Novedades en la categoría Geral

maio 3, 2007

Modem ADSL

Graças a GVT, estou vendendo um modem/roteador ADSL D-Link DSL-500G usado mas funcionando. Quem estiver atrás de um, deixe comentário.

É graças a GVT pois a conexão por aqui estava caindo toda hora (literalmente). Após fazerem testes, "descobriram" que só podia ser o modem, afinal como *eles* poderiam ter algum problema? O resultado foi que compramos um modem novo e, claro, o problema continuou. De forma que tenho um modem perfeitamente bom parado.

fevereiro 28, 2007

Mapa da Violência no Brasil

A OEI fez recentemente em conjunto com o Ministério da Saúde um estudo sobre a violência no Brasil. Alguns dos resultados são animadores, outros preocupantes e outros apenas "interessantes". O estudo completo está aqui.

Em 2004 houve uma queda no número de homicídios em geral, quebrando a tendência de aumento registrada constantemente nos dez anos anteriores, como pode ser vista na figura abaixo. O estudo atribui às políticas de desarmamento esse resultado mas não sei por que não incluíram dados de 2005 e 2006.

crescimento da violência

Em dez anos, o Rio Grande do Sul caiu de 18o estado com maior taxa de homícidios para 20o. Estamos melhorando. O estado com menor taxa é Santa Catarina e o com maior taxa é Pernambuco. Eu tinha certeza que seria o Rio de Janeiro, que aparece apenas em 3o. Creio que há uma ênfase desproporcional na mídia em relação ao RJ, já que me parece que há mais notícias sobre mortes por lá do que em Pernambuco.

Interessantemente, pouco mais de 70% dos homicídios se concentram em 10% das cidades brasileiras. Isto é uma alta concentração. Deve existir uma lei de potência por trás disso, com muitos municípios pouco violentos e poucos muito violentos, o que tornaria uma classificação média no país injusta.

O estudo também aponta um fenômeno que vem se acentuando, a migração da violência para o interior. As taxas de homicídio nas metrópoles mostrou estagnação, enquanto no interior há um crescimento contínuo.

setembro 13, 2006

Mandarim

Alguém sabe de algum curso de Mandarim em Pelotas ou Rio Grande?

junho 3, 2006

Procura-se Designers...

... que estejam interessados em trabalho voluntário não-remunerado para reformular o terrível site da Engenharia de Computação da FURG. Preferencialmente deve incluir proposta para um logotipo para o curso. Nenhuma programação é necessária, obviamente. Em troca, créditos abundantes, gratidão eterna e adesivos e camisetas com o logotipo quando forem produzidos.

Aparentemente engenheiros não são as melhores pessoas para bolar designs e layouts para qualquer coisa. O site da EComp já teve umas três ou quatro versões, nenhuma minimamente aceitável.

Pensei em colocar o site no CommonDesign, mas lá exigem que se parta de algo mais ou menos bem acabado e definitivamente não é o caso. Mas os possíveis candidatos são encorajados a colocar as idéias por lá para discussão.

julho 2, 2005

Calvin e Hobbes 2

Terminei de ler cerca de 3000 tirinhas do Calvins e Hobbes/Haroldo. É um crescendo de coisas legais. O mais impressionante é que, ao contrário de várias outras tiras, Watterson parece já ter definido como são os personagens desde a primeira tira publicada. Ainda que os desenhos melhores consideravelmente com o tempo, a definição das personalidades permanece mais ou menos intacta. A constância da qualidade é também admirável, raras são as tiras que o autor demonstra exaustão mental e apela para coisas bem conhecidas e testadas de humor.

É impressionante como o autor consegue alternar entre uma consciência infantil de Calvin e maturidade excessiva sem que a essência se perca. Nos dois momentos é o mesmo Calvin e o leitor reconhece isso. Hobbes também tem dois extremos de personalidade que se mesclam, mas de uma forma mais homogênea.

Agora é esperar lançarem a coletânea completa por um preço mais razoável e reler tudo de novo.

maio 4, 2004

Breve recesso

O breve recesso no blog é devido a um deadline de artigo nesta sexta-feira, dia 7. Mais informações no outro blog.

março 22, 2004

Miscelânea

1) A DARPA já está planejando a próxima grande competição de carros autônomos. O prêmio subirá para dois milhões de dólares, mas rumores dizem que o trajeto será mais difícil. Prevejo que ninguém completará a prova. De novo.

2) Começou a Fórmula 1, mas nem estou entusiasmado. Não vi nenhuma das duas corridas, mas sei que está a mesmice do ano passado, exceto que o Rubinho agora não reclama mais da Ferrari. A dúvida é: a que ele atribuirá culpa por não vencer corridas?

3) Quero comprar esta câmera digital. É uma Fuji Finepix S5000. Se alguém tiver algo contra, pronuncie-se até o fim do mês ou cale-se até eu comprar. Não é uma maravilha profissional, mas está no meu nível de habilidade com fotografia. Hoje tive a chance de brincar com uma Nikon D100 SLR, um espetáculo.

4) Orkut está sendo bastante útil. Muitas comunidades interessantes, mas difíceis de acompanhar. Se crescerem muito será ainda mais difícil e talvez o sistema todo se torne inútil. Enquanto isso, já vejo alguns artigos entitulados "Orkut: o fim do anonimato na Internet?", ou coisa parecida. Dá para saber que o sistema está crescendo pelo fato do spam já ter chegado lá.

5) Os filmes são de 1980, mas saíram em DVD agora (na Drops): Os Deuses Devem Estar Loucos. Parte 1 e 2. Se você conseguir se livrar da imagem dos cabelos dos atores e da sensação de dublagem, os filmes podem ser bastante bons. Os aborígenes são cativantes. O ponto alto é o documentário extra no DVD da Parte 1: entrevistam os aborígenes, que falam uma língua que consiste basicamente de estalos, mas jamais oferecem uma tradução. Diversão garantida.

fevereiro 1, 2004

Celulares, hate and need

Interessante notar que o celular foi recentemente escolhido como o invento mais odiado dos últimos tempos, ao mesmo tempo que também foi escolhido o mais necessário. Não é difícil concluir que o celular é um conceito bom implementado de forma errada. Portanto, tenho algumas sugestões do que tornariam os celulares menos irritantes...

1) Volume de toque decrescente. Todo celular implementa uma função de volume *crescente*. A idéia por trás disso é que o dono tem diversas chances de ouvir o celular sem que se faça um escândalo logo de início. O problema com essa idéia é que, até o dono ouvir, as pessoas em volta já estão ouvindo há muito tempo. A audição do dono é sempre muito pior do que das pessoas que estão na volta. Um toque decrescente gera um sentimento de "pelo menos está parando" muito mais agradável.

2) Alto-falante externo. Uma reclamação constante no uso dos celulares é que sempre parece que você está perdendo o melhor da conversa, pois só ouve um dos lados (e sempre o menos interessante). Um alto-falante externo permitiria a todos ouvirem a conversa na íntegra.

3) Amplificador. Quando um usuário escuta com volume baixo ela infere diretamente que a outra pessoa também está escutando baixo, o que nunca é o caso, e passa a falar em volume nada agradável. Caso (2) não seja aplicável, e não vejo por que não seria, uma solução parcial seria aumentar o volume do fone o suficiente para que o usuário ouça uma pessoa berrando no seu ouvido, mas insuficiente para que os na volta escutem. O efeito disso é claro: o usuário passará a falar mais baixo, temendo que seu companheiro do outro lado da linha ("linha", aqui, utilizada metaforicamente) também esteja ouvindo tudo aos berros.

4) Mudança na faixa de freqüências. Alterando as freqüências com que os celulares operam para uma faixa que seja absorvida pelo corpo humano tornaria o uso complicado com outras pessoas na volta. A tendência seria que, para atender uma chamada, a pessoa tenha que se afastar dos demais. Em locais onde isso é impossível, como em um ônibus, fazer com que o celular só opere corretamente no banheiro.

5) Antenas direcionais. Fazer com que o celular só funcione corretamente quando apontado em uma direção específica, de preferência para algum satélite que esteja se movendo. A pessoa terá que compensar falando mais alto, é verdade, mas fará isso ao mesmo tempo que se contorce para acompanhar o sinal, gerando diversão fácil para todos em volta.

janeiro 28, 2004

Aibo

Nota importante: tem um Aibo para vender no Mercado Livre!

janeiro 20, 2004

Vaporware

E saíram os vencedores Vaporware, lista criada pela Wired para premiar produtos que fazem algazarra antes do lançamento e nunca são lançados. O topo da lista, pelo terceiro ano consecutivo, é nada menos que... Duke Nukem Forever!

Justíssimo. Duke Nukem Forever já entra no sexto ano de produção, milhares de datas já foram especuladas para o lançamento e jamais o jogo é lançado. No site, a única expectativa de lançamento é "quando estiver pronto". Em retrospectiva, este realmente é o jogo mais esperado. Pelo menos por mim. Já falei antes sobre Duke Nukem 3D e os motivos pelos quais eu acho que o jogo marcou história e continuo acreditando nisso. A 3D Realms tinha tudo para fazer história com a seqüência mas agora, se realmente lançarem, vão bater de frente com Half-Life 2, que tem tudo para ser outro marco nos jogos 3D. Se não for Vaporware também, é claro.

Sobre este archivo

Esta página es un archivo de las últimas entradas en la categoría Geral.

Filmes es la categoría anterior.

Internet es la siguiente categoría.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.