Passos para um cérebro melhor

| 7 Comments

Excelente artigo na New Scientist sobre o que existe e se sabe para melhorar o cérebro. Não, não é engenharia genética nem implantes, mas sim pequenas coisas que sabidamente dão uma melhoria nas capacidades cognitivas de pessoas.

Este assunto veio à tona devido a terem anunciado uma nova classe de drogas, as ampakines, potencialmente capazes de melhorar a memória e cognição dos usuários, sem os efeitos colaterais dos antecessores (entre eles, a cafeína). O artigo, no entanto, foca no que é testado e bem conhecido. E são coisas óbvias, depois que se sabe.

Basicamente: comer bem, fazer exercícios e dormir bem.

O cérebro funciona melhor com um fornecimento constante de glicose, portanto é ideal ter várias refeições ao dia, ao invés de algumas poucas concentradas. Café da manhã parece particularmente importante, desde que seja rico em proteínas e fibras. No almoço, ovos (que possui choline), salada (anti-oxidantes e vitaminas) e peixe (proteínas e um monte de outras coisas). Durante a tarde, algum lanche leve que seja livre de gordura "trans", apenas para manter a glicose no seu patamar. De noite, algumas frutas, em especial morangos e framboesas.

A velha fórmula de quinze minutos de caminhada, três vezes por semana, parece funcionar bem para manter o cérebro oxigenado e o corpo em forma. Exercícios de mais alto impacto, como corrida, ajudam a reduzir o stress além da oxigenação extra.

Dormir bem é fundamental, é nesse momento que o cérebro processa as informações do dia e se recupera para o próximo. Pular o sono para ficar estudando para uma prova no dia seguinte pode ser a segunda pior coisa que se faz. A primeira é não ter estudado antes.

O artigo também trata da questão de se ouvir Mozart realmente melhora a capacidade de concentração e outras habilidades cognitivas. Enquanto realmente existe uma relação entre essas coisas, Mozart não funciona para todos e nem sempre precisa ser música. Em geral, algo que se superponha a ruídos do ambiente trará efeitos semelhantes. Meu chute é que ruídos do ambiente não são regulares e o cérebro precisa gastar um pouco de energia para tratar ruídos novos, enquanto música é algo simples que o cérebro consegue prever e não se preocupar. Seja como for, um ambiente livre de distrações é fundamental para facilitar o trabalho do cérebro no que é importante.

Por fim, aparentemente fazer o cérebro trabalhar mais é bom. Tentar fazer tarefas rotineiras de outra forma, li em outro lugar, fazem o cérebro ficar mais atento. Exemplo: escovar os dentes com a mão esquerda (ou direita, para os canhotos). Estudar e praticar música também auxilia. São pequenos exercícios para o cérebro não perder sua forma e se acomodar.

Preciso, principalmente, dar jeito na minha dieta.

7 Comments

Ver TV e jogar videogame não ajudam?

O Johnson não teve vez no artigo :)

dizem que site de sexo disperta a atenção, se visto com moderação

Tu és o que come!

O cerébro é a pricipal vantagem do homem sobre os outros seres vivos, não usalo pode deixar o mundo como ele esta hoje.

eu estudo muito, leio muito mas meu cerebro parece não processar bem as informações
Quando tento ter dialogo com pessoas e amigos. fico muito calado pois as palavras demoram muito pra vir a boca, por isso fico muito calado. Esiste tratamento para isso

Pra ser sincero eu não vir nada de proveitoso nessa artigo, é logico q come e dormir bem eh bom pra tudo.

About this Entry

This page contains a single entry by ricardo published on maio 26, 2005 10:38 AM.

Revenge of the sith was the previous entry in this blog.

Wireless e Windows XP is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.