« Get Lamp | Inicio | Anúncios e Linguagem »

agosto 20, 2006

Teoria das Cordas

Tudo que sei de Teoria das Cordas está no que eu não entendi na época que li os livros do Stephen Hawking e no que estou lutando para entender no "O Universo Elegante". Mas isso não me impede de formular minha própria teoria sobre a teoria. Se por nada mais, para despertar a ira dos Físicos de plantão e apresentar uma analogia divertida para Ciência em geral.

Em resumão, a Teoria das Cordas se propõe a ser uma teoria unificadora entre a Física Quântica e a Relatividade, ao incorporar a gravidade em uma teoria quântica. A idéia é que o Universo é composto não de partículas indivisíveis, em última instância, mas por cordas vibrantes. Tudo seria então composto de cordas que vibram e os modos como vibram são percebidos como partículas fundamentais - incluindo aí o Grávitron, do qual dependeria a gravidade. Então a teoria explica alguns vários fenômenos quânticos e ao mesmo tempo explica a gravidade.

Lendo o Universo Elegante, fiquei com a impressão de que a Teoria das Cordas mais parece uma Teoria dos Elásticos. Agora entra a analogia divertida. Imagine a Ciência como um todo como uma placa de madeira com pregos, onde os pregos são as evidências experimentais no mundo real. Podemos passar um barbante rígido entre os pregos, representando uma teoria. Se passar por todos os pregos, então a teoria explica bem as evidências. Mas quando surge um prego novo, a teoria-barbante pode não conseguir englobá-lo por ser rígido, acabando por se romper. Mas interessantemente, algumas teorias-barbantes parecem presos em pregos que ninguém está vendo. A Teoria da Relatividade é um caso - ela previa um prego que ninguém via estar lá (a distorção de raios de luz de estrelas distantes, por exemplo). Ao comprovar-se a existência do prego, aumenta-se significativamente a credibilidade da teoria.

Uma Teoria Elástico, porém, é tão flexível que consegue englobar uma quantidade muito grande de pregos novos, mesmo quando estão distantes. A Teoria das Cordas me parece uma teoria elástico - ela surgiu para explicar um certo conjunto de fenômenos, mas passou a englobar novas evidências que surgiram posteriormente - mesmo evidências consideravelmente distantes dos pontos originais. Ela se estica para englobar novos pregos.

O problema de uma teoria elástico parece estar na possibilidade maior de overfitting. Este é um termo aplicado em Aprendizado de Máquina, denotando que um conceito se tornou restrito demais, podendo explicar os dados vistos até então, mas incapaz de generalizar além disso - i.e. fazer previsões. Exemplo: você nunca viu carros antes e passa por três e lhe dizem que são carros. Um possível modelo de carro que se criaria seria (a) "coisas que têm quatro rodas, possuem motor e carregam pessoas". Outro seria (b) "estes três veículos que passaram nesta seqüência por mim neste momento". Outro ainda poderia ser (c) "coisas que passam por mim".

O modelo (a) parece razoável. Se passar um novo carro, provavelmente você o identificaria como um. O modelo (b) é problemático e é típico de overfitting - se passar um novo carro, com certeza ele não será um daqueles que já passou por você, naquele momento. Já no modelo (c), se um novo carro passar por você, ele será corretamente identificado; mas também serão classificados cachorros, pessoas e tudo mais como carros. O modelo (c) é tão genérico que é capaz de englobar novos pregos (novos carros que passam por você), mesmo pregos muito distantes do conceito de carro.

O modelo (c) é uma teoria elástico. Ela é tão genérica que consegue englobar novas evidências quando surgem, mas é incapaz de gerar previsões - isto é, é incapaz de mostrar novos pregos que não conhecemos, ainda que englobe os pregos que já conhecemos (e venhamos a conhecer) de uma forma muito bonita.

Talvez uma Teoria Unificadora tenha que ser ultimamente uma teoria elástico, afinal ela tem que ser capaz de ser muito flexível para englobar tudo. Mas o quão flexível se pode ser sem causar overfitting? Quando é que nos distanciamos do conceito que desejamos aprender (do que é feito o Universo, no caso) para criar algo que é tão genérico que, sim, explica do que é feito o Universo mas que também explicaria se o Universo fosse qualquer outra coisa?

No estágio atual, os Físicos ainda estão testando a elasticidade da teoria, mas todos gostariam de ver o elástico se esticar sozinho em alguma direção, apontando a existência de um prego desconhecido. Previsão ainda é a melhor forma de saber que não está acontecendo overfitting, afinal não é possível aprender algo que não se viu.

Para ser justo, a Teoria das Cordas faz algumas previsões. Por exemplo, que o Universo têm que ter 10 dimensões totais. Mas ela também prevê que esse é um prego inalcançável - você tem que acreditar que ele está lá, por que não será possível vê-lo. O Grissom diria que isso é muito conveniente...

Seja como for, a Teoria das Cordas é o melhor que temos atualmente para explicar o Universo como ele é. Se a teoria é suficientemente genérica para explicar outros Universos, talvez seja por que existam outros Universos afinal de contas. Mas é impossível não ter a sensação de que a Teoria é apenas uma visão parcial da Realidade. Isto é, é um elástico entre pregos e não a placa de madeira onde estão os pregos.

12 comentarios

Legal, belo post.

eu achei q tu ias falar da teoria das cordas propriamente dita, ae eu ia vir aqui ficar blablazeando. mas acaba que me diverti MUITo lendo tua analogia dos pregos e dos elasticos. as vezes eu tenho a sensacao de q, apesar de estarmos todos mto serios trabalhando nos nossos laboratorios, estamos apenas inventando barbates e elasticos. Talvez eles nao precisassem existir, e os pregos seriam suficientes, mas cada grupo de pesquisa cria seu unico barbante, q passa por pregos diferentes, e fica numa eterna disputa contra o barbante dos outros.

comeco a pensar q essas abordagens sao reducionistas demais, e a placa de madeira, ou o universo, ou a placa de petri, ou o tudo de ensaio sao sistemas complicados demais, q devem ser analisados na sua complexidade e na forma unica como todos sao..

http://www.tenthdimension.com/flash2.php

Clique ali nos numeros girando, eh divertido.

Muito legal a tentativa! Mas difícil de imaginar ainda assim :)

Apareceu em CSI o Grissom falando logo no final sobre a teoria das cordas, mas ai eu nao entendi nada u.u e mesmo que ler seu post tenha dado uma ajudinha baasica continuo sem entender nada. (santa ignorancia) e eu fiquei completamente cuirosa, eu pareco um cachorrinho teimoso, quando eu pego com a boca eu balanco ate que esteja morto u.u
Mas ta otimo, ficou menos confuso. ^^
Kissus

Hoje vi uma entrevista do cara que criou a teoria das cordas. Ele se referia ao graviton. A opinão que ele expressava era aquela em que o homem quer ler os pensamentos de Deus. Universos bolhas tambem era outra ideia.

Hoje vi uma entrevista do cara que criou a teoria das cordas. Ele se referia ao graviton. A opinão que ele expressava era aquela em que o homem quer ler os pensamentos de Deus. Universos bolhas tambem era outra ideia.

foi otima sua analogia com os barbantes e tudo mais, mas voce deixou claro no final que nao acredita que a teoria das cordas é a teoria do tudo. creio que sua visao de mundo ainda esta como a dos cientistas do seculo XIX que se recusavam a abandonar a visao conservadora de mundo e que buscaram teoriaas mais "normais" para explicar alguns fenomenos de natureza quantica e etc.
a ciencia esta em novo degrau!

achei super interessante sua analogia para a teoria das cordas " agora vou pensar como elásticos". é, seria como sempre deixar aberta a possibilidade de mais um, ou seja: uma bilheteria onde os ingressos se esgotaram , mas sempre caberá mais um expectador , e o show só inicia quando não faltar mais nenhum!! ou seja defina quando??!!

Uma excelente analogia, dessa forma torna-se mais fácil para quem está tentando entender a nova teoria fazendo comparações com conhecimentos anteriores. Só uma dúvida: Não seriam 11 dimensões? 3 espaciais, 1 dimensão temporal e 7 dimensões recurvadas?

ainda não entendi completamente essa teoria, mas sempre imaginei que as descobertas da fisica ainda estavam muito limitadas, sempre considerei o raciocinio: se continuarmos dividindo a materia nas menores partes possiveis chegará a nada e não à particulas pontuais que os fisicos dizem hoje em dia, mas esse pensamento é dificil, como algo pode ser feito de nada. aí surgiu a teoria das cordas que diz que toda materia é feita de pequenas cordas que vibram com varias frequencias como cordas de violão. E as diferentes particulas são como notas musicais. Mas, essa teoria das cordas ainda dizem que existe uma unidade fundamental da materia, não mais como ponto e sim linhas. É aí que eu que não entendo, mas, vou continuar estudando. Continuando com meu raciocinio do inicio, como que alguma coisa pode ser feito de nada?... então a nossa realidade não existe?...e se os pontos fundamentais da materia forem feito de energia apenas, energia tão potente que pode parecer solido, e o resto da materia do universo serem feitos com energia em estado solido, afinal não é isso que diz a famosa equação de Ainsten E=mC2. a teoria das cordas quase explica isso, mas devemos esperar novas descobertas...........

É uma pena ver tanta gente inteligente tentando explicar Deus, quando Ele próprio é que toca essas notas, formando todas as coisas.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el agosto 20, 2006 9:15 AM.

Get Lamp es la entrada anterior en este blog.

Anúncios e Linguagem es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.