Jornalistas: Big Brother is watching you


AA042956.jpg- Excelente e curiosa matéria da Wired: Blogueiros estão virando vigias da mídia. Segundo a reportagem, os blogueiros estão criando blogs apenas para comentar e vigiar repórteres especificos durente a corrida eleitoral americana. Ao que parece, essas pessoas ficavam irritadas com os erros e parcialidades de algumas matérias e passaram a ler diariamente e esquadrinhas cuidadosamente cada letra publicada por um determinado jornalista e, em cima disso, tecer críticas, refutar informações ou, simplesmente debater. A idéia tem gerado, até mesmo, visitas dos próprios jornalistas para debater no blog.

"There's the potential for some savvy media criticism," added Bryan Keefer, an editor at Campaign Desk , a new online effort by Columbia University's Graduate School of Journalism that examines political coverage. "But, at the same time, there's also the potential for the pathologies of the Internet to take hold, and turn it into little more than partisan sniping."


A discussão sobre a parcialidade ou não da mídia é realmente saudável. Mas como Keefer, acho que a idéia de analisar unicamente um repórter é perigosa e pode gerar mais do que um simples stalker. O interessante seria vigiar veículos inteiros, analisando, pensando e criticando de modo a gerar o debate em torno da mídia e não simplesmente perseguição. O curioso é que vários blogs já fizeram isso no Brasil, mas mais com relação a programas específicos de TV. Interessante a tendência para o nosso próximo período eleitoral.