julho 30, 2004

Eternal Sunshine

How happy is the blameless vestal's lot! The world forgetting, by the world forgot. Eternal sunshine of the spotless mind! Each pray'r accepted, and each wish resign'd;


("Eloisa to Abelard", Alexander Pope)
Posted by raquel at 2:29 PM | Comments (4) | TrackBack

julho 29, 2004

Spotless Mind brilhoeterno.jpg- Faz tempo que não falo de filmes aqui. :))) Todo mundo sempre fica meio bravo porque minhas críticas têm muitos spoilers, então vou tentar fazer uma sem pistas do filme. :PP

Eternal Sunshine of the Spotless Mind é bem Charlie Kaufman. Estranho, bizarro, mas muito bom. Eu, particularmente, adoro a coisa de contar um fato completamente maluco como se fosse cotidiano, e fazer de um detalhe, uma grande história. Tem muitas semelhanças (e bem óbvias, tanto na estética quanto no roteiro, com Quero ser John Malkovich e Adaptação), mas é mais suave e mais, digamos, feliz. Claro, tem problemas. Eu não gostei muito do roteiro (nos primeiros cinco minutos de filme dá pra deduzir toda a história). A idéia é boa, mas a opção de narrativa foi errada. Além disso, histórias secundárias que poderiam abrilhantar o drama do personagem principal poderiam ter sido melhor amarradas com a narrativa principal. Entre os pontos fortes, estão as cenas das memórias e a trilha sonora. :) Destaque especial, também, para a Clementine que (por algum motivo estranho) me lembrou o tempo todo da Samanta. :)
Posted by raquel at 10:30 PM | Comments (2) | TrackBack

julho 28, 2004

Luto - Na segunda-feira, faleceu, vítima da violência do Rio de Janeiro, um amigo e colega de estudos internéticos, o FerVil. Não tenho palavras para expressar o meu choque e tristeza quando recebi a notícia. Perdemos alguém fantástico, curioso e que teria muito a contribuir para o mundo acadêmico. No blog dele, as pessoas estão fazendo uma espécie de memorial, bem como no Orkut. Este blog está de luto. Descanse em paz, FerVil.
Posted by raquel at 6:17 PM | Comments (4) | TrackBack
IAMCR 2 - Então, posts de ontem e hoje. Ontem as palestras estavam legais, a apresentação do trabalho foi tranquila - eu estava bem nervosa, mas acho que foi ok, as pessoas pareciam ter gostado e muitos vieram falar conosco no final sobre o projeto. Gostei muito do trabalho dos colegas portugueses, Manuel Pinto e Luis Antonio, que falaram de weblogs e jornalismo. Destaque especial para a apresentação da OSPA de noite.

Hoje as palestras da manhã foram ótimas, com as excelentes participações do Roberto Janine Ribeiro e do Jesus Galindo Cáceres. De tarde, assisti também ótimos trabalhos no Digital Devide, o da Suely Fragoso, sobre exclusão e inclusão digital, e da Virginia Mélian sobre blogs. Tudo muito legal.
Posted by raquel at 5:58 PM | Comments (1) | TrackBack

julho 26, 2004

IAMCR I - Ok, apontamentos gerais do primeiro dia.

As palestras da manhã foram muito interessantes. Gostei especialmente da do Joshua Meyrowitz, que deu um panorama curioso sobre a guerra mainstream x alternative media norte-americana. Também adorei a palestra de Paulo Sérgio Rouanet, que falou do ponto de vista do Direito, de uma democracia "mundial". Conclusão da manhã: Habermas é a salvação da humanidade.

De tarde fiquei flanando por vários grupos com a Suely. Assisti primeiro o grupo de Audience porque o David Gauntlett, o gênio dos teóricos de lego, ia apresentar trabalho. Muito tri o cara e o trabalho. Só que eu sou uma trouxa e fiquei com vergonha de falar com ele. :PPPP Assisti depois o Communication and Technology Policy, com os trabalhos de Elisabeth Couvering - muito interessante, e de dois chineses. Amanhã eu e o Alex apresentamos o nosso e o grupo promete estar muito legal.
Posted by raquel at 10:44 PM | Comments (4) | TrackBack

julho 25, 2004

For an eggman alice.jpg

`But I don't want to go among mad people,' Alice remarked.
`Oh, you can't help that,' said the Cat: `we're all mad here. I'm mad. You're mad.'
`How do you know I'm mad?' said Alice.
`You must be,' said the Cat, `or you wouldn't have come here.'


(Alice in Wonderland - Lewis Carrol). Essa é uma das minhas quotes favoritas.

Indo para o IAMCR. Prometo contar como está sendo o congresso em posts para os que não vão.
Posted by raquel at 9:39 AM | Comments (6) | TrackBack

julho 20, 2004

Conteúdo e Registro - Uma das coisas que mais me incomoda na Internet é ter que ceder meus dados para ler qualquer tipo de material de revistas, jornais e etc. Por isso, achei muito interessante essa matéria da Wired, que mostra que essa prática vem forçando os usuários a procurar alternativas (nem sempre legais) para ter acesso ao conteúdo.

Increasingly, Web publishers, and in particular newspaper sites, are demanding that readers give up some of their personal information -- like e-mail addresses, gender and salaries -- in exchange for free access to their articles. The publishers say they need this information to make money from advertising. But anecdotal evidence and online chatter suggest readers are annoyed with the registration process. Some readers enter bogus information, while others are looking for ways to bypass the registration roadblocks.


Interessante a informação do bogus (usuário "falso"), uma das práticas mais usadas na Rede. Além disso, a matéria fala de sites que geram usernames e senhas para quem não quiser ceder seus dados. Eu conheço grupos que compartilham contas e senhas só para isso.

O mais interessante aqui é a sociedade "internética" encontrando alternativas quando o fluxo de informação (o ideal cibernético da informação livre, que encontra eco e concretude no ciberespaço) é obstruído. Da mesma forma, acho impressionante como as tentativas de controle dessa informação obtêm, quase sempre, uma resposta de força igual ou maior à tentativa de controle.
Posted by raquel at 9:11 PM | Comments (3) | TrackBack
Brasil na Internet - Finalmente alguém se deu conta da extraordinária presença massiva dos brasileiros na Internet. Este artigo da Reuters trabalha bastante com o fato e de uma perspectiva muito interessante.

Orkut maps one's social prestige, and Brazilians are by nature gregarious," said Beth Saad, a professor at the University of Sao Paulo's School of Communications and Arts.


A matéria tem várias boas observações da Beth Saad (USP) e, embora não faça uma profunda análise das motivações e conseqüências do fenômeno, demonstra com alguma acuidade um fenômeno, no mínimo, curioso. Fala da "invasão" no Orkut na maior parte de suas quatro páginas, mas traz também algumas importantes observações sobre os fotologs. Vale ler.

Leia também: Outros comentários sobre a matéria, por Clay Shirky no Many-to-Many.
Posted by raquel at 8:57 PM | Comments (0) | TrackBack
Utilidade Publica - Deysi, não consigo comentar no teu blog. Então me manda um email. Logo.
Posted by raquel at 8:16 PM | Comments (1) | TrackBack

julho 18, 2004

Poe

But our love it was stronger by far than the love
Of those who were older than we--
Of many far wiser than we-
And neither the angels in Heaven above,
Nor the demons down under the sea,
Can ever dissever my soul from the soul
Of the beautiful Annabel Lee:--

(Edgar Allan Poe - Annabel Lee)
Posted by raquel at 11:34 AM | Comments (2) | TrackBack

julho 16, 2004

PhD Commics - Sempre tem uma tirinha para o seu momento. hahahahahahahahaa
Posted by raquel at 1:32 PM | Comments (3) | TrackBack
Azar - Só me faltava essa. Preciso trabalhar enlouquecidamente para fazer alguma coisa da tese para os meus orientadores na semana que vem (na verdade, preciso fazer muito) e acabo de descobrir que estou doente. Ótimo. Vou fazer de conta que essa informação ainda não foi processada pelo meu cérebro. Descanso, remédios e cama são para os fracos. :P
Posted by raquel at 10:00 AM | Comments (5) | TrackBack

julho 14, 2004

Dia Mundial do Rock maiden.jpg - Em homenagem (atrasada) ao Dia Mundial do Rock, copiando a Gabi descaradamente, lyrics quiz pela primeira vez neste blogue. Abaixo, dez pedacinhos de letras músicas significativas na vida de Raquel. Adivinhe seus nomes e autores (não vale googlar!) e coloquem nos comments. Tudo fácil.

1. If you want it you're gonna bleed
But it's the price you pay

2. There's a million ways to see the things in life
a million ways to be the fool
in the end of it, none of us is right

3. And the night when the cold wind blows
No one cares, nobody knows.

4. And today the millions cry
We eat and drink while tomorrow they die

5. He was turned to steel
in the great magnetic field
When he travelled time
for the future of mankind

6. Lighting the way we glide by
Catch me if I get too high
When I come down
I'll be coming home next year

7. You're a pill to ease the pain
of all the stupid things I do
I'm an anchor on the line
of a clock that tells the time
that is running out on you

8. And I swear to defend
And we'll fight to the end
And I swear that I'll never
Be taken alive

9. Under the sun
In a solitary world
I am running alone
Scars on my face
Weary hands from digging dirt
I was dying all alone

10. Where I was, I had wings that couldn?t fly
Where I was, I had tears I couldn?t cry
Posted by raquel at 8:59 PM | Comments (13) | TrackBack
Finally

shrek203.jpg


"Are ... we ... there ... YET?"
"... yes Donkey!!!!"
"Finally!!!"

(Saldo do dia: 17 horas praticamente sem intervalo no computador. Visitei meu próprio blog 147 vezes. Criei uma comunidade de fãs do Burro no Orkut. Visitei o Orkut 136 vezes. Comi toda a comida que tinha em casa. Ouvi todas - e quando eu digo todas, eu realmente quero dizer todas- as musicas que eu tinha no computador pelo menos 13 vezes. Eu e o Alex não aguentamos mais ICQ. Aliás, acho que não nos aguentamos mais por uns dias. Tomei uns 3 litros de chá. Vou precisar de uns óculos melhores. ) Amanhã (hoje, na verdade), sumirei da Internet.
Posted by raquel at 1:38 AM | Comments (4) | TrackBack

julho 13, 2004

Are we there now?

novas17.jpg


"clok clok clok"
"AHHHHHHHHHH!!!! COULD YOU STOP BEING YOURSELF? It's a long, LONG paper, Donkey."
"Oh, ok."
Posted by raquel at 7:48 PM | Comments (2) | TrackBack
And now, are we there?

shreck3.jpg


"And now, have you finished? Have you? Have you?"
"NO, DONKEY!"
Posted by raquel at 4:14 PM | Comments (1) | TrackBack
Are we there yet?

shrek2.jpg


"Have you finished ur paper yet? Have you finished it yet?"
"Not yet, Donkey!"
Posted by raquel at 12:38 PM | Comments (2) | TrackBack
Fakester - A Wired descobriu ontem que tem profiles "fake" no Friendster feitos, entre outras coisas, para promover filmes.
Posted by raquel at 8:34 AM | Comments (3) | TrackBack

julho 12, 2004

Nightwish no Brasil - Do Omelete:

Segundo o site oficial da banda, além do show em São Paulo (Via Funchal, 4/12) já confirmado desde o mês passado, estão agendadas apresentações da banda em Campinas (28/11 - Usina Royal), Rio de Janeiro (30/11 - Canecão), Porto Alegre (Bar Opinião 1/12) e Belo Horizonte (3/12 ? Marista Hall).


Então, confirmado o show de POA, na turnê do Once, em dezembro. :))))
Posted by raquel at 11:55 AM | Comments (5) | TrackBack

julho 8, 2004

Wired e Blogs - Duas matérias da Wired sobre blogs:

A primeira, falando da dificuldade dos blogs populares de moderar (ou vigiar) o teor dos comentários, bem como das cobranças de atualização constante e novos posts. Interessante perspectiva, porque muitos blogueiros estariam desistindo de seus blogs por causa desses problemas.

A segunda matéria é sobre um blogueiro que ganhou o concurso de Google Ranking, onde o cara inventou as palavras "nigritude ultramarine" e fez com que vários blogs/blogueiros citassem-nas (lotando o Google de referências a uma coisa que não existe).
Posted by raquel at 8:22 AM | Comments (2) | TrackBack
Redes Sexuais - Tanto debate sobre redes sociais - especialmente depois do advento do Orkut- e eis que eu achei esse hoax genial - Who banged who?. A crítica é certeira.
Posted by raquel at 8:13 AM | Comments (2) | TrackBack
Weblogs são diferentes de Blogs? - Desta vez, um artigo em francês, retirado daqui. Chama-se La révolution des blogs, publicado na La Lettre du Veilleur, a Newsletter do l?ARIST Midi-Pyrenées. É uma "ficha" daquelas estilo "o que é" e eu linkei aqui porque faz uma diferenciação completamente maluca entre weblog e blog. O weblog seria aquilo que todos entendemos por weblog: um site particular, com posts datados etc. etc. O "blog" seria um "artigo publicado através de um weblog". Não se de onde que tiraram essa diferenciação maluca, vou procurar referências no material francês sobre blogs.
Posted by raquel at 8:08 AM | Comments (3) | TrackBack

julho 7, 2004

Wikipedia - Outra notícia importante é do Slashdot: A Wikipedia chegou a 300,000 artigos. Nos comentários, vários links interessantes para coisas da enciclopédia.
Posted by raquel at 10:04 AM | Comments (0) | TrackBack
Blog Talk 2.0 - Para quem quiser acompanhar a conferência sobre blogs, o Many-to-Many tem links para discussões e no site do BlogTalk 2.0 estào disponibilizados os artigos.
Posted by raquel at 10:01 AM | Comments (0) | TrackBack

julho 6, 2004

André Lemos andre3.jpg- André Lemos disponibilizou ontem no seu blog (que após um período grande de inatividade volta mais atuante do que nunca) o texto que apresentou no Fórum Cultural Mundial e no Fórum Emocão Art.Ficial. O texto é uma apresentação, portanto, pequeno, mas desenvolve algumas idéias interessantes. Chama-se Cibercultura e Identidade.
Posted by raquel at 9:09 AM | Comments (1) | TrackBack

julho 5, 2004

Nightwish nightwish2.jpg - Então, sábado eu estava assistindo aquele esquema de melhores clipes do Multishow quando, eis que, em meio ao pop, surge Nemo, (aparentemente) carro-chefe do novo CD do Nightwish. Com direito a caras e bocas da Tarja e superprodução à moda clipes do Evanescence. Claro que me surpreendi. Afinal de contas, o Nightwhish é uma banda finlandesa de metal melódico com uma vocalista que é cantora lírica. Hoje então, lendo essa matéria do Omelete, começo a entender a nova moda neo-gothic-metal que parece estar assolando a gurizada pelo mundo.

Depois que Amy Lee e companhia surgiram e despertaram nas gravadoras um grande interesse por bandas que façam um som pesado ? sem ser necessariamente heavy metal ?, mas que tenham uma mulher como vocalista principal, todas as atenções se voltaram para o Nightwish. Afinal, queiram ou não, a banda é o maior representante do gênero ?heavy metal com vocal lírica? e muitos acreditavam que os finlandeses usariam esse interesse súbito a seu favor.


Compreensível. Bandas de música pesada com vocais femininos sempre foram as minhas favoritas (vide Lacuna Coil, After Forever, Within Temptation e etc.), mas sei lá... Daí a virar pop? Esse novo CD do Nightwish já gerou muita polêmica. Apesar do Omelete elogiar bastante (ressalvando que existe, efetivamente, uma "suavização-quero-tocar-na-MTV" no som total do CD), eu tenho minhas dúvidas. Não que eu tenha algo contra as bandas tocarem na MTV, mas o Nightwish sempre figurou entre as minhas bandas favoritas justamente pelos arranjos complexos e pela melodia forte, um triunfo das guitarras de Emppu, do teclado do Tuomas e do lírico da Tarja, que compunham um total fenomenal, mas nunca muito popular (mais ou menos como a música clássica...). A título de comparação, musicalmente, na minha opinião, o Nightwish é muito mais denso que o Evanescence e, embora a Amy Lee tenha uma voz fantástica, o som deles é quase repetitivo, com pouca criatividade. Claro que, esse tipo de som vende muito mais e penso aqui com meus botões se este novo CD não significa uma "suavização" e uma "pasteurização" do som do Nightwish.
Posted by raquel at 3:32 PM | Comments (9) | TrackBack
Mestrado 2005 - A PUC já divulgou no site as informações e o calendário da seleção do mestrado de 2005, com a lista dos livros e as datas das provas. Dêem uma olhada. A Unisinos também.
Posted by raquel at 9:48 AM | Comments (3) | TrackBack
Living for the Night
I'm living for the night
Though we have to fear it
Where life is just a game
That you have to win


Living for the night
When death surrounds you on and on
All the time it's near
I'm longing to be free

(Viper - Living for the Night)
Essa é uma homenagem a uma amiga que sabe quem é e porque eu coloquei isso aqui. :)
Posted by raquel at 12:19 AM | Comments (2) | TrackBack

julho 2, 2004

Estudos sobre Blogs -- Dica do Many-to-MAny - Into the blogosphere - Uma coleção de ensaios sobre blogs e o mundo blogueiro de um grupo de pesquisadores da Universidade de Minnesota, colocado em forma de blog. Olhei por cima, mas parece ter alguma densidade teórica e empírica, já passando a fase "como fazer seu blog" dos estudos sobre o assunto.

Ao mesmo tempo em que leio esses artigos, fiquei pensando no post da Liz Lawley no qual ela expressa sua frustração com a maioria dos estudos sobre blogs, reclamando que a maioria dos pesquisadores não tem a mínima experiência empírica e não consegue construir um artigo decente. É justamente por isso que estudos como esse de Minnesota, que parecem querer sair da superfície são tão valiosos: são difícílimos de encontrar. (A parte mais legal é que ela expressa várias formas de estudar blogs e modo a criar um pouco mais de densidade nos estudos. A sistematização é ótima e se mais alguém se interessa pelo assunto, dê um pulo ali. :)
Posted by raquel at 9:49 AM | Comments (8) | TrackBack

julho 1, 2004

Going Under
Blurring and stirring the truth and the lies
(I don't know what's real and what's not)
Always confusing the thoughts is my head
So I can't trust myself anymore

I'm dying again

I'm going under
Drowning you
I'm falling forever
I've got to break through

Evanescence - Going Under Acoustic Version (momento neo-gothic metal)
Posted by raquel at 11:52 PM | Comments (4) | TrackBack
Orkut é Plágio? - Notícia da Wired: O Google está sendo processado por ter "roubado" o código do Orkut. De acordo com a matéria, a Affinity Engines acusa o Orkut Buyukkokten de ter "ilegalmente se apropriado" de um código que era da empresa. Aparentemente, Buyukkokten fundou a Affinity com um colega, logo após a graduação em Stanford e ambos desenvolveram um software denominado InCircle que seria o código em cima do qual o Orkut foi desenvolvido.
wdyk2.jpg
"Affinity Engines has not provided any evidence to Google that their source code was used in the development of orkut.com," wrote David Krane, the company's director of corporate communications, in a statement to Wired News. "We have repeatedly offered to allow a neutral expert to compare the codes in the two programs and evaluate Affinity's claims, but Affinity has rejected that offer. We have investigated the claims ... thoroughly and concluded that the allegations are without merit."

Aparentemente, a acusação é bem séria. Gostei desta análise do Stowe Boyd, do Corante.com.
Posted by raquel at 9:38 AM | Comments (2) | TrackBack