Novedades en la categoría Pseudo-ciência

fevereiro 3, 2008

E mais criacionismo

Foi só falar no Huckabee e sua crença em criacionismo que o Brasil já teve que correr atrás e já temos uma ministra criticando a teoria da evolução e supostamente defendendo o ensino de teorias alternativas (i.e. criacionismo) nas escolas.

É o Brasil na vanguarda do retrocesso científico.

No artigo do jornalista da Folha (linkado acima), é dito que "o grande erro da comunidade científica norte-americana foi ter esperado tempo demais antes de reagir às investidas criacionistas". É verdade. Mas é justificada e compreensível tal demora. Cientistas, em geral, tem dificuldade para compreender como alguém pode viver uma vida sem seguir rígidos preceitos científicos. Para eles (nós, aliás), não é concebível que uma idéia que não tenha fortes evidências a seu favor se mantenha na tona por muito tempo. O criacionismo pegou todos de surpresa e está-se até hoje tentando entender como algo assim pode ainda existir (a resposta, naturalmente, envolve o eterno desejo das pessoas em acreditar no que é conveniente e não no que é, ou lhes parece, verdade). Esperava-se que, eventualmente, as pessoas iam se dar conta do que estavam falando e esquecer o assunto.

Eu costumo pensar que não seria tão ruim assim ensinar teorias "alternativas". Comparar a teoria da evolução com outras teorias malucas faria com que ela se parecesse ainda mais auto-evidente e intuitiva para toda uma nova geração. Ou pelo menos para uma nova geração de pessoas razoáveis.

birdman_evolution.jpg

janeiro 8, 2008

Huckabee e a Evolução

Artigo na Wired discute por que, afinal, importa se um possível candidato a presidência de um país acredita ou não na Teoria da Evolução. O candidato a candidato Mike Huckabee tem levantado as sombrancelhas de diversos cientistas ao dar sinais de que faz parte do crescente número de pessoas que crêem no Criacionismo em alguma de suas formas. Por exemplo, em uma entrevista, ele teria dito:

"But you know, if anybody wants to believe they're the descendants of a primate, they're welcome to do it."

A matéria da Wired discute que o problema não é tanto ele ter um conjunto de crenças que é incompatível com a Ciência, mas sim tentar diminuir a importância disso em um candidato à presidência. As respostas evasivas não deixam claro se um governo seu tenderia a dar menos suporte à ciência convencional, mas a própria evasão é vista com maus olhos pela comunidade científica.

Queria saber se alguém já perguntou algo assim para o nosso presidente.

Por fim, 15 respostas às maluquices do criacionismo.

maio 11, 2004

OVNIs no México

A força aérea mexicana liberou um vídeo de um suposto avistamento de OVNIs por dois de seus pilotos, que foi ao ar na rede de TV Televisa. No vídeo, pelo que dizem, parecem haver diversas luzes e análises posteriores revelaram tratar-se de nada menos que onze objetos distintos. O radar também detectou os objetos e marcou velocidades que variavam de 180 a 540 km/h, com mudanças bruscas de direção. Diz a Folha.

O vídeo está disponível no site da Televisa, mas é uma versão editada para ir ao ar. É possível ver diversas esferas brilhantes se locomovendo em linhas retas. Bem interessante. Mas é necessário levar em conta que era uma câmera infra-vermelha realizando a filmagem e não se disse nada sobre o que os pilotos viram com seus próprios olhos, se é que viram alguma coisa.

Falha no equipamento parece improvável, já que tanto a câmera quanto o radar detectaram os objetos. O movimento horizontal (aparente) e as supostas mudanças bruscas de direção (não aparecem no vídeo, porém) descartaria meteoritos. O fato de emitirem tanta luz descartaria o fato de serem algum tipo de nave secreta, possivelmente americana. As explicações mais simples não encaixam no que foi mostrado. Podem ser mísseis também, porém.

Eu, particularmente, fico inclinado a duas explicações: ou é um tremendo hoax armado pelos tripulantes do avião, e até é provável, ou são as tais "bolhas eletromagnéticas", esferas de eletricidade que se formam na atmosfera e, mesmo não tendo sido comprovadas, há algumas evidências. Sei por que vi um documentário na Discovery sobre isso. Ou então são alienígenas mesmo.

O interesse no vídeo não é o fato de serem nítidas as imagens, pois não são. Na verdade, se assemelham a todo bom vídeo de OVNIs (que são o que fazem deles não-identificados, afinal): fora de foco, preto e branco, tremido e tudo mais. O interesse é que o vídeo veio de uma fonte "oficial", ligado ao governo mexicano.

Sobre este archivo

Esta página es un archivo de las últimas entradas en la categoría Pseudo-ciência.

Música es la categoría anterior.

Robótica es la siguiente categoría.

Encontrará los contenidos recientes en la página principal. Consulte los archivos para ver todos los contenidos.