Considerações sobre a Pesquisa na Internet


- Tenho recebido vários convites para responder questionários online que querem avaliar como as pessoas se relacionam na Internet e qual o impacto dela na vida real do indivíduo. Bem, eu sempre dou uma olhada no questionário (em geral, instrumentos quantitativos) e fico pensando, com meus botões, no problema básico da pesquisa na Internet: como relacionar esses dados, obtidos através do ciberespaço, com a chamada "vida real" dessas pessoas? Quem garante ao pesquisador que as pessoas não vão mentir nos questionários? Lembro que, durante o mestrado, a minha orientadora costumava me dizer que se divertia inventando uma personalidade quando ia responder esses questionários e que mentia o tempo todo. Eu também minto em questionários de e-mail, cadastro e etc. E acho que muitas pessoas mentem (sem contar aquelas que decidem "avacalhar" o questionário e respondem milhares de vezes). Então, como usar esse instrumento?

Do meu ponto de vista, eu acho que o questionário não é um bom instrumento para a pesquisa na Internet. Além de extremamente sujeito a falhas, ele é ineficiente para avaliar coisas básicas (que funcionam no questionário concreto, mas falham no ciberespaço), pois não dá muito espaço para a manifestação do usuário. Além disso, a maioria dos pesquisadores não faz a testagem do instrumento, o que ainda o sujeita a falhas maiores, como questões incompreensíveis ou mal formuladas. Debati-me muito com essas questões quando comecei a estudar comunidades e acho que é muito importante diferenciar aquilo que se observa no ciberespaço e aquilo que se observa no mundo real. O ciberespaço proporciona anonimato. Não se vê quem responde. Talvez por isso, a aproximação etnográfica seja a melhor, creio. É preciso "conhecer" o "modus operandi" das pessoas no ciberespaço, observar as regularidades da ação, categorizar, verificar padrões. Também auxilia conseguir alguma aproximação com elas, para conseguir verificar a veracidade dos dados. Em geral, entrevistas com as pessoas "de verdade" também podem ser úteis. Eu acho que é importantíssimo conseguir analisar o objeto de vários ângulos, para conseguir uma visão mais ampla, tentar ao máximo verificar os dados recebidos, confrontando-os com outros dados, conseguidos por outros instrumentos.

Além disso, é preciso não generalizar o que acontece no ciberespaço para o mundo concreto sem critérios. É preciso perceber que no ciberespaço, as coisas funcionam de um modo diferente do mundo "real" e que muitas pessoas agem aqui diferente do que agem na realidade, porque o ciberespaço tem características diferenciadas. São essencialmente coisas diferentes. Embora o ciberespaço possa auxiliar processos de sociabilidade, ele não pode ser reduzido a isso. Essencialmente porque poucas pessoas utilizam apenas o ciberespaço como local de interação. Então, acho que dados obtidos do ciberespaço, podem apenas ser aplicados a ele, com raras exceções e não generalizados para todos os fenômenos.

Enfim... essas são apenas as minhas considerações, baseadas na minha própria experiência com instrumentos de pesquisa na internet. Talvez sirva para alguém. :)