Grafos Eleição Reitoria UFPel - Twitter (2)


Está chegando ao fim a campanha do primeiro turno das eleições da reitoria da UFPel e esta semana coletei mais dados a respeito de como as campanhas andaram na mídia social (veja o primeiro post aqui). A idéia é verificar o que se pode observar com relação às campanhas e aos comentários na mídia social a respeito do apoio aos candidatos. Antes de mais nada, refaço os comentários da outra postagem:
  • Não trabalho na UFPel e não apoio (nem desapoio) nenhuma das chapas. Esse trabalho tem apenas o objetivo de tentar entender como as pessoas usam a mídia social para campanhas políticas e que tipo de dados podem ser observados.
  • Continuamos sem a conta da Chapa 5 - A UFPel pode mais: ciência, cultura e cidadania (Paulo e Fábio). Contas pessoais também não entratam na contagem.
  • Coletei 1,5 graus, ou seja, quem dos seguidores se segue também aparece no grafo. Quanto menos cores, maior o número de interconexões entre os nós; quanto mais cores, menor o número de interconexões. A idéia é mostrar (parcialmente) quantos "grupos" diferentes a conta tem entre os seguidores. A hipótese é que quanto mais diferentes os grupos de seguidores, maior a heterogeneidade/heterofilia da rede e maior a diferenciação na audiência, o que supostamente poderia ser bom para o candidato, uma vez que está atingindo não apenas um único grupo. Ah, os grupos aparecem divididos por Coeficiente de Clusterização. Usei o Clauset-Newman-Moore.
  • Para ver a imagem em tamanho maior, clique no grafo.


Grafos individuais

Chapa 1 - Manoel e Márcia (A UFPel que você quer). Conta: @manoelemarcia. Seguidores: 177

Abril 2012

manoelmarciacurvadogrupos.png
Maio 2012

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Continua a chapa com o grupo mais heterogêneo de seguidores (vejam o número de cores no grafo). Igualmente, concentra também seguidores mais próximos. Cresceu em termos numéricos e o reach atual (número total de nós na rede) está em 486.

Chapa 2 - Odir e Alexandre (Juntos pela UFPel). Conta: @juntospelaufpel. Seguidores: 214

Abril de 2012

odirseguidorescurvo.png
Maio de 2012

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Aumentou consideravelmente o número de seguidores. O reach também aumentou, a rede total tem 1767 usuários. Continua com os principais grupos de seguidores focados nos centros onde os professores atuam, mas cresceu entre outras redes. Note-se que o grafo tornou-se mais clusterizado e menos homogêneo (mais cores no grafo).

Chapa 3 - Luciane e Margarida (Universidade Viva). Conta: @vivaufpel. Seguidores: 94

Abril de 2012

vivaufpelseguidorescurva.png
Maio de 2012

chapa3.png


Também continua com um grafo muito parecido com o do outro post, centralizando apoios. Note-se que os grupos permanecem mais ou menos iguais. Mas também tem um crescimento interessante em termos percentuais. O reach da chapa também cresceu, atingindo 310 nós, aproximando-se da chapa 1.

Chapa 4 - Mauro e Carlos Rogério (Reconstrução). Conta: @MovReconstrucao Seguidores: 184

Abril 2012

reconstruirgruposcurvo.png
Maio de 2012

chapa4grafo.png


Continua aparecendo como uma das chapas mais fortes (junto com a chapa 2) no Twitter. Também aumentou consideravelmente o número de seguidores. Tem menos seguidores que a chapa 2, mas o reach dessa chapa, entretanto, é o maior (2022 nós). Também aumentou o número de seguidores de grupos diferentes (cores no grafo).

Chapa 6 - UFPel plural e participativa (Eliana e Miguel). Conta: @plural_ufpel. Seguidores: 30

Abril de 2012

chapa6.png
Maio de 2012

chapa62.png


Essa também é uma conta que praticamente não teve mudanças (provavelmente porque não está ativa desde o meio de Abril).

Análise Geral

O que eu analisei? Foram basicamente três itens: Número de seguidores de conta, número total de nós na rede coletados 1,5 graus de separação (que chamei "alcance" ou reach) e grau de clusterização (algoritmo de Clauset-Newman-Moore). O grau de clusterização é referente a quão próximos estão os nós uns dos outros na rede (provavelmente, uma medida de homogeneidade, já que pessoas mais parecidas tendem a estar mais próximas).

De um modo geral, vemos que todas as chapas cresceram, o que é esperado uma vez que estamos na reta final da campanha e os esforços de divulgação certamente se intensificaram. Inicialmente, em termos de dados brutos, é interessante notar que a conta que mais parece ter crescido no Twitter é a da Chapa 2, que conseguiu aumentar em 303% o número de seguidores, passando de 53 na primeira aferição a 214 na segunda. Com isso, superou a Chapa 4, que também cresceu significativamente, mas menos. Aumentou em 130% o número de seguidores, passando de 80 a 184. Todas as demais chapas cresceram, mas menos. A Chapa 6 cresceu 30.4% (passando de 23 a 30), a Chapa 3 23.6% (de 76 a 94) e a Chapa 1, 19.5%, passando de 148 a 177.

graficoreitoriaufpelseguidores.png

É interessante perceber, também, que algumas posições se alteraram na tabela das variáveis analisadas (abaixo). Enquanto a Chapa 1 reduziu o alcance e ampliou a clusterização (o que significa que o grupo que está formado pelos seguidores ficou mais conectado e mais próximo), com as demais chapas aconteceu o contrário (o grau de clusterização reduziu com o aumento de seguidores, provavelmente porque os novos seguidores são mais heterogêneos - pertencentes a outros grupos). Além disso, a Chapa 4 continua com o maior alcance (reach) no Twitter, também possivelmente, porque tenha mais seguidores com mais seguidores. Nesse sentido, está sendo seguida de perto pela Chapa 2. A Chapa 3 parece ter evoluído menos em termos de seguidores e alcance, embora também tenha evoluído consideravelmente. A Chapa 6 tem poucos sinais de evolução no Twitter, provavelmente porque a conta está parada.

Abril de 2012

redesreitoriaufpel.jpg

Maio de 2012

dadosreitoriamaio.jpg

Em termos de Twitter, assim, notamos um crescimento maior das campanhas das chapas 2 e 4. Resta tentar compreender que tipo de relação (se é que existe alguma) esses dados teriam com a eleição offline. :)