Novedades en la categoría Internet

novembro 25, 2008

Opera Mini 4.2

Foi lançado hoje a versão 4.2 do Opera Mini, o navegador para dispositivos móveis da Opera. Poucas diferenças em relação ao Opera Mini 4.1, as maiores delas a possibilidade de aplicar temas, sincronizar notas com a versão desktop do navegador (bookmarks e histórico já eram sincronizados antes) e algum suporte a vídeo do YouTube de alguns celulares.

O Opera Mini sempre funcionou muito bem comigo. Ao contrário de todos os outros navegadores para dispositivos móveis no mercado, o Mini não conecta-se diretamente aos sites requisitados: ele faz as requisições a servidores do Opera que intermediam o processo, transformando os sites para que sejam facilmente visualizados e rapidamente carregados no dispositivo móvel. O resultado é considerável: até 90% de redução na quantidade de dados carregados para alguns sites. Isso se traduz em menor tempo de carregamento e menor valor pago por dados (no caso de planos que não são ilimitados).

A vantagem adicional é que o scroll nos sites é geralmente bem mais rápida; este é o motivo por que prefiro utilizar o Opera Mini em detrimento do seu irmão, o Opera Mobile. O Opera Mobile funciona da forma tradicional, carregando os sites diretamente. Porém, sem a compressão, alguns sites ficam excessivamente lentos, mesmo depois de totalmente carregados, ao ter-se que fazer scroll ou zoom.

fevereiro 1, 2008

Technorati

Este post é só para registrar que este blog realmente é meu no Technorati. Eles fazem isso verificando se eu tenho como postar um link para o meu perfil no blog - se eu posto, significa que o blog realmente é meu. Como não sei se só importa o link ou se o sistema deles verifica também o texto do link, melhor colocar tudo.

Technorati Profile

dezembro 30, 2007

Human Clock

Não sei o quão antigo é esse projeto, mas achei muito interessante. A proposta do "Human Clock" é ter uma foto para cada minuto do dia e usar isso como um relógio - isto é, as fotos vão mudando minuto a minuto.

As fotos iniciais foram tiradas pelo autor, mas qualquer pessoa pode submeter sua foto e, havendo mais de uma para um mesmo minuto é feita uma rotação entre as selecionadas.

Algumas beiram o ilegível, é verdade, mas sem dúvida é um projeto legal e uma maneira minimamente útil de ver fotos aleatórias. Inclusive coloquei um widget do Opera para ficar mostrando a hora nessa forma.

junho 5, 2007

Feeds no Orkut

Agora o Orkut adicionou feeds ao sistema, efetivamente tornando-o uma espécie de Bloglines ou Google Reader mais limitado. O funcionamento é simples: um novo botão chamado "Editar Feeds" foi adicionado ao perfil do usuário, onde pode-se adicionar o endereço de qualquer feed (rss, atom etc). A partir de então, um link para o feed aparece ao perfil e todos podem ver e acessar.

É uma forma social de encontrar novos feeds, mas também permite algo bastante esperto: adicionar conteúdos diversos ao Orkut. Por exemplo, agora pode-se ter um blog dentro do orkut - basta adicionar a feed (o que é facilitado ser o blog estiver no Blogger). Também pode-se ter um álbum de fotos consideravelmente maior do que o do próprio Orkut: basta adicionar a feed do Flickr ou do Picasa, por exemplo. Com isso, fica ao encargo do usuário utilizar os feeds de forma criativa para suprir necessidades específicas que o sistema não supria.

Como a nova ferramente será utilizada efetivamente ainda é um mistério, mas será interessante observar.

junho 30, 2005

RSS e informação

Um número cada vez maior de pessoas tem se rendido aos RSS, sistema que notifica quando há atualizações (e envia o texto da atualização) em sites e, principalmente, blogs. Mesmo este blog tem RSS.

Porém tenho notado o seguinte: o número de comentários nos posts cai com o aumento de leitores via RSS. E faz sentido. Nos programas de RSS, usualmente se habilita para verificar por atualizações a cada X horas ou minutos. Seja como for, o programa busca a informação e notifica o usuário nesse período, independente do que a pessoa estiver fazendo, independente do interesse da pessoa. Aliado a um fator psicológico que faz com que tenhamos que ver o que há de novo, somos impulsionados a rapidamente ir ler a atualização e voltar ao que estávamos fazendo.

Oras, isso lembra televisão: a informação é enviada quando o transmissor deseja e não quando o receptor quer. O resultado é que há um desalinhamento entre interesse e informação. Antes do RSS, a pessoa tinha que ativamente acessar o blog e isso significava duas coisas: naquele momento, a pessoa não estava fazendo outra coisa e, mais importante, tinha interesse em ler informações.

Não é o caso que as pessoas não lêem em RSS. Elas lêem. Mas é uma leitura mais rápida e o interesse em interagir é menor, exatamente devido ao fato de que ao receber a informação as pessoas não estão, usualmente, com tempo livre ou interessadas. E a menos que seja algo que as interesse pessoalmente, elas não vão fazer uma nota mental para visitar o site mais tarde e ler com calma ou deixar um comentário.

Claro que há casos e casos. Mas ao que parece hoje, um post tem que ser muito interessante para que os leitores via RSS se interessem, leiam e comentem. Ou a informação deve chegar em momentos que coincidam com leitores interessados.

Exemplo: antes de RSS, eu acessava o Slashdot umas três vezes por dia e lia praticamente todos os tópicos novos. Atualmente, recebo via RSS as atualizações. Quando as recebo, me restrinjo a ler os assuntos e de forma muito superficial, me preocupando mais em marcar as mensagens como lidas ou apagá-las para poder voltar ao que eu estava fazendo. Isto é, tenho informação instantânea mas no momento errado.

As suposições acima se baseiam em pessoas, como eu, que deixam seu leitor de RSS aberto enquanto estão trabalhando no computador. Uma possível solução é mantê-lo fechado e só abrí-lo quando houver interesse em realmente ler. Porém isso não funciona, pois hoje assinamos tantos RSS que manter o leitor fechado por algumas horas significa uma inundação de atualizações ao abrí-lo. Com o excesso de informações temos que escolher dar atenção em profundidade para algumas poucas fontes ou pouca atenção para várias. Estamos cada vez mais escolhendo esta última opção.

Por fim, uma previsão sensacionalista que toda boa tese tem que ter: RSS irá matar os blogs.

junho 21, 2005

Luis Fernando Verissimo

Ainda em fase de testes, mas coloquei no ar um novo site sobre Luis Fernando Verissimo. Sugestões e críticas são bem vindas e agradeço se divulgarem em seus blogs.

Essa é a terceira versão que vai ao ar de um site sobre Verissimo. O primeiro foi ao ar há quase 10 anos atrás, período cretáceo da Internet. Na época eu gostava muito dos textos dele e não havia site algum, então resolvi fazer um com meu tempo livre. Que na época era enorme. Este último vai ao ar um pouco por obrigação moral, 10 anos depois ainda há pouquíssimos sites sobre ele e praticamente apenas um razoavelmente decente. E eu tinha todo esse material acumulado e cadastrado que tinha que ir para algum lugar.

Seja como for, também aproveitei e inclui um fórum de discussões para quem gostar de discutir os textos ou a pessoa.

junho 1, 2005

Emprego e Blogs

Em artigo do Wall Street Journal, destaque para o crescente número de vagas para empregar pessoas para escrever em blogs. São empresas que desejam utilizar um ou mais blogs para divulgar seus produtos ou a própria empresa.

É uma forma criativa de marketing. Se a empresa vende, por exemplo, sapatos, a pessoa criará um blog comentando sobre notícias do mundo dos sapatos, como talvez alguma pesquisa sobre tipos de sapatos ou formato de pés, sempre relacionando com os produtos da empresa. A idéia é gerar interesse no assunto de uma forma informal ao mesmo tempo que se expõe a marca.

Não é, porém, uma forma de enganação, como o recente caso do governo chinês que pagava um "bajulador" para falar bem da política interna. O blogueiro contratado está explicitamente a serviço da empresa. Na verdade, é uma mistura da função do antigo webmaster com a de assessoria de imprensa.

A Microsoft é uma das empresas que têm utilizado o blog como ferramenta para estreitar suas relações com seu público consumidor, possuindo diversos blogs sobre diversos produtos. Destes, costumo acompanhar o IEBlog, sobre o Internet Explorer.

Pela matéria, o emprego paga bem. Se a moda pegar no Brasil, estou disponível.

maio 4, 2005

Folhainvest

Desisti do notpron (na fase 47 48) e agora estou me dedicando a um jogo potencialmente mais útil e muito, muito mais difícil. É o Folhainvest em Ação, um simulador de investimentos que inclui CDB, Poupança e, o mais legal, mercado de ações com dados reais.

Não sou muito bom ainda, já perdi R$10.000,00 (começa-se com R$200.000,00), mas a Embraer, Gerdau e Pão de Açucar estão me ajudando na recuperação.

Antes deste, já havia um jogo nos mesmos moldes no Investshop, com prêmios muito bons. Neste os prêmios são pequenos, mas vale pela "diversão".

Sobre este archivo

Esta página es un archivo de las últimas entradas en la categoría Internet.

Geral es la categoría anterior.

Jogos es la siguiente categoría.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.