Vício em comunicação digital


- Peguei do Smart Mobs: Uma matéria com o Keith Hampton, onde ele discute o fato de que as pessoas não poderiam se viciar em ferramentas de comunicação digital. De acordo com a matéria, o Keith acredita que essas ferramentas têm um uso prioritário para a manutenção de laços fracos, já que os laços fortes são mantidos através de muitos outros meios de comunicação.

?Really close social ties ? those who give us warm hugs and a broad spectrum of support ? we know we maintain contact with them through a whole bunch of communication mediums,? Hampton said. ?We don?t just e-mail our parents, our brothers and sisters.?


Não sei se concordo totalmente. Acho que hoje em dia a comunicação digital tem concentrado grande parte das trocas sociais tanto em laços fortes quando em fracos. É claro que, como explica Hampton, nós não apenas mandamos emails para nossos pais e irmãos, mas os IMs (como o MSN) são os meios principais através dos quais nos mantemos em contato. Desse modo, smatphones e blackberries seriam mesmo um instrumento tão crucial para a manutenção dos laços sociais hoje (tanto fortes quanto fracos) que poderiam mesmo representar quase um vício.