Sync and Social Networks


- Do Smart Mobs, Howard Rheingold comenta um artigo do Scott Golder, Dennis Wilkinson e do Bernardo Huberman (que foi orientador da Lada Adamic, quem estuda redes sociais já deve ter lido) falando de sincronismo nas mensagens enviadas via The Facebook.

The data reveal a number of strong daily and weekly regularities which provide insights into the time use of college students and their social lives, including seasonal variations.


Acho que o emocionante não é exatamente a sincronia dos usuários (que na verdade, creio eu, seria até esperada, uma vez que a expressiva maioria dos usuários do Facebook são estudantes universitários nos EUA (e que, logo, têm férias, springbreaks e períodos de aula exatamente ao mesmo tempo), mas o fato da sincronia ser expressiva e regular, quase como um organismo. Eu já tinha pensando em escrever sobre umas coisas parecidas no início da tese, que acabei postando na comunidade do Ciberidea no Orkut, mas depois acabei desistindo de toda a coisa do sistema social orgânico, ficou Maturana e Varela demais.