Woody Allen

| 1 Comment

Vi dois filmes do Woody Allen recentemente: "O Escorpião de Jade" e "Dirigindo no Escuro". E filmes do Woody Allen são de certa maneira únicos, mas me incomodam. Não é que eu não goste, apenas não aprecio.

Para começar, tenho certeza que ele faz filmes só para contracenar com atrizes bonitas. Em uma entrevista, ele disse que apenas faz o papel principal se ele acha que é certo para ele. Como isso acontece em todo filme, ou isso não é verdade ou é, mas ele faz todos filmes pensando em si para o papel. Todo filme é auto-biográfico, já disse alguém, mas às vezes é preciso ser mais sutil.

Ainda há o fato do humor físico dele não ser melhor do que o do Renato Aragão. Noventa por cento das piadas de humor físico são muito ruins e todas são desnecessárias. Porém, geralmente alguns diálogos salvam os filmes. Na verdade, os filmes parecem ser construídos unicamente para abrigar tais diálogos. Ah, sim, e para ficar com a mocinha também.

Neste último, "Dirigindo no Escuro", é interessante como ele brinca consigo mesmo e com sua indústria, mas isso não torna o filme bom, apesar de ser melhor do que a maioria. Creio que este filme teve a intenção de ser como ele é, de modo a se auto-referenciar como o próprio filme dentro do filme. E consegue. Fora isso, é um filme instrutivo. Creio que agora sei o que fazem produtores executivos, diretores, cinegrafistas e outros tantos envolvidos na produção de um filme...

1 Comment

Leave a comment

About this Entry

This page contains a single entry by ricardo published on fevereiro 23, 2004 9:11 AM.

O caso Meier was the previous entry in this blog.

Comentários is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.