« MacBook Air | Inicio | American Idol »

janeiro 19, 2008

Proibição do Counter Strike no Brasil

O popular jogo Counter Strike foi proibido no Brasil, supostamente por ser "nocivo à saúde do consumidor", de acordo com o juíz que decidiu sobre o caso. O também popular Everquest foi proibido pelos mesmos motivos. O argumento é que, como no jogo se pode ser bandido ou mocinho, isso causaria um desvirtuamento de valores e conflitos psicológicos "pesados".

A grande pergunta é: com base em que chegaram a esta conclusão? Certamente psicólogos analisaram pessoas aleatórias que jogam Counter Strike regularmente e as compararam a um grupo de controle que nunca jogou o jogo e, então, chegaram a conclusão que os que jogam são mais desvirtuados (seja lá o que isso quer dizer) e são seriamente afetados psicologicamente (idem). Ou talvez tenham feito um estudo estatístico que mostra que entre os crimes registrados, uma fatia relevante é cometida por pessoas que jogam Counter Strike regularmente ou que a criminalidade, ou o número de pessoas desvirtuadas (seja lá o que isso quer dizer) em geral têm crescido com o lançamento dos jogos em questão. Ou, ainda, um maior número de consumidores têm reportado danos à sua saúde devido ao uso do jogo e algum estudo mostra que isso é por causa do jogo e não pelo fato de que ficam enfurnados em uma lan-house por 18 horas seguidas.

Quer dizer, tem que ser por algum desses motivos, certo? Não pode ser somente por que algum grupo de pessoas ficou chocada com os joguinhos e argumentou com coisas do tipo "onde esse mundo vai parar?". Afinal, não há alguma cláusula em algum lugar que exige que a justiça seja minimamente científica? Ou estou vendo CSI demais?

Enfim, se jogos tivessem alguma influência maior em nossas vidas, nossa geração (aqueles que viveram sua infância nos 80 e 90), como diz a piada, estaria vestida de amarela, abrindo e fechando a boca, correndo pelas ruas atrás de fantasmas e bolinhas brancas.

2 comentarios

Também comentei sobre isso :-)

Ou então seríamos terrivelmente influenciados pelos jogos adventure dos anos 90, e passaríamos furtando pequenos objetos em todos os lugares que visitássemos, tentando combiná-los das formas mais malucas possíveis para construir um raio sônico ou uma máquina do tempo ou simplesmente para convencer alguém a dormir com você.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el janeiro 19, 2008 8:01 AM.

MacBook Air es la entrada anterior en este blog.

American Idol es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.