Imaginário, Internet e Mídia


- Para o pessoal que está pesquisando imaginário, saiu recentemente uma entrevista com o Dênis de Moraes (cópia do Comunicação e Cultura, o blog dele) sobre o livro que ele organizou em torno do tema, chamado "Sociedade Midiatizada". Interessantes as colocações que ele faz sobre blogs e Orkut.

Não podemos nos apartar da sociedade real, nem deixar de intervir nas questões sociais concretas. Assisto preocupado à tendência de muitas pessoas a se encapsularem dentro do Orkut, do MSN, das comunidades virtuais, perdendo de vista que é no território físico e socialmente vivenciado que se localizam os problemas, os sonhos, as aspirações da coletividade. O risco que isso pode embutir é o de uma certa apatia, um descolamento das pessoas do real histórico, sobretudo das camadas mais jovens, que demonstram sensibilidade para o mundo virtual. Jamais devemos esquecer esquecer que é no mundo presencial que residem os antagonismos que geram a luta de classes. E sem a luta de classes, prolongada e contínua, pela radicalização da democracia não teremos possibilidades de fazer avançar as justas reivindicações por um outro mundo.


Não concordo com as colocações, pois em minhas pesquisas, tenho visto exatamente o contrário: o virtual como instigador da sociabilidade "real". Acho que há um grande potencial de organização social e não de descolamento e isolamento. Mesmo entre os grupos marginais, que já foram objeto de algumas pesquisas, onde há todo o interesse em permancer "online" e não trazer as relações para o "offline", com medo da reação da sociedade, vejo que as pessoas assumem os riscos para poder "viver" a sociabilidade virtual. De qualquer forma, essa crítica que o Dênis faz me instigou bastante a ler o livro. Vamos ver como ele desenvolve essas colocações. :D