« Opera Mini 4.2 | Inicio | Instalando Windows 7 em um Macbook »

janeiro 9, 2009

Palm Pre - a salvação da Palm?

Na CES 2009 a Palm apresentou seu mais novo smartphone, o Palm Pre. Entra no mercado para competir diretamente com o iPhone, G1 e Blackberry Storm. Para a empresa, é uma revolução: novo sistema operacional (nem PalmOS nem Windows Mobile), novo paradigma (foco em touch) e novo formato (com teclado deslizante). Para o mercado, bem pode ser um compeditor a altura para o iPhone, já que o G1 não decolou.

Palm Pre, novo smartphone da Palm

O mercado parece acreditar que trata-se de um produto chave que será a salvação da Palm, que vinha cambaleante com seu nicho de mercado - os palmtops - se esvaindo em favor de smartphones. Mesmo os smartphones mais recentes da empresa, o Palm Centro e Palm Pro, não convenceram os consumidores, principalmente por não oferecerem nada de novo e especificações apenas medianas (o Centro nem Wi-Fi tem). A euforia do mercado teve efeito considerável nas ações da companhia - subiram cerca de 30% após o anúncio do produto na CES.

Ações da Palm após o Palm Pre

O novo sistema operacional, denominado WebOS, é baseado em Linux e roda múltiplos aplicativos simultâneamente, uma das grandes faltas do iPhone. A interface com o usuário já está recebendo elogios pela qualidade, acabamento e usabilidade. O nome poderia ser melhor, mas a Palm quer deixar claro um dos principais atrativos para do SO: o desenvolvimento de aplicativos para ele é feito com as mesmas ferramentas de desenvolvimento para Web (CSS, HTML, Javascript).

O Palm Pre é compatível com uma nova tecnologia apresentada pela Palm, um carregador sem fio. Para carregar o smartphone, basta colocá-lo próximo da base, não há necessidade de conectá-lo fisicamente a um carregador. Não está claro ainda se esse carregador acompanhará o Palm Pre por padrão.

As principais caracteristicas do Palm Pre são:

  • Tela multi-toque de 3,1" (320x480 pixels)
  • Teclado QWERTY deslizante
  • GPS integrado
  • Conexões 3G, Wi-Fi e Bluetooth
  • Câmera de 3MP com flash integrado
  • Acelerômetro e sensor de luminosidade
  • 8GB de memória interna (aparentemente, sem possibilidade de expansão)
  • Bateria removível
  • Novo sistema operacional WebOS

1 comentario

Muito bom, achei o visual fantástico e agora com opcionais muito mais parecidos com celular de ponta. Estou no meu terceiro Palm e não tenho nada a reclamar, gostaria de receber um modelo para fazer um test drive. faço a maior propaganda juro

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el janeiro 9, 2009 10:32 AM.

Opera Mini 4.2 es la entrada anterior en este blog.

Instalando Windows 7 em um Macbook es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.