O Quinto Poder


- Copiado do blog do Dênis de Moraes, o link para um artigo do Ignacio Ramonet sobre a necessidade de se criar, no contexto da globalização, um quinto poder.
Quando, eventualmente, podem constituir um ?quarto poder?, este se junta aos outros poderes existentes (político e econômico) para esmagar o cidadão como poder suplementar, como poder da mídia.

Portanto, a questão que se coloca, em termos de cidadania, é a seguinte: como reagir? Como se defender? Como resistir à ofensiva deste novo poder que, de certa forma, traiu os cidadãos passando-se, com armas e bagagens, para o inimigo?

Basta, simplesmente, criar um ?quinto poder?. Um ?quinto poder? que nos permita opor uma força cidadã à nova coalizão dos senhores dominantes. Um ?quinto poder? cuja função seria a de denunciar o superpoder dos grandes meios de comunicação, dos grandes grupos da mídia, cúmplices e difusores da globalização liberal.

Enquanto lia, perguntava-me se já não estamos diante deste quinto poder quando se fala na Internet e na força "popular" que ela vem demonstrado. Como no "Rathergate" cada vez mais as pessoas estão apropriando-se da tecnologia para fazer-se ouvir, embora, nem sempre, tenham algo contrutivo a dizer (vide o ressurgimento dos grupos neo-nazistas e de extrema direita na Internet). Para se pensar...