Blog e TAZ


- Interessante artigo do Hernani Dimantas na NovaE afirmando que Blog é TAZ.

Repito, blogueiros e blogueiras, blog é TAZ. Um bate papo no boteco é uma TAZ. Não podemos confundir as coisas. Blog é uma forma de expressão que cada um faz do jeito que quiser, no momento que quiser, no tempo que quiser. Críticas... pela porta dos fundos, por favor!!!


TAZ responde por Zona Autônoma Temporária e é uma idéia lançada pelo Hakim Bey, num ensaio distribuido por todos os cantos do mundo de graça, também chamado TAZ. Nele, o autor defende a emergência de zonas autônomas temporárias,ilhas livres de controle político, autônomas e rápidas no seu final. Tem uma parte do livro em que ele fala da Internet, classificando-a em Net que seria, digamos, o mainstream da Internet e a Web, que seria a parte marginal da Internet, a contra-Net.

At this moment in the evolution of the Web, and considering our demands for the "face-to-face" and the sensual, we must consider the Web primarily as a support system, capable of carrying information from one TAZ to another, of defending the TAZ, rendering it "invisible" or giving it teeth, as the situation might demand. But more than that: If the TAZ is a nomad camp, then the Web helps provide the epics, songs, genealogies and legends of the tribe; it provides the secret caravan routes and raiding trails which make up the flowlines of tribal economy; it even contains some of the very roads they will follow, some of the very dreams they will experience as signs and portents.


É interessante a associação de Dimantas de TAZ com os blogs. Mas fica a pulga atrás da orelha: Para mim, TAZ parece ter uma relação direta com a transgressão e a anarquia, daí a questão da temporalidade. No entanto, eu não vejo os blogs, em sua maioria, como temporários, e muito menos, como zonas de transgressão. Ao contrário, vejo controle social e político na grande maioria. Acho que os blogs poderiam ser ferramentas para TAZ, mas em sua maioria, não o são. O que vocês acham?