Imagino que isto deva continuar até o fim da Microsoft. Não teremos coragem de querer desbancar a Apple quando ela dominar o mercado, lá por 2110.

Seja como for, cooperação entre seres não muito altruístas é mais complicado do que ideologicamente queremos acreditar. Já dizia o sr. Axelrod.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el dezembro 10, 2005 12:29 AM.

Porcos imortais es la entrada anterior en este blog.

Alexa Websearch es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.