Emergência


steven.jpg- Entrevista da Idiossincrasia com Steven Johnson, sobre seu novo livro, Emergência, Neste livro, Johnson trabalha com a idéia de sistemas emergentes, ou seja, sistemas que emergem como auto-organização dentro de outros sistemas (se eu entendi direito). Nesta entrevista, ele fala desses sitemas citando, entre outras coisas, blogs e política e as organizações cooperativas que surgem na Internet, faz a comparação desses sistemas da esfera individual para a coletiva e trabalha com idéias da teoria dos sistemas, como caos e complexidade. O mais interessante, é a idéia de que esses sitemas se repetem e podem ser modelados por computadores, além de serem evolutivos. No final, ele fala do seu novo livro, que sairá em 2004, sobre Mentes e Máquinas. Imperdível.

Nos Estados Unidos agora, há alguns casos maravilhosos de desenvolvimentos de sistemas emergentes em política. A campanha do candidato democrata Howard Dean à presidência usou a internet para construir uma rede de suporte de uma maneira que parece ter sido retirada diretamente das páginas de "Emergência". Há inclusive um movimento, inspirado pelo livro, chamado Emergent Democracy, que tenta fazer com que nossos sistemas políticos se comportem de maneira tão eficiente e coletiva quanto as colônias de formigas.

O livro deve ser absolutamente imperdível. Tratarei de comprá-lo. Ah, para os que não conhecem, o Johnson (autor de Cultura da Interface) tem um blog.