« ReQall | Inicio | LogMeIn no Windows 7 »

abril 2, 2009

Utilizar internet para diversão no trabalho aumenta a produtividade?

Segundo notícia divulgada na Folha, um estudo realizado na Austrália teria verificado que empregados que acessam sites não relacionados ao trabalho (eventualmente, presumo) são em média 9% mais produtivos do que os que não acessam. A matéria dá a entender que navegar em sites como Orkut, Twitter e outros afins, causariam o aumento de produtividade.

Não consegui encontrar o estudo original ainda. Buscas pelo cientista por trás - Brent Coker - levam apenas a notícias de segunda mão, ou resumos do trabalho. A explicação de Coker é bem razoável: o cérebro precisa de um descanso entre tarefas que exigem grande concentração. Ou seja, é preciso distrair seu cérebro de vez em quando para recuperar sua capacidade de concentração. Há de fato boas evidências de que o cérebro precisa de tal descanso eventual para manter sua capacidade de concentração.

Porém, consigo ver muitos potenciais problemas em um estudo desse tipo. Novamente, não li o estudo, mas imagino algumas maneiras com que se poderia obter tais dados, nenhuma sem problemas.

Primeiro, poderia-se simplesmente medir a produtividade em empresas que bloqueiam o acesso aos sites de interesse e empresas que não bloqueiam. Há, porém, o problema de como medir a produtividade, já que dificilmente haveriam duas empresas idênticas fazendo exatamente as mesmas coisas. E mesmo que se resolva esse problema, a causa pode ser simplesmente o fato de empresas que não tentam bloquear esses serviços terem um gerente mais liberal, que se daria melhor com os funcionários, potencialmente aumentando a produtividade.

Outra maneira seria rastrear funcionários individuais e verificar quem acessa e quem não acessa tais sites, e então correlacionar com suas respectivas produtividades. O problema seria que pessoas que utilizam sites de entretenimento provavelmente possuem maior conhecimento, ou interesse, na Internet e isso talvez leve a uma maior produtividade de qualquer maneira, independente de se eles efetivamente acessam ou não (suponho que seja lá qual for a medida de produtividade, trata-se de tarefas realizadas em um computador). Ou seja, pessoas que gostam de computador são mais produtivas em um computador. Duh.

A melhor maneira parece ser ir em empresas onde o acesso é bloqueado e desbloquear durante um certo tempo e verificar se a produtividade aumentaria. O problema é se as pessoas souberem que estão fazendo parte de um estudo. Nesse caso, elas poderiam aumentar artificialmente sua produtividade nesse período apenas para garantir que no futuro os serviços permaneceriam liberados (ou o fariam apenas por medo de estarem sendo observados).

Definitivamente acredito que exista a correlação, mas até ver o estudo completo permaneço cético quanto a causalidade. Alguém sabe onde encontrar o artigo?

Aproveito para fazer um apelo: jornalistas, forneçam links para as publicações ORIGINAIS de estudos científicos. Se vocês não vão checar os fatos, pelo menos permitam que os leitores o façam.

2 comentarios

Eu não consigo achar uma maneira de fazer essa pesquisa! :P

Acho que a maneira mais confiável seria manter um grupo trabalhando sem internet pra diversão. No mês seguinte, uma parte desse grupo pode. No mês seguinte, outra parte desse grupo pode.

A produtividade de um setor pode até oscilar ao longo do ano, mas assim pode se minimizar isso um pouco.

Sobre esta entrada

Esta página contiene una sola entrada realizada por ricardo y publicada el abril 2, 2009 2:06 PM.

ReQall es la entrada anterior en este blog.

LogMeIn no Windows 7 es la entrada siguiente en este blog.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.