Calvin e Haroldo

| 13 Comments
Calvin e Haroldo (ou Hobbes) é muito bom! Eu sei, estou só uns dez anos atrasados na constatação, mas explico: eu considerava o Calvin na mesma classe da Mafalda, isto é, crianças com mentalidades de adulto e coisas do gênero. Nunca gostei de Mafalda e, então, nunca me dei o trabalho de ler Calvin.

Mas fui à Cultura semana passada procurar alguma coisa do Laerte e, para minha decepção, não havia mais nada. Então deparei com uma promoção de uma coletânea de tirinhas do Calvin e Harold ("Felino Selvagem Psicopata Homicida") a R$8,00 cada volume (são 2 volumes) e achei que valia a pena afinal de contas. E foi aí que me dei conta como é bom.

Calvin é um pouco como Mafalda, sim, mas (1) os desenhos são melhores e (2) o contexto é muito diferente. Mesmo que as vezes Calvin demonstre uma mentalidade acima do normal, Watterson (o autor) não usa isso para passar ideologias perspicazes, mas insere em um contexto de crianças, de imaginação fértil, de brincadeira. O resultado é uma tirinha leve e divertida. Mesmo sendo o Calvin equizofrênico e hiperativo.

Preciso ler mais.

P.S. já dá para comprar TODAS as tiras do Calvin & Hobbes, no "The Complete Calvin and Hobbes". Está disponível para encomenda na Livraria Cultura, por um preço um tanto salgado. Pode-se encomendar pela Amazon também, por um preço mais amigável. Presente perfeito para qualquer um.

13 Comments

Calvin é muito legal, especialmente o Haroldo :)
Mas Mafalda é clássico!

Eba, leitura de férias!! =D

hehehehe! Tá bem, vou guardar aqui pra ti. Já tem uma pilha de Laerte de esperando :)

Tchê, se tu voltar lá e ainda tiver a promoção compra pra mim. Depois te pago (jura...).

Hahaha, sério mesmo :)

Pode deixar, mas não sei bem quando vou lá de novo. Talvez semana que vem. :)

Ok, blz. Valeu. Não precisa ir lá só por minha causa, né cara ;) Mas se for...

Quando eu tinha um HD de 2Gb, eu costumava entrar em www.calvinandhobbes.com e baixar as tirinhas. Tinha uma boa coleção delas em disquete. É óbvio que os disquetes se perderam, e agora não dá mais pra acessar todos os arquivos, só as últimas 15 tirinhas (republicadas 11 anos depois do original). Calvin and Hobbes (Haroldo, convenhamos, tira o sentido do troço) é muito bom. Eu queria ter um filho como o Calvin. Eu queria SER o Calvin. Acho até que eu sou...

Hobbes! HOBBES! "Haroldo" é coisa de tradutor que não entendeu a piada.

Vi hoje lá na Cultura. Todos álbuns por esse preço... mas não comprei nada. Aliás, hoje foi minha pior visita à Cultura: fiquei de perna bamba, porque tinha muita coisa que eu queria e o dinheiro não dava nem pra o que eu precisava (um maldito livro importado pra dissertação).

E também estou esperando um "The Complete Calvin & Hobbes". É uma boa desculpa. :)

Laerte: vi o Classificados 1 esses dias, num sebo, mas não te dei de presente por causa da já mencionada pobreza. Escondi atrás duma prateleira, julho que vem eu pego. :)

Acho que nunca entendi a piada por trás de Hobbes, a menos que seja uma alusão a Thomas Hobbes...

É uma alusão a Thomas Hobbes :)

O que quiserem dizer com "ideologias perspicazes"...?
O que faz rir é o que está realmente na cara mesmo, mas a hipocrisia do mundo adulto ainda é maior, é bom termos tempos de ociosodade (e de reflexão) para ler Calvin, Mafalda etc.
Existe um estudo sobre personagens como Calvin num livro chamada Fadas no Divã, o livro explica porque o personagem de seis anos é uma literatura para adultos.

não é uma alusão a thomas hobbes, é uma alusão a outro filósofo também chamado hobbes alguma coisa.

Cara Calvin e Haroldo é muito legal eu tenho todos os livros dele!

Leave a comment

About this Entry

This page contains a single entry by ricardo published on outubro 19, 2004 10:39 PM.

Cururu was the previous entry in this blog.

GVT is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.