Mais BSB


- Não tirei nenhuma foto.

#Meu hotel fica ao lado do Palácio da Alvorada, fui correr de manhã cedo vendo o amanhecer na morada do Lula.

# Brasília tem uma coisa que me agrada profundamente, que é a organização. Dirigir aqui é um paraíso, ruas largas, asfalto por tudo, nenhuma sinaleira... e rótulas, muitas e muitas rótulas. O paraíso das rótulas. Mas tem o lado que me desagrada que é o Modernismo estampado pelos prédios, a selva de concreto. Parece que falta a Brasília aquilo que faz de uma cidade, cidade: alma. É meio opressor viver em meio a tanto concreto.

#Há pessoas de todos os tipos, formas e cores.

# Não gosto da vegetação permanentemente avermelhada do pó do cerrado, das árvores baixas e esparsas e do calor infernal. Os ipês daqui são bonitos, mas todos anões. É raro ver uma árvore mais alta e frondosa. Mas acho que moraria aqui.

#Não visitei nenhum ponto turístico, só passei. Não tem como, com pouco tempo e com as atividades do congresso. A praça dos três poderes é bastante emocionante e impressionante. Pensei um pouco nas aulas sobre o Modernismo no colégio, mas não me lembrava de muita coisa dos monumentos da cidade. Dos que passei, o único que me chamou a atenção pela beleza foi a catedral.

# A UNB é relativamente inteira para uma universidade pública. Aliás, tudo aqui é inteiro e as pixações, raras. E também não vi polícia nas ruas e nem seguranças na UNB. É estranho, até. Não tem cartazes colados nas ruas, as únicas pixações que encontrei foram debaixo de pontes e em lugares mais escondidos. Não vi um único prédio pixado.

# Brasília é estranhamente parecida com Pelotas. Parece não ter espaço para comportar uma capital. Ao mesmo tempo, as opções de lazer são relativamente restritras. Ontem fomos ao Píer 21 para jantar e deparamo-nos com a maior concentração de adolescentes por metro quadrado que eu já tinha visto. Aparentemente, todos vão ao cinema ou ficam rateando por lá aos sábados. Não consegui ultrapassar a sensação de estar em uma cidade pequena e megalomaníaca.

# Brasília é meio que uma ilha. Dá a impressão de ser isolada, sozinha. Só se entra e sai de avião.

# A praça dos três poderes não é uma praça. Só tem concreto e estátuas.