twitter.pngTwitter, Blogs e Self-Broadcasting - Ultimamente, tenho recebido várias perguntas a respeito do Twitter e de sua relação com os blogs. No Smart Mobs, inclusive, saiu um post sobre o sistema como uma forma de broadcasting do eu. O Twitter, para quem não conhece, é uma site onde as pessoas postam aquilo que estão fazendo no momento.

Embora a idéia tenha semelhança com a proposta da publicação pessoal, onde cada um tem uma página com "as últimas", acho que há a diferença da proposta e da profundidade. Enquanto um blog tem um caráter mais estável, o twitter é mais voltado para a publicação do "agora". Também a idéia de publicar o que se está fazendo difere da idéia de publicar pensamentos ou informações do blog.

Também tenho minhas dúvidas se isso acaba mesmo sendo um broadcasting do "self". Acho que tudo aquilo que é construído na Internet como um "eu" é construído apenas como um aspecto do eu em relação ao Outro. Ou seja, um perfil no orkut, um blog ou mesmo um twitter são construídos exatamente para que os outros pensem algo de mim. Essa self construído é diferente do self "real", pois na comunicação interpessoal há impressões dadas e emitidas (para usar os termos do Goffman) as quais não conseguimos controlar totalmente. Já um blog ou twitter é cuidadosamente controlado para construir uma determinada impressão, que pode ou não corresponder a algum aspecto do meu "eu" real.