« Windows Vista em um Asus W5Ae | Inicio | Robótica Comportamental »

fevereiro 28, 2007

Mapa da Violência no Brasil

A OEI fez recentemente em conjunto com o Ministério da Saúde um estudo sobre a violência no Brasil. Alguns dos resultados são animadores, outros preocupantes e outros apenas "interessantes". O estudo completo está aqui.

Em 2004 houve uma queda no número de homicídios em geral, quebrando a tendência de aumento registrada constantemente nos dez anos anteriores, como pode ser vista na figura abaixo. O estudo atribui às políticas de desarmamento esse resultado mas não sei por que não incluíram dados de 2005 e 2006.

crescimento da violência

Em dez anos, o Rio Grande do Sul caiu de 18o estado com maior taxa de homícidios para 20o. Estamos melhorando. O estado com menor taxa é Santa Catarina e o com maior taxa é Pernambuco. Eu tinha certeza que seria o Rio de Janeiro, que aparece apenas em 3o. Creio que há uma ênfase desproporcional na mídia em relação ao RJ, já que me parece que há mais notícias sobre mortes por lá do que em Pernambuco.

Interessantemente, pouco mais de 70% dos homicídios se concentram em 10% das cidades brasileiras. Isto é uma alta concentração. Deve existir uma lei de potência por trás disso, com muitos municípios pouco violentos e poucos muito violentos, o que tornaria uma classificação média no país injusta.

O estudo também aponta um fenômeno que vem se acentuando, a migração da violência para o interior. As taxas de homicídio nas metrópoles mostrou estagnação, enquanto no interior há um crescimento contínuo.

5 comentarios

Essa ênfase da mídia, na minha opinião, é simplesmente pq a mídia do RJ existe em maior escala. Assim como parece ter mais serial killer e gente idiota nos EUA. É simplesmente pq têm uma mídia mais evoluída capaz de noticiar tais fatos que de outra forma passariam despercebidos.

Com certeza a midia da mais enfase e é mais eficiente no Rio, mas que lá é um Iraque nem precisa comentar. Em outras regiões além da pobreza e de uma polícia incompetente ainda tem aquela cultura de resolver a coisa na bala por falta de uma política decente que será sustentada por um bom tempo por uma bolsa familia que tende a perpetuar essa situação.

Concordo com o burno em partes.
Na minha opinião a midia usa a violência com um abafo de outras coisas importantes.

se existe inferno é no rio de janeiro!?!?!?!?!?!!!!

Eu axo isso msm....
tenhu 20 anos e concordo

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el fevereiro 28, 2007 8:06 AM.

Windows Vista em um Asus W5Ae es la entrada anterior en este blog.

Robótica Comportamental es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.