« Robô-Ameba | Inicio | The Salmon of Doubt »

março 29, 2007

Freakanomics

Com certo atraso, li o Freakanomics no início do ano. O livro é fruto de uma parceria entre o economista Steven Levitt e o jornalista Stephen Dubner e, ao contrário do título, pouco tem a ver com economia. Os autores tratam de fenômenos do cotidiano e como uma maior compreensão pode ser adquirida através de métodos tradicionalmente utilizados na economia.

Entre as perguntas que tentam resolver estão "por que a criminalidade caiu drasticamente nos EUA" (resposta: legalização do aborto); "o que define pais perfeitos?" (resposta: comportamento dos pais define menos os filhos do que se pensa); "por que traficantes vivem com suas mães?" (resposta: tráfico de drogas não dá tanto dinheiro assim).

Tudo muito interessante e o grande trunfo do livro é mostrar que um olhar quantitativo em certos fenômenos pode elucidar muitas coisas. A metodologia é amplamente baseada em estatística pura, com algumas elocubrações psicológicas tiradas da Economia sobre interesse pessoal (isto é, a única coisa que é tirada da Economia é que as pessoas agem em prol de interesse próprio). Assim, o título do livro é, sim, um tanto enganoso - eu esperaria, não tendo lido críticas antes de ler o livro, que tratassem de assuntos sobre a Economia.

O livro é de leitura rápida e, como diz na contra-capa, "... você será estimulado e entretido. De quantos livros se pode dizer isso?". E para quem não quer comprar o livro, há o blog dos autores.

3 comentarios

buáá, spoiler!

tá na minha lista

Coincidentemente, estou terminando de ler esse livro. Eh interessante, mas,depois de ouvir tanto sobre esse livro, confesso que esperava mais...

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el março 29, 2007 9:07 AM.

Robô-Ameba es la entrada anterior en este blog.

The Salmon of Doubt es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.