« Viagem à Índia | Inicio | Por que dormimos? »

janeiro 9, 2007

Índia I

A chegada à India foi via Delhi, de onde pegamos um vôo doméstico para Hyderabad. Há que se trocar de terminal, então nos direcionaram a um ônibus que faz esse serviço. Pior primeira impressão do país, impossível. Os terminais são bastante feios, nossas rodoviárias tendem a ser mais organizadas e bonitas que os aeroportos. O ônibus, então, nem se fala. Achei que não andaria ou que perderia partes no caminho.

No ônibus, pudemos sentir um gostinho do tráfego indiano. Foi até o outro terminal pelas pistas dos aviões, buzinando constantemente. Presumivelmente, irritado com tantos aviões na frente. Posso atestar, porém, que é seguro passar atrás de turbinas de aviões - o ônibus não sai voando, como diz o mito.

Os aeroportos por aqui parecem ser militares, aliás. Muitos militares armados que revistam todos várias vezes durante o percurso nos terminais. São educados, mas assustam.

A chegada a Hyderabad foi via SpiceJet, uma companhia de baixo custo indiana. Avião ok, mas provavelmente o mais apertado que já vi na vida. O vôo não atrasou e uma comitiva do congresso estava esperando no aeroporto de HYD, facilitando encontrar um transporte até o hotel. O táxi que nos arranjaram, como o ônibus, também já viu dias melhores. No caminho até o hotel, pudemos sentir a primeira grande experiência indiana: dirigir nas ruas da cidade. A primeira coisa que deve ser notada é que a buzina aqui é usada não como método de insulto ou advertência, mas como um instrumento de direção. Todos buzinam constantemente, de forma a alertar os que estão na volta que eles existem - algo necessário, dada a falta de espelhos retrovisores em muitos veículos. Os carros literalmente se jogam onde houver espaço e é realmente surpreendente que não hajam acidentes a cada quadra. Se reclamamos do excesso de motos (e falta de cuidados de motoqueiros) no Brasil, aqui a quantidade de motos é infinitamente superior e os motoristas são, para dizer o mínimo, ousados (para não dizer loucos). O contraste nos foi ainda maior pois viemos de Londres (porém, interessantemente, os londrinos tem lá suas peculiaridas - eles podem estacionar onde bem entenderem, inclusive na contra-mão, tornando no mínimo complicado saber que mão tem as ruas com base nos carros estacionados).

Ainda sobre o tráfego, os carros são na maioria bastante antigos, mas compartilham espaço com suntuosas Mercedes e BMWs e também com bicicletas e uma espécie de moto coberta muito popular por aqui. A falta de calçadas na maioria das grandes ruas força os pedestres a também compartilharem o mesmo espaço, em um caos difícil de imaginar sem estar aqui para ver.

Chegando ao hotel, a primeira boa impressão. O Taj Krishna é um espetáculo em tamanho e luxuosidade. Dizem ser o melhor hotel da cidade e acredito ser verdade. Ainda que a diária seja cara, todos os demais serviços são muito mais em conta. Come-se bem no luxuoso restaurante de comida típica do hotel por menos de 50 reais por pessoa. É indescritível, especialmente vindo de Londres, a sensação de estar em um país com moeda fraca em relação ao Real. Todos os preços se divide por 20 para uma estimativa em Reais, o que torna muito aprazível fazer conversões.

A conferência em si está sendo realizada no centro de convenções da cidade, outro luxo que contrasta com todo o resto. O enorme centro é novíssimo e confortável, ainda que tenha suas peculiaridades (por exemplo, sempre nos revistam para entrar no prédio).

Ainda não pudemos explorar a cidade. Em parte devido a conferência ter tomado bastante o tempo (minha apresentação foi boa, aliás), mas também por que peguei uma gripe que me derrubou completamente. São 3 da manhã por aqui (7 horas e meia a mais de fuso) e espero minha febre baixar dos 38 para tentar dormir.

Mais notícias, em breve.

1 comentario

Namastê.......................from Brazil.

OLá , sou Gizele , morei na India , mais precisamente em Secunderabad - Hyderabad , por quase 2 anos.
Tenho o mesmo ponto de vista seu a respeito da India, é uma loucura, me lembro de tudo isso aí com muita saudade.....

Me escreva .

O que vc está fazendo por aí ? está à trabalho ?

Best Regards
Gizele

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el janeiro 9, 2007 7:43 PM.

Viagem à Índia es la entrada anterior en este blog.

Por que dormimos? es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.