« Enquanto isso... | Inicio | Meanwhile... »

julho 19, 2006

Pesadelo

São coisas como essa que não me deixam dormir a noite.

Parece-me possível usar o fenômeno das fendas duplas no nível quântico para testar algoritmos de criptografia ou pelo menos funções de "uma mão". Grava-se a informação, criptografa-se os dados e verifica-se se há ou não franjas. Se há franjas, o algoritmo funciona, caso contrário não. Seria uma prova tão forte quanto uma prova teórica...

Ou não. Se acreditarmos que tal prova é uma prova realmente forte, então ela realmente será - pois jamais tentaremos quebrar a criptografia e ler os resultados. Mesmo se a criptografia for fraca. As franjas apareceriam se o algoritmo for correto OU se acreditarmos que o algoritmo é correto. Pior. É necessário que todos os seres humanos ou seres pensantes que vierem a existir e ter acesso aos dados acreditem que é um algoritmo correto e não tentem quebrar o código. A presença de franjas seria a garantia de que nunca ninguém irá conseguir quebrar o código, seja por incapacidade ou por nunca tentar, o que na prática é o mesmo que ter um excelente algoritmo de criptografia.

Que diabos. Podemos fazer melhor. Criptografamos com um algoritmo reconhecidamente forte, que necessite uma senha (reconhecido talvez pelo experimento anterior, utilizando inicialmente senhas aleatórias devidamente apagadas após o processo). Enviamos a senha para o espaço, literalmente, para uma galáxia distante. Se não houverem franjas, significa que um dia conseguiremos rehaver a senha - isto é, conseguiremos alcançar a chave. Ou algo pensante alcançará a chave e virá à Terra obter os dados criptografados. De qualquer forma, teremos contato no futuro com galáxias distantes. E se enviarmos a chave usando ondas eletromagnéticas, em princípio JAMAIS alcançaremos a chave - mas se não houverem franjas, então deve haver vida inteligente para onde apontamos a senha, pois teríamos que viajar mais rápido que a luz para que nós mesmos pudessemos alcançar a senha. E saberemos que teremos construído um registro muito durável dos dados. Assim, o experimento da dupla fenda no nível quântico é uma bola de cristal se bem usado.

Bicho-papão nada. No meu armário tem uma fenda dupla. Minha esperança é que daqui a 50 anos iremos rir desse experimento dizendo algo como "haha e aí o cara esqueceu de tirar os óculos, o que causava a refração haha cientistas dessa época eram tão estúpidos".

11 comentarios

eu nao entendi direito as franjas. mas concordo contigo qdo falas que daqui a 50 anos vamos rir de tudo que fizemos e qualificamos como "tecnica avancada".

aqui na cristalografia a tecnica mais avancada eh usar BIGODES DE GATO (serio) pra induzir a precipitacao das proteinas. eles falam com tanta seriedade da sua descoberta maravilhosa, quando um fio do pelo da bichana caiu no cristal, fazendo com q crescesse o dobro. eu nao preciso de 50 anos pra morrer de rir desse papo.

De qualquer forma, nossos laptops "grandes", com tela de lcd vao ser motivo de riso. Nosso jeito de programar, passando horas a fio escrevendo comandos, tb. E nosso jeito de proteinar, desenhando atomos, vai ficar ridiculo.

pesadelo..

assim como o pai programava em centenas de cartões furados, cris...

Não entender as franjas é que é assustador :)

Lê o link. Eu já tinha lido a respeito há algum tempo, mas em referências não sérias, e ontem resolvi pesquisar sobre o assunto. Me assustei pois, aparentemente, é sério mesmo.

buaaa vc me chamou de assustadora

"Se não houverem franjas, significa que um dia conseguiremos rehaver a senha - isto é, conseguiremos alcançar a chave"
Aih, nao entendi... Pq uma coisa implica na outra?

E a proposito, meu laptop nao eh "grande" , ele jah eh pegueno... hehehehe

Tá, depois que tu me explicou e que eu vi o videozinho no youtube, entendi. e não adiantou nada, agora sou eu quem não consegue dormir à noite pensando em como isso é possível.
e pare de escrever posts que requerem leitura prévia, queremos tudo explicadinho.
cris: olha esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=mN_Y5CnsokQ

A ciência não pode explicar montes de coisas... Ainda bem. Mas que elas existem/acontecem, isso é verdade.

Franjas são a última moda agora. Tu não viu no São Paulo Fashion Week?

não vais mais postar não?

hehehe vou vou, eventualmente :)

Ufa, ainda bem que pelo menos eu tô na moda.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el julho 19, 2006 8:29 PM.

Enquanto isso... es la entrada anterior en este blog.

Meanwhile... es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.