« Cinco coisas legais e 5 coisas irritantes no iPhone 3G | Inicio | ReQall »

fevereiro 2, 2009

Duas Semanas com um Macbook White

Meu novo notebook é um Macbook White, usado, que herdei recentemente. Meu antigo notebook, um Asus W5a, estava dando sinais de fadiga depois de 5 anos - a câmera não funcionava mais, uma parte do plástico da volta do LCD quebrou, o processador já não dava mais conta do trabalho. Sinais de que chegou a hora de aposentá-lo (em alto estilo: vai virar um media center na sala).

Não estou usando o MacOS X no Macbook (heresia!), mas sim o Windows 7. Isto por que preciso executar coisas como o Visual C++ e absolutamente não gosto da interface do Microsoft Office no MacOS (aliás, em geral, não gosto da interface do MacOS, mas esta é outra discussão).

Passadas duas semanas com o Macbook, seguem algumas impressões.

Coisas que definitivamente não gosto:

  • Bordas cortantes. A parte de apoio dos pulsos tem um formato que deixa marcas nos pulsos e torna desconfortável o uso durante um período prolongado. O fato da área ser sucetível a quebras só piora a situação.
  • Poucas portas USB e de um lado só. As USB são próximas demais, meu pendrive fica torto ali quando o mouse está também ligado. Duas portas são insuficientes, especialmente pela necessidade de ligar a câmera digital por uma USB também. Praticamente exige um hub USB.
  • Calor, calor. O Macbook esquenta muito mais que meu antigo Asus. Claro, este é um computador mais potente, espera-se que esquente mais, mas é impossível mantê-lo sobre as pernas. Ele chegou a derreter a tinta de uma base de madeira que estava usando para evitar o contato direto.
  • Falta de leitor de cartões. Ter que carregar o nada prático cabo da câmera digital comigo (ou um leitor externo) é algo pouco justificável para um notebook que supostamente é tão bom para lidar com mídias (fora o problema com falta de portas USB).
  • Falta de LEDs para atividade do HD e de indicação de que o computador está ligado. Uso muitas aplicações que fazem uso intensivo do HD, faz falta ter algum tipo de indicação da atividade deste. Quando o computador está indo hibernar, não sei quando posso fechá-lo, pois não há indicação se ele está ou não ligado ainda (e se eu fechar antes, ele entra em sleep, parando o processo de hibernação).
  • Falta de uma tecla de delete. O Macbook só tem uma tecla, chamada "delete", mas que na verdade é o "backspace". Para ativar o delete, há que se apertar neste tecla junto com a tecla de função fn. Não é algo que eu consiga me acostumar.
  • O som de boot. Ao ligar o Macbook, ele faz um som característico (o mesmo do Wall-E ao recarregar suas baterias) que só pode ser desligado desabilitando o som no MacOS, antes de desligar o computador. Isso quer dizer que se você esqueceu de desabilitar o som, desligou o computador e foi para uma reunião, tenha certeza que serás notado.

Coisas que eu gosto:

  • Trackpad multi-touch. A idéia de fazer rolagem colocando dois dedos sobre o trackpad é muito superior a ter uma área específica para isso, como é o caso da maioria dos notebooks PCs. Não sei mais viver sem isso.
  • Sistema de alimentação com imãs. Acaba com o problema de alguém tropeçar no cabo e levar o notebook para o chão. Uma das melhores idéias que a Apple já teve.
  • BIOS sem frescuras. Nada de ficar contando memória, o processo de boot vai direto para o boot do sistema operacional, sem frescuras. Claro que isso significa que nada é configurável, mas quem mexe em BIOS hoje em dia?
  • Posso bootar o MacOS X. Essencial para desenvolver aplicativos para o iPhone. Mas eu gostaria mesmo é que o SDK funcionasse no Windows.

Em resumo, há muito mais problemas do que benefícios. Eu não compraria um Macbook, definitivamente. Alguns problemas talvez sejam questão de adaptação, ou simplesmente um falta de coordenação entre o que eu preciso e o público-alvo da Apple. Se eu não tiver morrido pelos cortes nos pulsos devido as bordas do Macbook, volto a postar novas impressões com mais tempo de uso.

21 comentarios

Cara, tive um verdadeiro susto com sua review. Sair de um W5A para um Macbook White 2.4Ghz depois de comprar um iPhone foi exatamente o que fiz nos últimos 15 dias, com todo o trauma inerente ä migração do PC pro Mac.
Concordo com (quase) tudo que você colocou, a falta do LED, as portas USB apertadas, o delete diferente, a falta de leitor de cartões. Inclusive vim parar aqui justamente pelo som alto no boot, buscando no Google alguma solução pra não acordar a família inteira se ligo o Mac a noite.
Mas tenho uma ressalva a fazer: não desista do OS-X. Em 15 dias, testei todas as configs que vc pode imaginar, Windows XP e 7 no bootcamp, Parallels e Fusion. Posso te dizer que esse note só funciona bem com o OS-X. Por isso vc tem sofrido problemas de superaquecimento, que só ocorrem com o Windows. O note é construído pro OS-X e pronto.
Faça como eu: instale o Parallels (mais sólido que o Fusion, EMHO), coloque o XP bem limpo, só mesmo pro indispensável, e force o aprendizado no OS-X. Você não reconhecerá seu MAC rodando frio, rápido e estável, com bateria durando mais de 5 horas... Coisas que um PC jamais fará pra você.
Depois você me conta.

Nossa! Coincidência impressionante. :)

Mas o problema do meu Macbook não é o Windows não, no MacOS X ele esquenta igual. Minha esposa usava o Macbook antes de mim, só com o OS X, e já reclamava do calor. Na verdade é tão quente que suspeito de ser algum problema, ou no modelo específico ou na unidade...

E não tenho tido problemas com o Windows 7 rodando nele. Eu não me acerto com o MacOS, por mais que tente, sempre saio frustrado de uma sessão que tenho que usar muitas janelas, especialmente se são múltiplas janelas do mesmo aplicativo. Acho que uma parte de mim se recusa a se adaptar. :)

Sou adepto do teu depoimento. A falta de luzes indicativas é o que me deixa mais nervoso.

Boa noite amigo ,são 1:30 da madruga e acabei caindo aqui na sua pagina, tenho um macbook 13 antigo(core duo 1.8Mhz)e estou rodando o windows 7 sem problemas, exceto o trackpad que não funciona nem a pau.
A pergunta é:COMO QUE VOCE CONSEGUIU FAZE-LO FUNCIONAR NO SEU MAC?

Sou usuário de Mac há 13 anos, cara... instala um programa chamado SMCfan control, e seta a ventoinha pra ficar sempre em 3000rpm, não faz barulho e nao estraga nada. Já tive 4 MacBooks e todos eles seja CoreDuo 2.0 ou Core2Duo 2.0 [ CoreDuo2.0, Core2Duo 2.0, Core2Duo 2.2 e agora, Core2Duo 2.4] esquentam de mais... qualquer coisinha é questao de calor... hehehe fresco!
Hj, faz 1 mes que peguei um Core2Duo 2.4 zerado e esse esquenta MUITO menos que todos os MacBooks anteriores que eu tive. ÓTIMO!

No momento tô com 8 programas abertos e está a 51º e a ventoinha como eu setei 3000rpm. Os outros ficavam a cima de 60º

Agora, no Windows, ele esquenta mais que no OS X mesmo, completamente normal.

Ah! não desiste do OS X não, é um otimo sistema, estavel, perfeito. No inicio é um inferno pra acostumar, mas depois É ÓTIMO!!! =)
Não vai ter outro igual...

Ah! quantidade de memoria tbm influencia na geração de calor... Aqui eu tenho 3GB RAM.

Abracao

Bom dia. Ontem comprei um MacBook White modelo MC240BZA. Lí alguns depoimentos na web de que com o tempo ele racha nas superficies plásticas. Qual a opinião de vocês sobre isso?

Valeu!

Para funcionar o trackpad no Windows 7 instale os drivers do bootcampo 3.0 o mesmoo que vem com snowleopard
tem pra baixar por torrent no thepiratebay.org


-- O que nao consigo fazer funcinar no Seven e a tecla delete.

salve salve galera;
bom eu não pude deixar de ler e postar aqui meu comentário;
eu tenho um macbook white c2d 2.4ghz,2gb memória,160hd e com apenas dez meses de uso;bom quanto ao super aquecimento tenho a dizer que o meu também passava por isso até que um dia a bateria deu pau e semana passada levei-o a autorizada apple que fez a subistituição da mesma em menos de uma semana,resultado,acabou o meu problema com super aquecimento e mais um detalhe quando eu colocava o megasafe na tomada pra carregar ele dava faíscas eu até achava que isso era normal... mas não é,com essa nova bateria nem isso acontece mais,então eu sugiro que antes de desanimar com seu mac tente encontrar a solução pra ele acredito que vc irá achar....

abçs.

ps: caso já tenha tentado isto desculpa minha intromissão

tenho um mac pro mas realmente o som e a camera nao funciona se alguem souber me fala estou usando o windows 7

Tenho um macbook há 2 anos, nos últimos tempos tive problema com o top case, rachou na lateral do teclado e tive que trocar. Esta semana meu track pad deu problema, levei na assistência da A
Apple e disseram que a bateria INCHOU, precisava troca-la, 220,00.
Fiquei chateado e inconformado, liguei para 0800 da Apple, me disseram que iam entrar em contato comigo e estou esperando.
O que me deixa chateado, é que já tive dois notebooks da HP, o primeiro tenho até hoje, antigão HP DV 3000. AMD Athlon 2.0. Grandão e ainda funciona, até hoje nunca tive que trocar a bateria.
Esse macbook, um equipamento caro, manutenção cara que esta dando dor de cabeça e no bolso também. Estou pensando em vende-lo e voltar para os PCs.
O Sistema operacional é bom, mas infelizmente a arquitetura do Hardware fica a desejar.

ola
tenho um macbook white

olha so
eu acho ele perfeito
ele esquenta bastate quando eu coloco ele na perna ou en sima da cama !
mais isso e normau com todos os notebooks e netbooks pois vc acaba trancandos a pasagem de ar e deixa ele todo isolado
por isso acontese um superaquecimento
meu track-pad sempre funcionou

o macbook e toda uma questaum e adaptasao
e cuidado

porque eu ja tenho ele a 5 anos
e naum tem nenhum aranhao
nenhum mesmo
esta como novo
eu cuido dele limpo todos os dias

e tambem eu vi um reclamamento do atendimento apple

eu naum acho
eu fui muito bem atendido inclusive sempre restornaraum as minhas ligasoes me trataraum com muito respeito!

entaum sobre as sua reclamasoes

eu digo sobre minha propria esperiensia

tenha cuidado
e adaptasao!

Meu macbook White de 13,3 nunca esquentou, uso diariamrente as 7 horas de uso de bateria e o carrego todo dia,nunca travou,nem esquentou,nunca tive problemas com ele,ele também nao tem um arranhão,limpo ele todos os dias,ele nunca me deixou na mão

Sinceramente não entendo como se compra um MacBook para usar nele o sistema operacional "Ruindows", deixando de lado o excelente Snow Leopard 10.6
Se é para continuar com o Gates (Windows), melhor comprar um Vaio, Asus, Dell ou Compaq/HP, não acham?

Meu macbook esquenta muito tb. A bateria tem ciclos de vida que podem ser checados em maça>sobre este mac>mais informaçoes> alimentaçao... e li que isso pode influenciar no calor. Tem tb as peliculas que protegem o teclado, que podem causar mais calor. Querendo ou nao, o teclado ajuda a ventilar. Nao me preocupo muito com a temperatuda pois li o suficiente para considerar esse "problema" normal. E todo caso vou instalar o programa q o colega acima citou para monitorar ateh onde vai esse calor.

mano.. esse cara aee do topo eh um mané mesmo!! ow doidoo o apple eh to usado nos estados unidos.. a microsoft eh desenvolvida pelo bill gates, mas ele mesmo nao usa.. ele usa o sistema mac!

velho.. esse windows eh muito usado em varios paises.. e no brasil ele eh quem manda.. a aplle nao precisa atingir um publico alvo, ela ja tem!! e nao eh aki dentro! mas com a venda dos iPhones, ajudou muito nas vendas dos macs.

e eu tenho mac, e sempre tive, sempre terei tbm!! vc nao sabe o q diz.. quanto as saidas, cara esse white eh o mais em conta. se vc quiser um com mais coisas, desenbolse mais grana!! e outra cara.. o mac nao esquenta nem a pau.. nao seii aonde vc viu isso man!

nunca esquenta pelo contrario, ele nem tem essas porras de cooler, ele nao esquenta nda cara!!! vc nao sabe o q diz, pq nao tem um mac.
vc esta mentindo e tentando enganar os outros! haha manézãoo mesmo! abraço mano.

soh para concertar o q eu escrevii erradoo *** apple e nao aplle.. eh pq eu aperteii o l, duas vezes.. abraco maneezaoo!!
manoo.. fica com Deus!! velho!!

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el fevereiro 2, 2009 10:29 AM.

Cinco coisas legais e 5 coisas irritantes no iPhone 3G es la entrada anterior en este blog.

ReQall es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.