« E mais criacionismo | Inicio | Casablanca com vozes do Bob Esponja »

fevereiro 6, 2008

MacBook Air e seu HD de estado sólido

A Ars Technica está com um comparativo dos dois modelos de MacBook Air, um deles usando o HD de estado sólido (SDD). São interessantes os testes de desempenho do HD. Podia-se pensar que um HD de estado sólido seria muito mais rápido que um HD mecânico convencional (especialmente um de 4200RPM) - afinal, não há partes móveis.

No entanto, não é o que acontece. O SSD é ótimo para acessos aleatórios mas péssimo para acessos seqüenciais. Acessos aleatórios realmente são os mais penosos para um HD convencional, pois este tem que mover sua cabeça de leitura constantemente; portanto o desempenho superior (40% superior, para ser mais exato) se explica. Mas não há, em princípio, nenhuma razão óbvia para ter um desempenho ruim no acesso seqüencial. De qualquer forma, os sistemas operacionais foram projetados para usarem HDs mecânicos, levando em conta suas limitações. Por exemplo, há preferência por ler grandes blocos seqüenciais de uma unica vez para evitar a possibilidade de ter que fazer o HD voltar ao mesmo ponto posteriormente.

O resultado é que o desempenho final da máquina acaba não tendo ganhos significativos com o SSD. Isso mostra duas coisas. Primeiro, HDs mecânicos são impressionantes. Para algo que tem que mover fisicamente suas partes, é quase assombroso que se tenha o desempenho que se tem com os HDs atuais. Segundo, o SSD, em termos de desempenho apenas, não é ainda competitivo com os HDs convencionais. Será necessário que a tecnologia evolua para aprimorar a leitura sequencial, mas também que os sistemas operacionais se adaptem a nova tecnologia, considerando as novas limitações e vantagens.

Onde o SSD realmente leva vantagem, suponho, é em resistência física. Mas ainda resta saber como se sai em durabilidade com uso normal.

3 comentarios

Um HD de estado sólido é oposto ao Hd de estado gasoso? será que um HD líquido não vai estragar o McBook? :PPPP

Soh para deixar registrado que sou o mais novo usuario mac.
Acabo de receber o meu Macbook preto com direito a receber tb uma tela plana wide de 24polegadas...

Morram de inveja... (senao pelo mac pela tela plana...)

A solução pra isso aí, é guardar todos os dados aleatoriamente no HD... :)

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el fevereiro 6, 2008 8:21 AM.

E mais criacionismo es la entrada anterior en este blog.

Casablanca com vozes do Bob Esponja es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.